quinta-feira, 14 de março de 2013

NEA /SEDEMA no 19º Arrastão Ecológico


A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental, participou no sábado, 23  de fevereiro do 19º Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba.

Realizado anualmente desde 1995, o evento tem por objetivo despertar a atenção da população para a sensibilização ambiental, com ênfase para a preservação do rio Piracicaba. O idealizador do Arrastão é o Sr. José Luiz Guidotti e atualmente é coordenado por Jose Carlos Masson e conta com o apoio de empresas, da Prefeitura através de várias Secretarias além da SEDEMA, através da equipe do NEA que durante o evento coordenou varias atividades entre elas o Se De bem com a Sedema recolhendo vários tipos de resíduos e também a Trilha do Rio.  

A "Trilha do Rio" foi uma atividade inspirada em outras duas trilhas realizadas pelo NEA, "Trilha no Parque - Rua do Porto" e "Trilha no Parque - Mirante”. Consistiu em uma caminhada de observação ao longo do curso Rio Piracicaba, iniciando no Largo dos Pescadores, onde se concentraram os participantes do Arrastão, até o Parque do Mirante, passando por dentro do Engenho Central. Foram abordados vários temas como, a intensa urbanização e suas consequências, as características naturais do Rio, a interferência humana na natureza, a história do desenvolvimento da cidade e seus reflexos, aspectos culturais, sociais e econômicos, além da exploração do folclore e tradições piracicabanas através dos bonecos do Elias, expostos na Casa do Povoador localizada na Avenida Beira Rio e através da "contação" da lenda do Rio Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário