quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Decreto obriga recadastramento de profissionais que atuam no Cemitério da Saudade


Data: 30/10/2014
O prefeito Gabriel Ferrato assinou ontem, 29, o Decreto Municipal 15.887 que estabelece prazo de 30 dias para recadastramento de construtores, pintores e encarregados de limpeza de túmulos nos Cemitérios Públicos Municipais. Paralelo ao controle do fluxo de profissionais que atuam nos cemitério, estão sendo instaladas câmeras nas portas de entrada do Cemitério da Saudade, o que deve ser concluído até o final de novembro. O objetivo do equipamento é evitar que novos animais sejam abandonados no local. Nesse sentido, foi ampliada também a segurança da área com uma viatura fixa da Guarda Civil Municipal no período da noite e reforço do pelotão de ciclismo. 
 
Com as mortes de gatos, denunciadas recentemente pela imprensa, a prefeitura registrou boletim de ocorrência e o próprio procurador-geral do município, Mauro Rontani esteve na Polícia Civil pedindo agilidade nas investigações. A Prefeitura abriu ainda sindicância administrativa para apurar o envolvimento ou não de servidores nos casos. Três deles foram afastados até a conclusão do trabalho. Na noite do dia 27, o próprio Prefeito esteve no Cemitério para conversar com os protetores e acompanhar a vigília. Essas medidas demonstram claramente a preocupação do prefeito Gabriel Ferrato de resolver definitivamente as questões relativas à segurança dos gatos que vivem no Cemitério da Saudade. 
 
De acordo com Rogério Vidal, secretário do Meio Ambiente (Sedema), a prefeitura sempre teve um bom relacionamento com as ONGs de Piracicaba –  Vira Lata Vira Vida, SPPA e a Gatos do Cemitério. Inclusive, no dia 28, a prefeitura realizou  reunião com seus representantes para tratar do assunto das mortes e definir ação conjunta. Vale lembra que no mês de março, foi estabelecida uma parceria com a SPPA e a Gatos para o fornecimento pelo município de 20 quilos de ração por dia para a alimentação dos felinos.
 
“Pretendemos estreitar ainda mais nosso relacionamento com essas ONGs e facilitar o acesso de seu pessoal para atendimento dos animais abandonados em Piracicaba. A prefeitura sabe da importância de tê-los como parceiros e colaboradores. Essas ONGs já estão fazendo as castrações dos gatos do cemitério para o controle daquela população e assim fazer com que problema grave como este se torne apenas um problema do passado”, disse.
 
Com o Decreto, não será permitido mais o acesso ao interior dos Cemitérios Públicos Municipais de qualquer construtor, pintor ou encarregado de limpeza sem a apresentação da carteira de identificação expedida pela Sedema e dentro do prazo de validade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário