quinta-feira, 7 de junho de 2018

“Passarinhando no Dia do Meio Ambiente” registra mais de 30 espécies.


Durante todo mês de junho, o Horto de Tupi promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente



Dentro das atividades programadas pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, durante todo mês de junho. Muitas delas estão acontecendo na Estação Experimental de Tupi, conhecido pelos piracicabanos como Horto de Tupi.

Dando início às comemorações do Mês do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 05/06, aconteceu o "Passarinhando no Dia do Meio Ambiente", um evento realizado pelo Instituto Florestal, Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA) e Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ).

Durante a atividade, foram
registradas mais de 30 espécies diferentes de aves, entre elas, o beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis), frango-d'agua-comum (Gallinula galeata), garça-vaqueira (Bubulcus-ibis), martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona), pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus-lineatus), pica-pau-do-campo-(Colaptes campestris) e tapicuru (Phimosus infuscatus).

O biólogo Valdir Felipe, que conduziu esta atividade, afirmou que já foram observadas mais de 100 (cem) espécies de aves na unidade. A especialista ambiental do Instituto Florestal, Maria Luísa Palmieri destacou a “importância das aves na dispersão de sementes e, assim, na regeneração natural da área, caracterizada por vegetação de Mata Atlântica”.

Ainda no mês de junho, estão previstas diversas atividades com
diferentes públicos no âmbito dos programas "EducaTrilha na escola" (concurso de projetos de educação ambiental nas escolas de Piracicaba), "Pré-PJ-MAIS" (formação integral e eco profissional de jovens),  "Vem pro Horto" (aproximação da comunidade e a unidade com atividades diversas), "Bacia Caipira: seguindo as águas e trazendo histórias" (resgate histórico e socioambiental envolvendo os municípios de Piracicaba e
Santa Bárbara d'Oeste) e "Piracicaba Trabalha Assim" (visitas a espaços públicos do município de Piracicaba).

Entre estas atividades programadas para acontecerem no Horto de Tupi, a especialista ambiental da Estação, destacou as atividades: "Vem pro Horto" e "Bacia Caipira" a serem realizadas nos dias 16, 17 e 26 de junho, todas abertas ao público.

No sábado, 16/06, a partir das 8h, acontece a "Trilha da Saúde", uma caminhada com ponto de partida da Praça da Igreja Matriz São José de Tupi em direção ao
Centro de Visitantes da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi). Já na unidade, serão realizados uma trilha e um piquenique enfatizando as relações entre a Estação Experimental de Tupi e a saúde e qualidade de vida. Essas ações serão realizadas pelo Instituto Florestal, Nea/Sedema, Escola Estadual Pedro de Mello, Associação de Moradores do Distrito de Tupi e ESALQ (estudantes da disciplina "Ecologia Aplicada" do Curso de Ciências Biológicas).

No domingo 17/06, às 8h30min, acontece o terceiro encontro do "Ciclo de oficinas de planejamento de manejo
de trilhas para ciclismo" (construção participativa de uma trilha de ciclismo na unidade). As inscrições estão abertas a todos os interessados por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe-hvLxelIWLMO8Gt5yED5z7A0zueXno Da7egXjhwhstwoi7g/viewform. A atividade é fruto da parceria entre o Instituto Florestal, a SEDEMA e o Laboratório de Áreas Naturais Protegidas da ESALQ.


Ainda em junho, na terça-feira, 26/06, às 8h, os organizadores da
programação do Horto destacam o evento "Trilhas do Horto e história de Tupi" do programa "Bacia Caipira: seguindo as águas e trazendo histórias". Neste evento, os participantes terão a oportunidade de realizar uma caminhada pela unidade e conhecer um pouco sobre a sua história e importância, além de observar alguns dos exemplares da fauna local, com destaque para as aves. A atividade acontece em parceria do Instituto Florestal, Prefeituras de Piracicaba e Santa Bárbara d'Oeste, SEMAE e DAE Santa Bárbara.

















Um comentário:

  1. Tudo acontece por um motivo, os outros há de vir depois. Não me convidaram para saber como poderia, então fico na expectativa, afinal está claro que meu projeto não interessa, então tudo pode acontecer

    ResponderExcluir