segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sedema promove evento festivo para comemorar o Dia do Rio


Para comemorar o Dia do Rio Piracicaba, a Secretaria Municipal
de Defesa do meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental-NEA, em parceria com o Consórcio PCJ e a empresa ArcelorMittal, promoveram um evento festivo na área de lazer do Trabalhador na manhã desta segunda-feira (15/04).
O evento contou com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, Rogério Vidal, secretário de Defesa do Meio Ambiente; Wlamir Schiavuzzo, presidente do Semae; Francisco Carlos Castro Laroz, secretário executivo do Consórcio PCJ; Guilherme Valarini, coordenador de Projetos do PCJ; Ilton Pretti Zamprogno, gerente de RH e Meio Ambiente da ArcelorMittal.

O Prefeito Gabriel Ferrato exaltou as ações sócio educativas concretas promovidas pelo NEA que objetiva conscientizar as crianças, “adultos de amanhã” que terão papel importante na preservação do Rio Piracicaba. O secretário Rogério Vidal, relembrou um pouco da história da luta da cidade para proteger seu cartão postal.  Representando o Consórcio PCJ, Francisco Laroz, agradeceu o convite da Sedema para estar aqui para esta homenagem mais que merecida ao “o rio mais guerreiro que eu conheço”, comentou ele, “que abastece mais de 9 milhões de pessoas na grande São Paulo”.

A equipe do NEA: Elisabeth Salles Nunes e Gisele Barion no comando da comemoração do Dia do Rio promoveu um plantio de mais de cem árvores no local junto com professores e cerca de 55 alunos da escola EM Aracy de Moraes Terra, do bairro Água Branca.

Aproveitando a data festiva, o NEA comunicou o lançamento da “Campanha Rio Vivo” que será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Turismo através de ações que estimulem a consciência ambiental com práticas educativas com moradores locais e turistas, através de atividades que estimulem as pessoas a usufruir de forma sustentável do Rio, como por exemplo: o turismo de contemplação da Natureza, principalmente do ecossistema ribeirinho e do turismo de aventura.

O complexo da Rua do Porto, além do turismo de gastronomia, tem potencial para que sejam desenvolvidas atividades de percepção ambiental que estimulem a convivência harmônica entre a população e o Rio Piracicaba. A campanha prevê ainda ações com o objetivo de disciplinar as atividades desenvolvidas no complexo da Rua do Porto a fim de minimizar os efeitos da poluição e melhorar o aspecto da paisagem e o equilíbrio ecossistêmico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário