quinta-feira, 17 de maio de 2018

Piracicaba participa da Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus


As Secretarias de Saúde, por intermédido do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) e do Meio Ambiente (Sedema) participam da Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus nos domicílios, com objetivo de eliminar criadouros do Aedes aegypti. 
A Ação está sendo executada por dois caminhões que percorrem o bairro Morumbi hoje (15/05) e amanhã (16/05) acompanhados por carro de som. Para que esta Campanha tenha êxito, a população local precisa colaborar, descartando os pneus usados que estão nas residências para a coleta pública.
A iniciativa será apresentada junto ao Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), para pontuação, com relatório da ação da articulação realizada, de acordo com a Resolução SMA Nº 33, de 28/03/2018. O Programa classifica os municípios inscritos pelo desempenho de cada e de acordo com as diretrizes ambientais estabelecidas anualmente. 
A infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, é favorecida pelo armazenamento e acúmulo indevidos de água e pelo descarte, armazenamento e destinação inadequados de resíduos sólidos. Dentre eles, o pneu é um dos criadouros preferenciais do Aedes devido a sua natureza e condições favoráveis de abrigo e proteção. 
A RECICLANIP, que representa os fabricantes de pneus no Brasil, é responsável pela realização da Logística Reversa dos pneus inservíveis e coletará os pneus arrecadados pela coleta pública municipal durante a Campanha, encaminhando-os para destinação ambientalmente adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário