segunda-feira, 4 de julho de 2016

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DE FÉRIAS NO ZOOLOGICO


 PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS NO ZÔO DE PIRACICABA

De 12 a 29 de Julho o Zôo de Piracicaba contará com uma programação de férias para crianças e adultos.

Como em todos os anos, as férias de julho no Zoológico Municipal de Piracicaba podem ser aproveitadas de um jeito diferente: várias atividades estão programadas para chamar a atenção dos visitantes para o importante papel dos Zoológicos na Conservação, Pesquisa e Educação Ambiental.

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através da equipe técnica do Zoológico e de educadores do Núcleo de Educação Ambiental- NEA, organizaram uma programação que poderá ser aproveitada tanto pelas crianças, quanto pelos seus pais ou responsáveis. A programação tem início nona terça-feira (12/07), ou seja de terça(3ª) a sexta-feira (6ª) feira e se estende até o final das férias, ou seja, até a sexta-feira (29/07) Julho.

Entre as principais atividades destacam-se:

De 12 a 15 de Julho – das 13 às 16h – “Animaférias - Papagaiando sobre liberdade”: O ano de 2016 é o Ano do Papagaio, campanha idealizada pela SZB – Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil e por profissionais de projetos de conservação de papagaios no Brasil. Desde 2013, a SZB desenvolve campanhas anuais, em conjunto com iniciativas de conservação de fauna, a fim de conectar as ações de campo aos trabalhos dos zoos e aquários e levar a mensagem de conservação para milhares de visitantes. No Zôo de Piracicaba, as atividades serão desenvolvidas com objetivo de orientar visitantes sobre as consequências do Tráfico de Animais Silvestres, que inclui várias espécies de papagaios como um dos animais mais traficados no Brasil. Para essa semana estão sendo planejadas atividades mais dinâmicas que envolvem, principalmente, a participação de crianças, a partir dos 7 anos de idade. Diferente de outros anos, o Animaférias desse mês de julho não necessitará de inscrição antecipada e as crianças interessadas não, necessariamente, terão que participar em todos os dias. Para participar, basta passar pelo Núcleo de Educação Ambiental do Zôo e se envolver nas brincadeiras.

De 19 a 22 de Julho – às 10h30 – “Enriquecimento Ambiental com hora marcada”: Enriquecimento Ambiental é a criação de um ambiente mais complexo e interativo no recinto dos animais, promovendo desafios e novidades que simulam situações que ocorreriam na natureza, oferecendo oportunidade de escolha ao animal mantido em cativeiro. Isto permite a expressão de comportamentos específicos de cada espécie. O Zôo de Piracicaba, através de sua equipe técnica, realiza todos os dias atividades de enriquecimento ambiental com algumas espécies. Para que o público possa conhecer um pouco mais sobre essa técnica, observar os animais interagindo de forma diferente e aprender sobre a importância do respeito aos animais, o Zôo realizará todos em todos os dias dessa semana atividades de enriquecimento ambiental com hora marcada, ou seja, às 10h30. O enriquecimento acontecerá provavelmente com indivíduos das seguintes espécies: onça-pintada, leão, macaco-aranha, gato do mato e irara.


De 19 a 29 de Julho – das 13 às 16h – “Monitoria no Museu de Animais Taxidermizados”: Taxidermia é a arte de montar ou reproduzir animais que morreram para exibição ou estudo. O Zôo de Piracicaba conta com um museu de animais taxidermizados localizado na área do Parque Paraíso das Crianças, próximo à cantina. O Museu atende principalmente escolas durante a semana e público em geral nos finais de semana. Porém, entre os dias 19 e 29 desse mês o museu ficará aberto de 3ª a 6ª feira, no período da tarde com monitores para orientar visitantes sobre as peças em exposição e também para divulgar ações do “Ano do Papagaio”.
 




SERVIÇO: Informações:
Núcleo de Educação Ambiental – NEA/ SEDEMA
Local: Av. Maurice Allain, nº 77 – Parque do Mirante
Fone: 19-3417-9494 / e-mail: neasedema@piracicaba.sp.gov.br

Horário de atendimento: das 8h às 12 e das 13 às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário