terça-feira, 8 de maio de 2018

Super dicas e links para sustentabilidade - divulguem

APRENDA A CULTIVAR SEUS PRÓPRIOS TEMPEROS - Precisa fazer o almoço e acabaram os temperos da cozinha? Que tal passar na horta de casa ao invés do mercado? Os temperos estão entre os itens mais importantes da culinária. Você pode escolher a entrada mais saborosa, a mistura mais cara e o acompanhamento mais chique, se a comida estiver sem tempero, então não tem graça.

O ESCRITÓRIO REPLETO DE PLANTAS NATIVAS QUE BUSCA OFERECER UM AMBIENTE DE TRABALHO MAIS SAUDÁVEL E MENOS ESTRESSANTE - A falta de verde no local de trabalho costuma ser uma reclamação de grande parte dos profissionais – e pode, inclusive, influenciar na produtividade das equipes. Pensando nisso, o escritório de arquitetura Ho Khue Architects criou um escritório-modelo em Da Nang, uma cidade do Vietnã, que tem vegetação nativa em seu interior.

OS 10 MELHORES DOCUMENTÁRIOS SOBRE SUSTENTABILIDADE NA NETFLIX - Produções abordam temas como mudanças climáticas, consumo consciente e alimentação saudável Nem só de "séries do momento" vive a Netflix. Temas como mudanças climáticas, consumo consciente e alimentação saudável também integram o catálogo da maior provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, atualmente com mais de 100 milhões de assinantes.

CATAKI, O "TINDER DA RECICLAGEM" RECEBE PRÊMIO POR INOVAÇÃO - Um aplicativo chamado Cataki, disponível para Android e iOS, foi reconhecido na semana passada com o prêmio de inovação do fórum Netexplo, que é concedido anualmente para projetos de tecnologia com maior impacto social e nos negócios.
https://vivagreen.com.br/noticias/cataki-o-tinder-da-reciclagem/

COLORIFIX CRIA O TINGIMENTO TÊXTIL MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO COM BIOLOGIA SINTÉTICA - O Banco Mundial estima que a indústria do tingimento têxtil contribui com aproximadamente 17-20% da poluição total da água na Terra. Visando solucionar esse problema, a Colorifix desenvolveu novos corantes têxteis sustentáveis utilizando biologia sintética.

A BRASILEIRA DE 15 ANOS QUE DESENVOLVEU PROJETO QUE MONITORA QUALIDADE DA ÁGUA USANDO ALGAS (E JÁ FOI PREMIADA INTERNACIONALMENTE) - Você sabia que plantas aquáticas podem ajudar no biomonitoramento da qualidade da água? O benefício é tema de projeto desenvolvido por Sophia de Aquino Ilário, uma jovem brasileira de apenas 15 anos que estuda no Colégio Londrinense, na cidade de Londrina, no Paraná.

As ÁRVORES URBANAS fazem bem à nossa saúde - Está comprovado que as árvores urbanas têm o poder de reduzir a obesidade, a depressão e o stress, aumentar a produtividade e o bem-estar e diminuir a incidência de asma e doenças cardíacas nos habitantes das cidades. A constatação está no novo relatório da organização The Nature Conservancy, em que os cientistas afirmam que as árvores urbanas são uma importante estratégia para a melhoria da saúde pública nas cidades.

Cidades devem pensar em árvores como infraestrutura de saúde pública - Plantar árvores é uma maneira incrivelmente barata e simples de melhorar o bem-estar das pessoas em uma cidade.


Tênis feito com chicletes retirados das ruas é produzido na Holanda - Neste modelo, que tem edição limitada, os chicletes foram retirados das ruas de Amsterdã.


Adidas vendeu 1 milhão de tênis feito de plástico oceânico - No ano passado, a Adidas prometeu lançar um milhão de tênis de corrida feitos do material. Parece que não só a promessa foi comprida como também foi um sucesso.

Startups apostam na sustentabilidade para conquistar um púbico cada vez mais preocupado com o meio ambiente - Aos longo dos últimos anos centenas de empresas estão se preocupando com o meio ambiente e tomando algumas decisões principalmente quando se trata de casas sustentáveis. As casas sustentáveis estão cada vez caindo no gosto das pessoas e isso está se tornando um diferencial para algumas empresas que desenvolvem modelos de residencias sustentáveis que atende o gosto do cliente.

Como preparar um pesticida ecológico para combater pragas em plantas - Aprenda a preparar pesticidas ecológicos e evite produtos químicos na hora de eliminar as pragas de suas plantas

Como Fazer Pesticidas Orgânicos - Os pulgões, ácaros e outras pragas podem causar sérios danos às flores, frutas e legumes. Essas criaturas atacam seu jardim em enxames, literalmente sugando a vida de suas culturas e, muitas vezes, trazendo doença ao processo. Muitos pesticidas químicos podem ser perigosos para o ambiente ou podem as tornar frutas e legumes impróprios para consumo. Felizmente, há muitas opções orgânicas caseiras para que você volte para a sua guerra contra as pragas.

11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA - Para quem tem desejo de cultivar, não importa se em uma varanda, um jardim ou em uma horta, o importante é fazê-lo! Mas muitas vezes plantar não é fácil e para complicar o trabalho, já duro e cansativo, chegam uma infinidade de insetos e parasitas que, se não forem controlados, podem estragar nossas plantas e frustrar nossos esforços.

Tese de brasileira é considerada a mais importante do mundo para a biologia - Uma ex-aluna da Universidade de Brasília (UnB) fez história ao ter sua tese de doutorado considerada a mais importante para a história da biologia. Thaís Vasconcelos se tornou a primeira latino-americana a ser premiada pela Linnean Society da Inglaterra desde o estabelecimento da premiação em 1888.

Unidades de Conservação - Proteção, Conscientização e Lazer - Repórter Eco (Vídeo Facebook):

Regai por nós: O professor que planta árvores pela cidade de SP - É muito comum ouvir que as grandes cidades carecem de áreas verdes e que é preciso plantar árvores para não sucumbirmos aos problemas urbanos. Governantes e candidatos são os primeiros a lançar mão dessa retórica. Na prática, porém, pouco ou quase nada se faz.

Reciclando Tampinhas de Garrafas. São mais de 150 ideias incríveis - Neste Vídeo podemos apreciar a reciclagem de tampinhas de garrafas, são mais de 150 ideias incríveis para você se encantar. Temos sugestões de objetos de decoração, sandália, móveis, relógios, quadros, molduras, espelhos, bijuterias e muitas outras coisas criativas. As imagens foram selecionadas da internet para inspirar você. (Vídeo Youtube)

União Europeia aprova proibição total de inseticidas que matam abelhas - A proibição do neonicotinoides, o inseticida mais usado no mundo, deve entrar em vigor até o final deste ano.

Produtos de limpeza ganham linha sustentável - Mundo S/A mostra empresas brasileiras que estão investindo neste setor. Conheça a fundadora do Bioclub Baby, que desenvolve produtos relacionados à rotina das crianças, e o produto que promete substituir outros 20 na limpeza da casa.

RESPONSABILIDADE PENAL AMBIENTAL - A proteção ao meio ambiente é definida constitucionalmente no artigo 225. Atualmente os crimes ambientais se encontram dispostos na lei 9.605/98, que trata das sanções penais e administrativas advindas de atos que sejam nocivos ao meio ambiente.

Benefícios da alimentação orgânica, artigo de Roberto Naime - A produção de orgânicos otimiza recursos naturais e socioeconômicos, além de respeitar a cultura das comunidades rurais e melhorar a saúde Alimentos orgânicos são produzidos através de técnicas específicas, buscando otimizar recursos naturais e socioeconômicos, respeitar a cultura das comunidades rurais, objetivando a sustentabilidade econômica e ecológica e a minimização do uso de energias não-renováveis. Sem nunca empregar materiais sintéticos, organismos modificados geneticamente ou radiações ionizantes.

Câmara aprova MP que cria fundo com recursos de compensação ambiental. A medida segue para apreciação do Senado - Mesmo após tentativa de parlamentares da oposição em impedir a votação, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira (26), o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 809/17, que autoriza o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a selecionar sem licitação um banco público para criar e gerir fundo formado pelos recursos arrecadados com a compensação ambiental. A medida segue para apreciação do Senado.

Serviços de Ecossistemas - Desde a década de 70, os serviços de ecossistema têm sido discutidos na literatura acadêmica. Schumacher (1973) foi provavelmente o primeiro a enfatizar o valor social dos serviços da natureza, enquanto que Westman (1977) discutiu como quantificá-los e avaliá-los. O artigo de Ehrlich e Mooney (1983) foi o primeiro a apresentar o termo "ecosystem service" em seu título, discutindo o impacto da perda de biodiversidade nos serviços prestados à humanidade pelos ecossistemas.

Palestra: Resíduos: Impacto das Indústrias - A palestra irá trabalhar os conceitos básicos sobre os tipos de poluição e formas de melhorar a conservação e promover a manutenção da qualidade nos ambientes e ecossistemas, além de debater os impactos do desequilíbrio ambiental na saúde da população. - Dias 16 e 23 de maio de 2018, das 18hs às 20hs (Av. Amaro Cavalcanti, 1661 - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro - RJ)

Palmiteiros flagrados com 250 hastes de palmito juçara no PESM – Núcleo Caraguatatuba - Atendendo a uma denúncia, o 1° Pelotão da 3ª Cia da Polícia Ambiental, em ação conjunta com a equipe de vigilância do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar, apreendeu cerca de 250 unidades de palmito in natura e um palmiteiro nesta sexta-feira, 27.

Projeto Conexão Mata Atlântica realiza primeiro leilão reverso - Leilão piloto foi realizado em Paraibuna para Pagamento por Serviços Ambientais de Proteção

Itapetininga recebe Ambiente Móvel - Projeto objetiva informar, discutir e encaminhar as pendências ambientais da região visitada

Pauta ambiental deve unir municípios do litoral paulista - Os desafios das mudanças climáticas e outras demandas comuns das gestões municipais levaram secretários a se organizarem em ações coletivas e regionais

RAINHA ELIZABETH VAI PROIBIR CANUDOS, COPOS PLÁSTICOS E GARRAFAS NAS PROPRIEDADES REAIS - A decisão da rainha foi influenciada pela série de documentários "Blue Planet 2", da BBC, que mostra os efeitos da poluição do plástico no planeta A rainha Elizabeth II vai proibir canudos, garrafas e copos plásticos nas propriedades da família real da Inglaterra, de acordo com reportagem do "The Telegraph".

Nenhum comentário:

Postar um comentário