quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Seminário em Piracicaba discute soluções inteligentes para as cidades


O Aglomerado Urbano de Piracicaba sedia nesta quarta e quinta feira (8 e 9 de fevereiro) a Mostra e Seminário Cidades Inteligentes 2017. O evento, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, acontece no Engenho Central no auditório do Teatro Erotides de Campos.
Dr. Gerson  de Grutolla à direita e convidados do evento
O pioneirismo de Piracicaba em ser umas das primeiras cidades do país a ter uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos - CTR e também em tratar 100% do esgoto coletado foi destaque na abertura do evento. O prefeito Barjas Negri destacou a importância do encontro como uma oportunidade de trocar informações e buscar saídas para otimizar a utilização de recursos.
O evento reuniu representantes de autarquias municipais, vereadores, empresas, governo e representantes
de diversos setores da iniciativa privada. Além de autoridades e representantes das cidades do Aglomerado, estiveram presente também no evento, o presidente da Piracicaba Ambiental, Gerson de Grutolla, o secretário do Meio Ambiente de Piracicaba – Sedema, Rogério Vidal que acompanhou atento as discussões no painel sobre o destino dos resíduos sólidos.
 “Cidades Inteligentes 2017” escolheu o Aglomerado Urbano de Piracicaba, integrado por 23 municípios, por sua importância como polo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, especialmente nos setores sucroalcooleiro e metal-mecânico, alimentação, bens de capital, cerâmica, agroindústria, metalúrgica.
Luigi Longo, organizador do seminário, destaca que Piracicaba é a capital da aglomeração urbana e sendo a maior cidade desse conjunto, tem uma representatividade e responsabilidade de ajudar os municípios que a integram, a resolver seus problemas mais complicados, para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos da região.
Luigi Longo, organizador do evento 
O projeto “Cidades Inteligentes” tem como objetivo apresentar ao setor público soluções para diversas áreas como: energia, saneamento, resíduos sólidos e tecnologia. O enfoque atual é na cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia de forma adequada em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.
Esse é um conceito de gestão que traz uma provocação a toda a sociedade, empresas e governos para que busquem uma melhoria constante nos serviços básicos, qualidade de vida, inovação tecnológica, desenvolvimento social, econômico, político e muito mais. As cidades precisam ser inteligentes para continuar crescendo com qualidade.”
A programação do Cidades Inteligentes promoveu um painel sobre resíduos sólidos, com temas como reciclagem, destinação, responsabilidade social, viabilidade financeira.
Presidente da Servit, Celso Pera, secretário Rogério Vidal,
 diretor técnico da Piracicaba Ambiental Andrea Perruchod 
Neste painel sobre resíduos sólidos, um dos debatedores, o diretor técnico da empresa Piracicaba Ambiental, o engenheiro mecânico Andrea Perruchod fez uma explanação e demonstração em animação em 3D, para apresentar as instalações da Central de Tratamento de Resíduos – CTR, localizada no Bairro Palmeira e que tem as instalações e construção sendo concluídas pela empresa Piracicaba Ambiental. Outra apresentação foi feita pelo presidente da empresa Servit, Celso Pera sobre o funcionamento CTR.
A Piracicaba Ambiental é formada pelo consórcio das empresas ENOB - Engenharia Ambiental, em parceria com a empresa alemã Kuttner & Co. KG, através de uma Parceria Público Privado – PPP. Com isso, Piracicaba é uma das primeiras cidades do país a atender todas as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Adicionar legenda
O CTR localizado no bairro Palmeiras-rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), ocupa uma área de 600 mil metros quadrados, resultado da parceria público-privada firmada entre o município e a empresa Piracicaba Ambiental, aprovada pela Câmara de Vereadores em 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário