sexta-feira, 3 de agosto de 2012

FESTA PARA COMEMORAR OS 41 ANOS DO ZOO NESTE SÁBADO (04/08)


O Zoológico Municipal de Piracicaba completou 41 anos da fundação na terça-feira (1º/08) e a solenidade festiva acontece neste sábado (04/08) das 9 horas às 16 horas,  promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental – NEA.  Entre as atividades educativas e de lazer que serão oferecidas aos visitantes estão:  pinturas de rosto e de máscaras pelas crianças, exposição de fotos antigas do Zoológico, exibição de vídeo com fotos antigas e atuais, exposição de animais taxidermizados, entre outras.
No Zoológico de Piracicaba vivem hoje cerca de 500 animais entre aves, répteis e mamíferos. Entre eles, o seu mais ilustre morador, Léo, o leão que completou 19 anos.  Hoje, os recintos são bem espaçosos e muitos deles abrigam espécies em extinção, como onça pintada, cachorro vinagre, cervo do pantanal, mutum cavalo, mutum penacho, mutum do sudeste, urubu rei, bugio marrom, bugio preto, onça parda, jaguatirica, lobo guará, gato mato pequeno, macaco aranha, jacaré do papo amarelo.
O ZÔO com seus 41 anos, é o mais novo da região. Em 2011, recebeu  415.298 visitantes, o dobro do registrado em 2010, que foram 218.363 pessoas. Muitas visitas foram facilitadas pelas obras de acessibilidade para cadeirantes, portadores de necessidades especiais, carrinhos de bebê e idosos.

HISTÓRIA DO ZÔO

O Zôo foi fechado em fevereiro de 2001 após relatório que acusava falhas nas questões de segurança, tanto para os visitantes como para os técnicos envolvidos no manejo e na manutenção do zoológico.  Foi reinaugurado em 1º de Maio de 2007, na gestão do prefeito Barjas Negri, atendendo às especificações técnicas as Instruções Normativas do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e nestes cinco anos, vem passando por obras para adequação do espaço e maior comodidade do público.
Sobre a função do Zoo, a diretora e médica veterinária, Marianna Curi comentou  “trabalhamos com três vertentes: estimular a educação, a conservação e o lazer, sempre procurando estabelecer e atingir a inclusão social“.

Segundo secretário Municipal de Meio Ambiente, Márcio Antonio Maruko, a reabertura desseO Zoológico Municipal de Piracicaba completou 41 anos da fundação na terça-feira (1º/08) e a solenidade festiva acontece neste sábado (04/08) das 9 horas às 16 horas,  promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental – NEA.  Entre as atividades educativas e de lazer que serão oferecidas aos visitantes estão:  pinturas de rosto e de máscaras pelas crianças, exposição de fotos antigas do Zoológico, exibição de vídeo com fotos antigas e atuais, exposição de animais taxidermizados, entre outras.



                                   
O Zoológico Municipal de Piracicaba está localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, 426 – Jd. Primavera

Maiores informações: (19) 3417-9494 Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA ou (19) 3421-3425 – Zoológico Municipal

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário