sexta-feira, 18 de novembro de 2016

INDICADORES DE RESÍDUOS DO MUNICÍPIO


INDICADORES DE RESÍDUOS DO MUNICÍPIO
Como isso os cidadãos poderão monitorar os avanços e desafios da gestão de resíduos em Piracicaba.
A partir de hoje (18/11), os piracicabanos terão disponíveis no site da Sedema os INDICADORES DE RESÍDUOS DO MUNICÍPIO.
Estes dados, apontados de forma clara e transparente, permitirão ao cidadão o monitoramento objetivo dos avanços e desafios da gestão de resíduos do município.
Os INDICADORES foram apresentados aos jornalistas e técnicos durante uma coletiva nesta sexta-feira (18/11) no gabinete do Prefeito Gabriel Ferrato pela técnica da Sedema Celise Romanini, que expos os itens e os índices utilizados como base de dados e cálculos.
Ao todo, são 26 INDICADORES, amplamente debatidos e compilados pela Comissão de Acompanhamento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS Piracicaba composta por representantes de vários setores da sociedade.
Muitas fórmulas utilizadas são baseadas em informações de órgãos nacionais como: Sistema Nacional de Informações de Saneamento – SNIS e Associação Brasileira das Empresas de Limpeza e Resíduos Especiais - ABRELPE. Além destes, outros dados já existentes gerados pelo município também fazem parte dos INDICADORES de forma que possam vir a ser historicamente comparados e factíveis de serem medidos."
Este trabalho surgiu a partir da criação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS Piracicaba, publicado em dezembro de 2014 e contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema.
Segundo a técnica Celise Romanini: “trata-se de um instrumento necessário tanto para os gestores e técnicos, quanto para os cidadãos, organizações da sociedade civil e o conselho de meio ambiente”. Estes dados deverão ser atualizados anualmente e disponibilizado de forma permanente para a população. Segundo a técnica, a cada 4 anos estas diretrizes poderão ser revistas de acordo com a necessidade.
O Prefeito Gabriel Ferrato enfatizou a importância da transparência deste trabalho que possibilita que o cidadão piracicabano tenha acesso a estas informações e assim poder acompanhar, monitorar e até mesmo contribuir para o avanço da gestão de resíduos do município.

Representando a ARES PCJ estiveram presentes Debora Faria Fonseca, Tiago Seydell, Mayara Fernanda Ganamim. Representando a empresa Piracicaba Ambiental estiveram presente: Andrea Muniz Dias e Renato Anibal Alípio. Professor Paulo Mendes representou a Fatec. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário