terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Piracicaba é a 38ª melhor colocada no Programa Munícipio Verde Azul

A cidade ficou com a 38 ª posição no ranking ambiental do Programa Munícipio Verde e Azul (PMVA) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com 87,39 pontos.  Subiu 11 posições com relação ao ano passado quando ficou com 49ª posição com 86,78 pontos.
A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no São Paulo EXPO na capital paulista. O primeiro colocado foi a cidade de Novo Horizonte com 98,69.
Piracicaba está em 5º lugar entre os municípios certificados com mais de 360 mil habitantes, como Jundiaí, Sorocaba, Campinas, São Jose do Rio Preto.
O Secretário do Meio Ambiente de Piracicaba, Rogerio Vidal se mostrou satisfeito com o resultado. “Sem dúvida a certificação é muito importante para os municípios. Avanços nas questões como tratamento de esgoto, gestão de resíduos, arborização, qualidade do ar, e educação ambiental certamente contribuíram para que Piracicaba recebesse o selo de Munícipio Verde e Azul.  
Ao comentar sobre a posição de Piracicaba entre municípios maiores, Vidal comentou que “sem dúvida, a gestão do meio ambiente nas grandes cidades é mais complexa se comparada às cidades menores. E estamos entre os cinco maiores municípios paulistas certificados.
Segundo o Prefeito Gabriel Ferrato, “é o terceiro ano consecutivo que recebemos essa certificação, sempre com pontuação cada vez maiores, o que mostra o compromisso do meu Governo com as questões ambientais do nosso município”.   
José Orlando de Almeida, interlocutor de Piracicaba para o Programa Municipio Verde Azul, recebeu o certificado de José Walter Figueiredo coordenador do PMVA.  Orlando explicou que o trabalho é complexo e demorado (durante oito meses) buscando cumprir requisitos da Agenda 21.  O município mantém ações permanentes na área do meio ambiente, independente da certificação, finalizou o interlocutor”.
Durante a solenidade de apresentação do Ranking Ambiental, o secretário do Meio Ambiente do Estado, Ricardo Salles, anunciou as parcerias com as secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Saneamento e Recursos Hídricos para o próximo ciclo do programa.
Salles também lançou duas novas ferramentas que vão ser usadas pela Secretaria. A primeira é uma ferramenta que localiza áreas com incidência do bioma cerrado no Estado. O trabalho, que permite identificar a ocorrência do cerrado, comparando imagens de 1989 e 2010, foi desenvolvido pela Embrapa e contou com o apoio da SMA,
A outra novidade foi o “Mapa das Áreas de Preservação Permanente – APPs hídricas no Estado de São Paulo”. A ferramenta, que está no site da SMA, mostra a situação das Áreas de Preservação Permanente Hídricas do Estado de São Paulo, de abrangência municipal, na escala 1:20.000. O Mapa, que será entregue a todos os municípios, é o resultado de um estudo realizado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) para o Ministério do Meio Ambiente.
O ciclo contou com 317 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e destes, apenas 78 municípios (25%) foram certificados, com uma pontuação superior a 80,0.
O programa
Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem como principal objetivo do PMVA estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
Cada município participante, depois de assinar o Termo de Adesão, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre o município e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

p/ Sonia Rossi 







Nenhum comentário:

Postar um comentário