sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Programa Colorindo o Bairro e Projeto Yvyraporã

Neste sábado, (30/11), a partir das 08h30min horas, alunos e professores da ESALQ e UNIMEP, crianças e adultos moradores do bairro Jardim Ipanema, funcionários e contratados da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - SEDEMA participam de mais um evento em prol da arborização urbana.  Desta vez, no Bairro Ipanema onde serão plantadas inicialmente sete mudas de resedá gigante.  Ao todo, estima-se que cerca de 200 novas árvores serão plantadas no Bairro, com mudas do Viveiro Municipal.
O ponto de partida para o plantio será o Centro Comunitário localizado na avenida Dom Aniger Francisco de Maria Melilo esquina com avenida  Dr. Álvaro Correa de Toledo. O acesso se dá pela Av. Rio das Pedras.
O evento faz parte do Programa Colorindo o Bairro, coordenado por Tiago Cerqueira Lazier, doutorando da USP (São Paulo)  e teve inicio em janeiro e incluiu várias ações que antecederam o plantio, entre elas, o mapeamento inicial; visitas programadas e conversa com moradores; seminário sobre arborização e distribuição de folhetos como forma de sensibilizar a população sobre a importância das árvores na vida das pessoas.
SOBRE O PROJETO COLORINDO O BAIRRO
Segundo o coordenador, Tiago Cerqueira Lazier, o “Programa Colorindo o Bairro” se propôs a construir uma metodologia cooperativa capaz de mobilizar o potencial latente da cidade para a promoção do verde.
Seguindo com a proposta do projeto Yvyraporã (“árvore bonita” em Tupi) que em anos anteriores realizou a arborização do bairro Santa Olímpia, o programa pretende oferecer um modelo de trabalho mais equilibrado e sustentável, isto é, menos dependente dos professores. Para tanto, a coordenação fica a cargo dos gestores atuando no terceiro setor e dos alunos que recebem maior responsabilidade na elaboração do projeto técnico.
O enfoque é qualitativo. Não se trata apenas de plantar árvores, mas de promover à consciência política e ambiental de moradores e alunos. A interação entre estes dois grupos é chave para o sucesso do programa. Plantamos árvores para colhermos cidadãos.
Estudantes se envolveram de diversas formas. Na ESALQ, o prof. Demóstenes trouxe o desafio prático para uma de suas turmas e um grupo de alunas topou. Foram elas que dialogaram e planejaram intensamente. O grupo Polis também se somou ao projeto. O professor  Lindolpho disponibilizou bolsistas. O professor Ciro convocou uma de suas classes para as atividades de impacto.    Na UNIMEP, o professor Natanael, coordenador do curso de Arquitetura, incentivou a participação e há prospectos de se estabelecer uma parceria com bolsista. Moradores foram mobilizados por meio do Centro Comunitário e do Mandato Coletivo.
Segundo o coordenador “sem este acolhimento exemplar que recebemos no bairro, sempre encontrando pessoas interessadas em dialogar e sem a facilitação e apoio de líderes locais não estaríamos aqui hoje. Da mesma forma, a SEDEMA se colocou de braços abertos. Funcionários comprometidos com a missão e eficientes, não hesitaram em aconselhar e disponibilizar seus recursos, fundamentais ao sucesso do programa. No Terceiro Setor, o Instituto Ambiente Total (IAT) foi um grande apoiador.
“Enfim, apresentamos uma proposta verdadeiramente coletiva, que teria fracassado sem o apoio de todos esses setores da sociedade, mas que encontrou somente amigos fiéis em prol da arborização urbana” finalizou. 
Mais informações poderão ser obtidas com
Gisele Barion  do Núcleo de Educação Ambiental – NEA
(19) 3417-9494
Tiago Cerqueira Lazier (coordenador)

(19) 981358806

Nenhum comentário:

Postar um comentário