segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sedema promove visita aos locais de recebimento de resíduos

Como parte das atividades preparatórias para a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que acontece no sábado (29/06), a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, promoveu uma visita monitorada aos locais de recebimento de resíduos da cidade no ultimo sábado (22/06).

Entre os participantes estavam, representantes de entidades e da sociedade civil, alunos do curso de gestão ambiental da ESALQ, professores de escola pública e universidade.  A visita monitorada teve a coordenação de técnicos da Sedema e os interessados tiveram a chance de conhecer in loco algumas das ações do governo municipal e da iniciativa privada para recebimento e destinação de resíduos sólidos.

Os visitantes estiveram na Central de Resíduos da Prefeitura localizada no Bairro Ondinhas, para onde são encaminhados pneus, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e eletro eletrônico recolhidos na cidade para serem encaminhados para as recicladoras. 
Entre os participantes, um professor colombiano, da Universidade Distrital de Bogotá, Faculdade de Ciências Ambientais, Jair Preciato Beltran acompanhado do professor da área de planejamento urbano da UNESP, Roberto Braga que analisou de forma positiva a iniciativa e a oportunidade que ele estava tendo de poder conhecer o sistema de gerenciamento de resíduos em Piracicaba. O professor avaliou de forma positiva em muitos aspectos com relação a outros municípios, mesmo sabendo que a cidade deverá avançar em muitos pontos.

Outro professor, de Geografia, Wellington Inácio, leciona em cinco escolas no município: Bosques do Lenheiro, Barão do Rio Branco, Felipe Cardoso, Carolina
Mendes Thame e Comendador Luciano Guidotti, fez questão de participar e ressaltou a importância deste trabalho que deveria ser ampliado para auxiliar na conscientização da população.

A Cooperativa Reciclador Solidário que conta com o apoio da Prefeitura, recebeu a visita dos participantes e foram recebidos pela presidente dos cooperados Ednalva Inês Correia Souza. O funcionário da Prefeitura, Adilson Pereira, expôs as dificuldades enfrentadas pelo setor. Ele citou que a falta de informação da população, com relação à qualidade do material separado que dificulta a comercialização –


 “muitas pessoas não sabem, mas a qualidade, o estado em que o material chega ao reciclador influencia na comercialização”. Citou também a quantidade de resíduos domésticos descartados junto com os recicláveis e também muitos materiais que não são passíveis de comercialização. Lembrou que a Cooperativa comercializa: plástico, vidro, papel, papelão", finalizou Adilson. 

Erich Burger e Guilherme Salata, administradores da empresa Recicleiros localizada no Brooklin em São Paulo, que desenvolve e gerencia projetos sócio ambientais, com ênfase em resíduos, aproveitaram a estadia na cidade, se interessaram para conhecer de perto, pelo conhecimento que tinham sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos em Piracicaba. Acharam interessante o gerenciamento de resíduos sólidos e os ecopontos.  Quanto à Cooperativa Reciclador Solidário, pela experiência deles em visita a muitos outros locais, comentaram sobre a similaridade de problemas apresentados aqui, encontrados em muitas outras cidades.
Na área de resíduos da Construção Civil, os interessados conheceram um dos cinco ecopontos instalados na cidade, no Bairro Monte Rei.  Nestes locais, a população pode descartar até um metro cúbico de RCC, além de pilhas, baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes, materiais recicláveis, pneus. A visita se estendeu até a empresa Ciclo Ambiental, uma recicladora particular de resíduos da Construção Civil, entre eles, concreto, tijolo, cimento entre outros. O diretor Carlos Eduardo Fischer Dutra, expôs detalhes do processo e comentou que a empresa recebe cerca de 90 caçambas/dia.
O último local visitado foi a Stap Metalúrgica Ltda., uma empresa concebida desde a sua construção de forma sustentável.  Seu diretor José de Jesus Vaz, explicou que desde a planta aproveitou a declividade do terreno, movendo o mínimo de terra, a construção com corte promovendo a iluminação e ventilação naturais e aproveitamento da água de chuva, entre outras medidas sustentáveis.
O empresário apresentou aos visitantes algumas medidas simples adotada pela empresa que fazem grande diferença:
- recipientes instalados junto das máquinas que recolhem óleo das máquinas e das peças e que são reutilizados posteriormente.
- o uso de toalhas para e limpar as máquinas que depois são lavadas e reutilizadas ao invés de estopa que são descartadas junto com o lixo.
- outra medida sustentável é a separação correta de resíduos de matéria prima e a destinação correta destes resíduos para a reciclagem.   

- a empresa possui ainda recipientes para descarte de matérias recicláveis para a coleta seletiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário