terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Habite-se estará condicionado ao Controle de Transporte de Resíduos Sólidos


A partir do dia 1 de fevereiro, o Habite-se só será liberado se a obra concluída possuir o Controle de Transporte de Resíduos (CTR). O documento é obtido quando há o descarte correto do entulho gerado, a partir do monitoramento da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Sem o documento, a construção será considerada irregular.
Todas as construtoras e empreiteiras geradoras do resíduos, seja na construção, reforma ou demolição, deverão, portanto, obedecer ao Artigo 11, parágrafo 2º, da Lei Municipal 6269, em vigor desde dezembro de 2010, regulamentada no final do ano passado, conforme orientação do governo federal.
Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de fiscalização da Sedema ou pelo site piracicaba.sp.gov.br, no terceiro item de baixo para cima do menu esquerdo da página principal: Controle de Caçambas e Resíduos.
De acordo com a Lei, “A emissão do Habite-se ou Visto de Conclusão pela Secretaria Municipal de Obras, para os empreendimentos geradores de resíduos da construção, deve estar condicionada à apresentação do documento de Controle de Transporte de Resíduos (CTR) e outros documentos de contratação de serviços anunciados no Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, comprovadores da correta triagem, transporte e destinação dos resíduos gerados”.
Por CCS

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Noticias do Zoo no Portal G1 desta sexta-feira


está no portal G1 desta sexta feira ( matéria e fotos de  Luiz Felipe Leite:)


11/01/2013 15h53 - Atualizado em 11/01/2013 16h19

Picolés mudam a rotina e refrescam 150 bichos do zoo de Piracicaba, SP


Animais ganharam a alimentação diferenciada na tarde desta sexta-feira.

Picolés foram produzidos com frutas, ovos, sementes e outros alimentos




Animais do Zoológico Municipal de Piracicaba ganharam picolés nesta sexta-feira (11) (Foto: Luiz Felipe Leite/G1)Cento e cinquenta dos 400 animais do Zoológico Municipal de Piracicaba (SP) se refrescaram bastante na tarde desta sexta-feira (11). Os bichos ganharam picolés da equipe do zoo feitos com frutas, ovos e sementes, entre outros tipos de alimentos congelados. Segundo a diretora do local, Marianna Curi, a intenção da brincadeira feita desde 2006, além de divertir, é mudar a rotina alimentar dos moradores do zoológico.
Animais do Zoológico Municipal de Piracicaba ganharam picolés nesta sexta-feira (Foto: Luiz Felipe Leite/G1)


Não existe periodicidade para os animais recebem os picolés, pois isso atrapalharia a proposta pedagógica da atividade, segundo Marianna. “O procedimento chama-se reforço alimentar. Damos os picolés em datas alternadas e quando tem bastante calor. Pegamos os alimentos que eles mais gostam e damos congelados para que sejam desafiados a comer de maneira diferente. Por isso não dá pra fazer todo dia”, afirmou.Animais do Zoológico Municipal de Piracicaba ganharam picolés nesta sexta-feira (11) (Foto: Luiz Felipe Leite/G1)
Onça aproveitou a alimentação diferenciada do zoo de Piracicaba (Foto: Luiz Felipe Leite/G1)
De acordo com a diretora, a atividade não é oferecida para todos os animais, pois nem todos podem participar devido ao metabolismo diferenciado. Ou seja, as características de cada bicho apontam se ele pode ou não ser alimentado com comida congelada. “Aves menores e répteis não participam, por exemplo”, disse Marianna.Animais do Zoológico Municipal de Piracicaba ganharam picolés nesta sexta-feira (11) (Foto: Luiz Felipe Leite/G1)
O Zoológico Municipal de Piracicaba fica na Avenida Marechal Castelo Branco, no Jardim Primavera, e funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30, com entrada franca.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Rogério Vidal - Segundo perfil da Gazeta ele é o maestro ambiental


“TRILHA NO PARQUE – MIRANTE” - VISITAS MONITORADAS



Como parte das atividades de férias, o Núcleo de Educação Ambiental/ Sedema apresenta a programação das visitas monitoradas “Trilha do Parque do Mirante” para grupos de visitantes interessados em conhecer árvores que fazem parte da trilha.  
Estas visitas monitoradas acontecerão a partir da próxima quarta-feira (15/01) de terça as sexta-feiras, sempre no período da tarde e serão divididas em 2 turmas nos seguintes horários: 14h00minhs às 15h00minhs e das 15h30minhs às 16h30minhs e encerram quinta-feira (31/01),
O limite mínimo de participantes por turma é de cinco pessoas e o máximo de 20 pessoas e as inscrições são feitas na hora pelos visitantes.
O objetivo dessa atividade, além de oferecer uma opção de lazer agradável aos visitantes, é mostrar a importância da mata ciliar e da fauna ribeirinha e também  oferecer o resgate da memória cultural e ambiental em torno do Rio Piracicaba.
Os participantes receberão um kit com materiais educativos relacionados à temática ambiental, incluindo a Cartilha “Trilha do Parque do Mirante”, lançada em dezembro de 2012 pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente NEA, IPPLAP com o apoio do Grupo Equipav da AEGEA e da “Águas do Mirante”.
 A cartilha mostra de forma didática e ilustrada 18 espécies escolhidas entre as centenas de árvores do Parque do Mirante que mais chamam a atenção dos visitantes como:  falsa seringueira e eucalipto e as brasileiras como os ipês, marinheiro, figueiras, paineiras, tamboril, cabreúva, alecrim de campinas, jequitibás, entre outras.
Para maiores informações entrar em contato pelo fone (19) 3417-9494 ou
Pelos blogs: sedemapiracicaba.blogspot.com.b e  neasedema.blogspot.com.br