quinta-feira, 4 de julho de 2013

1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Sob o tema Política Nacional de Resíduos Sólidos, representantes da sociedade civil, empresários, estudantes e poder público participaram durante todo o dia do último sábado (29/06) da 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento, realizado no anfiteatro da EEP,  encerrou as conferências livres iniciadas em abril em diversos bairros do município que propiciaram a participação efetiva de todos os segmentos da sociedade para discutir e conhecer a gestão de resíduos no município de Piracicaba.

A abertura dos trabalhos contou com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato; do  secretario de
Meio Ambiente, Rogério Vidal; do Deputado Federal Mendes Thame;  do vereador Carlinhos da Balbo, representando a Câmara Municipal; Professor Antonio Carlos Copatto, diretor executivo da EEP; do presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente – Condema, Renato Morgado e de Angelo Frias Neto, presidente da ACIPI, representando o setor empresarial.

Para o prefeito Gabriel Ferrato o evento “é um marco na cidade, uma grande oportunidade para podermos contar com a participação da sociedade nas ações da administração. Piracicaba é pioneira na elaboração de um programa de gerenciamento dos resíduos. Devemos aproveitar as questões levantadas e montarmos uma comissão para a revisão do Plano Municipal de Gerenciamento de resíduos. 

Cerca de 150 pessoas participaram das discussões divididas em quatro eixos temáticos:  Produção e Consumo Sustentável, Redução de Impacto Ambiental, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental. De acordo com o secretário Rogério Vidal, a Conferência proporcionou uma grande oportunidade para ampliarmos as discussões e envolvermos a sociedade. Além disso, com as prévias tivemos a oportunidade de dar visibilidade aos programas municipais ligados ao gerenciamento de resíduos.

O Deputado Mendes Thame elogiou a iniciativa. “ Nada mais oportuno do que este encontro para se debater as políticas públicas para o Meio Ambiente. Paradoxalmente o ser humano existe há centenas de milhares de ano, mas as discussões sobre as questões relacionadas ao meio ambiente são muito recentes, cerca de 50 anos. Para Thame “ as questões ambientais devem ser vistas e discutidas sobre três eixos: ambiental, social e econômico de forma viável, correta e justa”. 

Na abertura dos trabalhos, o tema central “Política Nacional de Resíduos Sólidos” foi apresentado pela professora da ESALQ –USP,  Adriana Nolasco, que ressaltou os principais pontos e a adequação à lei que deve entrar em vigor em 2014 .

Depois desta apresentação os participantes se dividiram de acordo com cada um dos eixos temáticos escolhido previamente na inscrição. Depois de discutidas amplamente, as propostas tiradas de cada grupo  foram votadas.  Metade destas propostas, de cunho municipal, têm como objetivo contribuir para o município avançar ainda mais com relação à destinação dos resíduos sólidos.  A outra metade, de âmbito geral, deverão ser encaminhadas à Conferência Estadual que deve acontecer em agosto.

Em outro momento, ainda durante a conferencia, foram eleitos delegados representando a
sociedade civil, o poder público e o setor empresarial. Pelo poder público foram eleitos dois funcionários da Sedema: o gestor ambiental Bruno Delarole e o engenheiro do setor de gerenciamento de resíduos Ludmar Romanini. 

No balanço final, o secretario Rogério Vidal, comentou que ainda temos duas questões que precisam avançar com relação a Política Nacional de Resíduos Sólidos: a implantação da política reversa, para que as empresas recebam de volta o descarte dos produtos que hoje ainda estão sob a responsabilidade do município. Outro ponto importante, lembrou Vidal, é com relação a proibição dos lixões a partir de 2014 “com certeza serão problemas para os municípios menores. Temos que pensar no assunto de forma regional. Dentro desse tema, temos que pensar e rediscutir inclusive a lei que proíbe Piracicaba de receber lixo de outros municípios.


O evento encerrou às 17 horas e na avaliação final do secretário, o balanço do evento foi positivo: um bom número de participantes e a qualidade contribuíram muito para a discussão das questões levantadas nas prévias que antecederam a Conferencia. Este resultado será importante para a Conferencia Estadual. O município está tornando- se referencia na gestão de resíduos porque conta com o plano muito antes da Política nacional de Residuos Sólidos. Com a implantação da usina de residuos, fecharemos o que compete ao município. O que precisamos é investir na qualidade, finalizou Vidal.   












Nenhum comentário:

Postar um comentário