terça-feira, 2 de abril de 2013

Fumaça preta: começa nesta terça inspeção de veículos da frota oficial


A Sedema iniciou nesta terça-feira (02/04) a inspeção dos veículos da frota municipal oficial movidos a diesel para identificar se há algum acima do índice permitido pelas normas brasileiras de até 40% de emissão de poluente, conhecido como fumaça preta, numa escala de cinza de 0 a 100%.
A medida é um dos procedimento de controle de poluentes para atender as diretivas relacionadas à qualidade do ar, estabelecida pelo Programa Município Verde e Azul (PMVA), do governo Estadual, .
De acordo com Reinaldo Rabelo, chefe de fiscalização da Sedema, no ano passado foram verificados 200 veículos e 18 deles estavam desregulados, com emissão além do limite, sendo 9 com fumaça 60% e outros 9 com 80%, segundo o Cartão de Fumaça Tipo Ringelmann usado nas avaliações. “As secretarias relacionadas foram notificadas e fizeram a revisão necessária”, disse ele.
Este ano, segundo Reinaldo, as empresas terceirizadas, que prestam serviço ao município, também terão de se submeter à regra estabelecida pelo Selo Verde e Azul nesse quesito. O trabalho está sendo realizado por seis fiscais e deve durar duas semanas.
José Orlando de Almeida, interlocutor do município pelo Selo Verde e Azul junto ao Estado, disse que a segunda vistoria veicular acontecerá em setembro, já que em outubro as planilhas com os resultados obtidos devem ser encaminhadas à Secretaria Estadual do Meio Ambiente para compor os índices de evolução ambiental da cidade. “Após cada inspeção, a Sedema coloca o selo “inspecionado” no veículo, para garantir transparência no procedimento”, explicou.
Ao longo do ano, são realizados outros procedimentos protocolares para cumprir as exigências do PMVA, como monitoramento da qualidade da água, do lixo, entre outros. Piracicaba conquistou o selo em 2009 e 2012. “Nossa meta é cumprir todas as exigências do programa e garantir o selo para a cidade neste ano. Independente disso, a Sedema tem trabalhado em todas as frentes ambientais para melhorar a qualidade de vida na cidade”, disse o secretário do Meio Ambiente Rogério Vidal.

Autor - CCS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário