sexta-feira, 29 de abril de 2016

ENCONTRO TÉCNICO DE GESTORES DE CEMITÉRIOS



Encontro fechado debate alternativas para os Cemitérios  


 A gestão da capacidade é um dos desafios permanentes para os gestores de Cemitérios e para os municípios brasileiros.
Para discutir este e outros problemas enfrentados pelos administradores da área, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema, promoveu na última quarta-feira (27/04) ENCONTRO TÉCNICO DE GESTORES DE CEMITÉRIOS.
Estiveram presente gestores de nove cidades: Americana, Araras, Charqueada, Laranjal Paulista, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Rio das Pedras e Sorocaba.

Na abertura do encontro pelo Prefeito Gabriel Ferrato, depois de  dar boas-vindas aos palestrantes e convidados, lembrou que apesar da importância do tema ainda é muito pouco discutido no Brasil.
Os gestores puderam conhecer novas formas de sepultamento, como alternativas para os dias de hoje onde a maioria dos Cemitérios enfrentam problemas de esgotamento de sua capacidade.

Um fato comentado pelos palestrantes é que a maioria dos cemitérios municipais são antigos, e, durante a construção não se pensava sobre o problema de lotação, resultando inclusive um problema para as famílias de baixa renda, pois comprar uma sepultura em um cemitério privado pode ser uma despesa alta e muitas vezes fora do alcance financeiro dessas famílias.

O Secretario Rogerio Vidal abriu as palestras com uma explanação sobre os Cemitérios de Piracicaba, três públicos: Cemitério da Saudade, da Vila e de Ibitiruna e um particular (Parque da Ressurreição).






O Professor Universitário Leziro Marques Silva e geólogo trabalhou na CETESB até 2001 é pioneiro no estudo da influência antrópica e ambiental dos cemitérios, abordou a questão ambiental .
Segundo o Professor Leziro que estuda os cemitérios há mais de vinte anos, a questão “cemitérios e meio ambiente” é objeto de estudos sobre contaminações ambientais e a contaminação das águas subterrâneas e poços de abastecimento público. Segundo o Professor, a questão sobre cemitérios precisa ser conhecida em todos os aspectos, principalmente, quando o cadáver possa ser causa de alterações ambientais e pôr em risco a saúde dos vivos.

O administrador Bruno Capeletti, sócio-Diretor na Empresa Grupo Unidas – Abil ainda sobre o tema da demanda, fez uma apresentação sobre Cremação como uma das soluções para os problemas de superlotação de Cemitérios, abordando o tema através de uma óptica ambiental, cultural e econômica.
Bruno demonstrou também que através da Cremação, pode-se oferecer aos municípios uma saída para reduzir o descarte de animais em aterros sanitários, impactando diretamente na melhoria da saúde pública.

Formado em Administração de Empresas, o engenheiro Milton Coelho, Presidente do APROME - Associação Pró Memória do Alto Tietê.  O engenheiro falou sobre Cemitérios Verticais (um edifício de um ou mais pavimentos dotados de compartimentos destinados a sepultamentos). O engenheiro Milton administra o Memorial do Alto Tietê em Suzano / SP - Cemitério Vertical, desde sua fundação em 07 de Setembro de 1995.
Administrador de Cemitério desde 2000, Robson Roque

Falou sobre a reorganização de Cemitério, com o objetivo da continuidade do atendimento do pronto sepultamento, ou seja, sepultamentos temporários.

No final do segundo período, uma mesa redonda com o tema: “vamos pensar juntos” abriu um debate para auxiliar a busca coletiva por alternativas futuras viáveis para atender a demanda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário