terça-feira, 5 de novembro de 2013

Engenho Central sedia a II EXPOSIÇÃO AMBIENTAL esta semana.



De quarta a sábado (06 a 09/11) acontece a segunda edição da EXPOSIÇÃO AMBIENTAL DE PIRACICABA no Engenho Central. Nesta quarta à noite, (06/11), a abertura oficial destinada para expositores, patrocinadores, secretarias e imprensa, a partir das 19 horas, contará com a presença do grupo vocal Luiz de Queiroz. 
A EXPOAMBIENTAL é uma iniciativa da Prefeitura do Município de Piracicaba através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente-Sedema e da Secretaria Municipal de Governo / SMG, com apoio do Arranjo Produtivo Local – APLA e o patrocínio das empresas: Piracicaba Ambiental, Arcelor Mittal e Águas do Mirante.  O evento contará também com a participação de empresas e entidades públicas e privadas que deverão expor seus produtos, serviços e experiências relacionadas à sustentabilidade.
A programação do evento ambiental inclui também um ciclo de palestras que serão proferidas por personalidades ligadas a diversas áreas ambientais como resíduos, legislação ambiental, logística reversa, tecnologias alternativas, entre outros.
O objetivo do evento é provocar reflexão coletiva sobre questões ambientais a partir de ações executadas na cidade pelo setor público e pela iniciativa privada, bem como promover a conscientização e apresentar os projetos de controle de resíduos em operação e em fase de implantação, que terão forte impacto na perspectiva do desenvolvimento sustentável do município nos próximos anos.
O evento tem também uma finalidade pedagógica e deve atrair alunos da rede pública e privada, do ensino fundamental, médio, universitário, profissionais liberais. Além deste público, o evento que é gratuito deverá atrair empresários, famílias e demais interessados da cidade e região.
Além de palestras, os visitantes terão a oportunidade de visitar estandes organizados pelas secretarias municipais afins, empresas privadas e instituições de ensino, com exposição de maquetes, para facilitar a compreensão dos visitantes sobre todos os aspectos da problemática ambiental apresentada e as ações desenvolvidas ou em desenvolvimento para enfrentá-las.
No dia 7, quinta-feira, das 8h às 17h30, a professora da Esalq-USP, Adriana Nolasco, especializada em aproveitamento de resíduos industriais, fará um seminário sobre resíduos sólidos urbanos, com mesa redonda para debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em especial os aspectos referentes à logística reversa e o impacto nas cidades.
Na parte da manhã do dia 8, sextas-feiras estão confirmadas três palestras sobre impacto ambiental. Das 9h às 10 horas, Kátia Maria Ferraz, do departamento de Ciências Florestais da Esalq-USP, tratará do tema fauna (monitoramento e manejo, conservação da diversidade e gestão de conflitos). Em seguida, das 10h30h às 11h30, a técnica da Cetesb, Cátia Maria Fiano, vai falar sobre licenciamento ambiental. Por último, Denise Dedini, também da Cetesb, analisará a legislação florestal.
No mesmo dia, na parte da tarde, das 15h às 15h30, o secretário do Meio Ambiente, Rogério Vidal, vai apresentar uma avaliação sobre a qualidade da água em Piracicaba.
No sábado (9/11) estão previstas mais três palestras. Wladimir Amaral, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), abre o dia (das 9h às 10 horas) falando sobre “A sociedade e a proteção legal da vegetação nativa”, com base na Lei 12.651/12.
 O encontro se encerra no mesmo dia com uma aula sobre Gerenciamento Ambiental, para alunos do curso de especialização em gerenciamento ambiental da Esalq-USP, coordenado pelo professor Celso Augusto Clemente, das 13h30 às 17h30.
A programação completa das palestras, oficinas e programação cultural estão disponíveis no site do Evento:


Mais informações

Com Sônia Rossi - telefone  3403-1368

Nenhum comentário:

Postar um comentário