sexta-feira, 12 de abril de 2013

PIRACICABA COMEMORA O DIA DO RIO


Nesta segunda (15/04) Piracicaba comemora o Dia do Rio.  A Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental- NEA e em parceria com o Consórcio PCJ e Arcelor Mittal, preparou uma série de atividades sócio educativas para comemorar a data o evento que acontece a partir das 9 horas na Área de Lazer do Trabalhador, localizada na Av. Jaime Pereira, s/nº.
O evento contará com a presença do secretário do Meio Ambiente, Rogério Vidal; Francisco Carlos Castro Laroz, secretario executivo e Guilherme Valarini  Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, funcionários da Arcellor Mittal e alunos da EM Aracy de Moraes Terra.
Dentro das atividades para as comemorações do Dia do Rio estão:  

15/04 – 9hs - LANÇAMENTO DA CAMPANHA NO EVENTO DO DIA DO RIO PIRACICABA- SEDEMA - Local:  Área de Lazer do Trabalhador, sito a Av. Jaime Pereira, s/nº

21/04 – 12 às 17hs – 1º DIA DE ATIVIDADES DA CAMPANHA RIO VIVO – Largo Casarão do Turismo-SETUR e SEDEMA

- Trilha do Rio (2) – Trecho do Casarão até a Ponte do Morato,
- Trilha do Pq. da Rua do Porto
- Dinâmica “A Bacia em Mim”
- Pique do Lixo
-Caça ao Tesouro
-Arremesso do coco

DIA DO RIO -  Instituído pela força da Lei municipal  5012/01 de autoria da ex vereadora Laurisa Cortellazzi e desde então faz parte do calendário festivo da cidade.  

CAMPANHA RIO VIVO
O complexo da Rua do Porto, além do turismo de gastronomia, tem um potencial para que sejam desenvolvidas atividades de percepção ambiental e que estimulem a convivência harmônica entre a população e o Rio Piracicaba.   O espaço oferece ainda, possibilidades para atividades que estimulem as pessoas a usufruir de forma sustentável do Rio, através do turismo de contemplação da Natureza, principalmente do ecossistema ribeirinho e do turismo de aventura.
O nível de qualidade ambiental do espaço e a satisfação da população, seja local e/ou visitante, são premissas básicas para o desenvolvimento do Turismo de Natureza.
A Campanha Rio Vivo, uma proposta de parceria entre as secretarias de Turismo e Meio Ambiente, visa ações que estimulem a consciência ambiental, como práticas educativas com moradores locais e turistas.
Os objetivos da Campanha são:  incentivar o turismo de natureza no complexo turístico do Rio Piracicaba; desenvolver ações de sensibilização que estimulem o prazer da contemplação e a sensação de pertencimento, o que favorece a conservação do meio; estimular práticas sustentáveis que favoreçam mudanças de comportamento, principalmente em relação ao lixo produzido;  Disciplinar as atividades desenvolvidas no complexo da Rua do Porto a fim de minimizar os efeitos da poluição e melhorar o aspecto da paisagem e o equilíbrio ecossistêmico.

CONSÓRCIO PCJ
O Consórcio PCJ possui parceria com 15 viveiros no fornecimento de mudas para os projetos de reflorestamento ciliares nas Bacias PCJ. Pelo Acordo de Cooperação que o Consórcio PCJ possui com os viveiros, a entidade fornece apoio no fornecimento de insumos (saquinhos, sementes, ferramentas, dentre outros) voltados à produção, além do intercâmbio de informações e em contrapartida recebe as mudas nativas que serão utilizadas em projetos de reflorestamento em áreas de matas ciliares nas Bacias PCJ.                                       O Programa de Proteção aos Mananciais da entidade já plantou 3,7 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água. Através dessas parcerias o programa já forneceu nos últimos cinco anos, aproximadamente 700 mil saquinhos plásticos e mais de 800 kg de sementes de espécies nativas aos viveiros.                                                  Para o evento de Piracicaba o Consórcio fornecerá as mudas para o plantio.

DIA DO RIO : local -  Área de Lazer do Trabalhador (av. Jaime Pereira, s/nº)          ( ponto de referência) : pista de skate (próx. às quadras);                                               Dia e Hora:  segunda-feira (15/04)  horário: 8:30 horas
Contamos com sua presença

Nenhum comentário:

Postar um comentário