quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Pelo segundo ano consecutivo Piracicaba obtem a certificação e recebeu o selo Município Verde Azul

Pelo segundo ano consecutivo Piracicaba obteve a certificação e recebeu o selo Município Verde Azul do Programa Município Verde Azul criado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado. O evento aconteceu na tarde de ontem, 17/02 no Palácio do Governo em São Paulo.

O prêmio corresponde ao ano de 2015 e este ciclo contou com 410 cidades, de 618 municipios que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas e apenas 111 cidades (27%) foram certificadas, entre elas Piracicaba, com uma pontuação superior a 80,0.


 O Secretário Rogerio Vidal recebeu o troféu e o certificado pela Prefeitura de Piracicaba. O secretário estava acompanhado do interlocutor do Programa, funcionário da Sedema Jose Orlando de Almeida e Virginia Eugenia Simonini, que através da empresa EIAS Consultoria Ambiental, prestou assessoria Para a Sedema para o programa.

O Programa

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre a cidade e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.


Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, "o que faz o Programa Município VerdeAzul acontecer é o apoio dos prefeitos e o trabalho intenso dos interlocutores. É a maior iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente de alcance local, que beneficia municípios, munícipes e todo o Estado. O resultado do Programa é um termômetro que mostra quais as necessidades do município para que o governo possa atuar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário