segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Medida preventiva obriga a substituição de duas árvores no entorno da Casa do Povoador



Atendendo à solicitação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural – Codepac, através do ofício CODEPAC nº 284/2014 de 18/11/2014, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, efetuou a substituição de duas árvores exóticas da espécie tipuana e jambolão, localizadas no entorno da Casa do Povoador nesta segunda feira, (02/02).

Em 2012, a direção da Casa do Povoador solicitou um parecer técnico ao Ipplap com relação aos problemas que as estas árvores estavam causando ao imóvel.  

Na ocasião os funcionários do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba- Ipplap, arquiteto Marcelo Cachioni acompanhado da engenheira Maria Beatriz Silotto Dias de Souza realizaram em vistoria técnica no local.

A decisão pela substituição preventiva foi tomada após a análise do relatório elaborado pelos técnicos do Ipplap, através de oficio encaminhado à Sedema solicitando “medidas emergenciais referente às espécies arbóreas que põe em risco a integridade da Casa do Povoador”.
De acordo com o arquiteto do Ipplap, Marcelo Cachioni, durante a vistoria “verificamos que as raízes estavam provocando sério recalque nas fundações e em todo o piso atijolado da casa, sendo visível, inclusive, trechos das raízes que levantavam as peças. 
Além das raízes, a tipuana derrubava galhos constantemente sobre o telhado, causando
rachaduras e queda de telhas e consequentes goteiras no interior do imóvel, ameaçando as obras de arte que ali são constantemente expostas. O quadro se mostrou agravado ultimamente, com a desestabilização de peças da estrutura da cobertura. Desta forma, as árvores colocavam a casa tombada pelo município e pelo Estado em altíssimo risco de desabamento, tanto pelas raízes, quanto pelos galhos.”
De acordo com a Coordenadora da Casa do Povoador, Margarete Zênero,   foram realizados inúmeros estudos antes da decisão pelo corte destas duas árvores. “Na verdade, não é a opção, mas sim, a falta de opção que levou o Ipplap a esta decisão,
A Casa do Povoador encontra-se em preservação pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – Condephaat e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan como sítio arqueológico.
A reposição deverá ser agendada pelos técnicos da Sedema para o plantio de dez (10) árvores da espécie Tamboril, considerada símbolo de Piracicaba, em pontos que serão definidos pelos técnicos da secretaria, ali, no entorno do Casa do Povoador.


Tamboril

Historicamente o tamboril foi considerada uma das responsáveis pela fixação do povoamento de Piracicaba, porque essa madeira presta-se para a construção de barcos. Os próprios indígenas faziam suas embarcações dessa madeira.
A Sedema tem incluído esta espécie em todos os plantios coletivos promovidos pela secretaria nos últimos anos.
Sua madeira é leve, macia, pouco resistente e utilizada para o fabrico de canoas, caixotaria em geral, brinquedos, compensados, etc. As saponinas encontradas nos frutos e na casca são aproveitadas para produção de sabões.

Tamboril é uma árvore frondosa que alcança de 20 a 35 metros de altura garante boa sombra. É uma espécie pioneira, de crescimento rápido inicial e bastante rústica, apropriada para áreas de reflorestamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário