sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Coleta Seletiva ampliada em Piracicaba

A partir de segunda-feira (06/02) nova programação semanal entrará em vigor
   
Dos resíduos coletados na cidade 36% são recicláveis. Desses 36%, mais de 8% estão sendo coletados porta a porta em Piracicaba. Desde agosto de 2012, este serviço vem sendo executado pela empresa Piracicaba Ambiental e hoje atende todos os bairros da área urbana do município.
Agora este serviço de Coleta Seletiva está sendo ampliado. A partir desta segunda-feira (06/02), a empresa Piracicaba Ambiental, implantará a nova programação semanal com objetivo de atender melhor os bairros onde há maior demanda. 
Alguns bairros como Centro, Cidade Alta e Parque da Rua do Porto, a coleta passará a ser diária à noite.
Nos bairros onde os moradores têm respondido de forma positiva e contribuído com este serviço, a coleta passará a ser duas vezes por semana conforme a nova programação divulgada pela empresa.
Nova Piracicaba, Jardim Monumento e Nho Quim, passará a ter a coleta às segundas e quartas feiras no período diurno.  Já a Vila Rezende, Clube de Campo, São Dimas, Vila Independência e Cidade Jardim terão a Coleta às terças e sextas-feiras diurna.
Vila Monteiro, Nova América e Jardim Elite, também diurna às quartas e sábados também diurno.   
Nos outros bairros a coleta permanece uma vez por semana mas os dias podem ter sofrido alteração com a nova programação.  

Divulgando a nova programaç

Para informar estas alterações e ampliação da programação a empresa Piracicaba Ambiental colocou uma equipe de funcionários da empresa Piracicaba Ambiental, devidamente uniformizados que iniciou hoje 03/02 o trabalho porta à porta distribuindo folhetos acompanhados com o carro de som. Este trabalho teve pela área Central onde há a maior demanda.
Para aqueles moradores que não receberem a nova tabela, a empresa estará divulgando nos jornais locais no próximo final de semana. Além disso, novas vinhetas diárias veiculadas pela Rádio Educativa deverão auxiliar para que a informação chegue até a população.
Para tirar as dúvidas e informações as pessoas poderão ligar no telefone 0800 7773133 da empresa Piracicaba Ambiental.  A programação completa já está disponível no site da Sedema. Confira o link:

Melhoria da eficiência e aproveitamento dos materiais recicláveis. 
A coleta dos materiais recicláveis gerados pelos domicílios (secos) é semelhante à coleta regular de resíduos domésticos (úmidos), mas é importante lembrar à população, que a coleta seletiva acontece em dias alternados do lixo doméstico para não misturar.
Para garantir o aproveitamento do material potencialmente reciclável a regra é simples: as pessoas devem separar os resíduos domésticos em dois recipientes em casa e em sacos de cores diferentes e colocar na residência, próximo ao horário de recolhimento.
Colocar as embalagens amarradas é uns dos pontos mais importantes com relação a preservação do meio ambiente. Quando os sacos são colocados aberto, este material, em dias de chuva, corre o risco de espalhar e rodar com a enchente, cair no bueiro e terminar no Rio Piracicaba e outros córregos. 
As embalagens amarradas e os bem os sacos bem fechados, além de ajudar o trabalho dos coletores, contribui para garantir o melhor aproveitamento comercial dos materiais.
O papelão se desfaz com a umidade, tornando-se inaproveitável; o papel, assim como o plástico em filme (sacos e outras embalagens) sujam-se em contato com matéria orgânica, perdendo valor; e os recipientes de vidro e lata enchem-se com outros materiais, dificultando sua seleção.
Este material reciclável, pode ser colocado numa mesma embalagem. A triagem será feita na Cooperativa Reciclador Solidário.



Materiais recicláveis
- Plásticos:
- Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;
- Potes de cremes, xampus;
- Tubos e canos;
- Brinquedos;
- Sacos, sacolas e saquinhos de leite;
- Isopor;
- Alumínio:
- Latinhas de cerveja e refrigerante;
- Esquadrias e molduras de quadros;
- Molas e latas;
- Papel e papelão;
- Jornais, revistas, impressos em geral;
- Papel de fax;
- Embalagens longa-vida;
- Vidro;
- Frascos, garrafas.

Um comentário: