A  Prefeitura construirá um Centro de Lazer e uma pista para caminhada de 235m de  extensão por 2m de largura, no trecho compreendido entre as ruas Angélica  Nozella e Benedito Almeida Júnior, loteamento Recanto Feliz, no distrito rural  de Tanquinho. A empresa Gregório Construtora Ltda, será a responsável pela  intervenção. O Centro Rural,  que arcará com 50% dos custos da obra, orçada em R$ 57 mil. O prazo de conclusão  é 90 dias, após a assinatura da autorização de serviço.
No bairro que  fica a 18  quilômetros do centro da cidade, às margens da SP-127, o espaço de lazer  terá 3.478 m2, com 753  m² de passeio em piso intertravado, que evita o acúmulo de água de chuva. O  plantio de 12 palmeiras vai melhorar ainda mais o visual do bairro. Oito bancos  de madeira e entrada de energia completam os serviços que serão executados pela  Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Os demais itens como  iluminação, gramado e brinquedos infantis, estão garantidos pelo Centro Rural de  Tanquinho - CRT. O espaço contará ainda com duas rampas de acesso para  portadores de deficiência. 
De acordo com o  engenheiro da Sedema, Márcio Antonio Maruko, a obra está orçada em R$ 57 mil, e  terá prazo de conclusão em 60 dias, após a assinatura da autorização de  serviço.
Maruko,  comentou que a exemplo de outros espaços da cidade, a pista de caminhada será  usada por todos moradores. “Não temos dúvida de que as caminhadas se tornarão  uma mania para boa parte da população e que, em breve sentirá os reflexos da  atividade na própria saúde”.
O diretor do  CRT, José Albertino Bendassoli, disse que parceria com a  Prefeitura "é uma demonstração de que tanto o Poder Público quanto a diretoria  do Centro Rural, estão em sintonia com as necessidades da população, o  desenvolvimento da cidade e a melhoria de qualidade de vida da população.  
Bendassoli  ressalta que “além da vontade pessoal do prefeito Barjas Negri em atender as  necessidades dos moradores, este é um antigo sonho de Tanquinho, hoje realizado.  A atividade física um benefício que não tem preço”,  complementa.
Benefícios
Um ponto positivo apontado pelos professores de educação física é que a construção de uma pista de caminhada, onde quer que seja, estimula moradores, antes sedentários, à prática do esporte, além de abrir espaço para interação com outras pessoas e momentos de lazer.
Um ponto positivo apontado pelos professores de educação física é que a construção de uma pista de caminhada, onde quer que seja, estimula moradores, antes sedentários, à prática do esporte, além de abrir espaço para interação com outras pessoas e momentos de lazer.
De  acordo com o professor de Educação Física da Selam, Clevis Spada, a caminhada  aumenta a capacidade cardiorrespiratória, ajuda no controle do stress, melhora a  qualidade do sono, diminui o risco à obesidade associada a alimentação  balanceada, melhora a circulação sangüínea e a atividade do coração, combate a  ansiedade, a baixa autoestima e a depressão, além de não ter  contra-indicação.
CCS - João de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário