quinta-feira, 4 de julho de 2013

Poda da Sapucaia recebe cuidados especiais

Na terça-feira (09/07) uma das árvores mais importantes da cidade, deverá ser podada pelos técnicos da Sedema – a Sapucaia.  Localizada na Avenida Independência, a árvore centenária, pela sua importância, desde 2009 é protegida por lei, através do decreto nº 13.354 de 19/11/2009 que a declarou imune ao corte. 

Segundo Carlos Ambrosano, do setor de arborização da Sedema, esta poda pela sua particularidade, antes da sua programação, passou por todas as tramitações legais, inclusive com oficio enviado a pela Sedema através do Oficio 62/13 –ARB em maio deste ano ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba – Codepac. Só agora, com a autorização formal, a poda realizada nesta terça feira, a partir das 07h30min da manhã e mesmo assim será acompanhada, além dos técnicos da Sedema, por um representante do Codepac. 

Sobre a poda da Sapucaia, Ambrosano explicou que a “a intenção é interferir o mínimo possível, apenas alguns galhos para que possamos atender à solicitação formal da Semuttran através do ofício nº 168/DER/SEMUTRRAN/GST encaminhado pelo Departamento de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Transito e Transporte.

No ofício enviado à Sedema, a Semuttran justifica o pedido: “para que seja possível estabelecer uma visibilidade total de grupo semafórico teríamos que realocá-lo para uma distancia de 25 metros da Rua Moraes Barros. Considerando essa distancia e uma velocidade inicial do veículo de 15 km/h para sair da linha de retenção quando o sinal estiver vermelho, tal distancia seria percorrida em um tempo de 6 segundos. Considerando que o limite seguro da fase amarela é de no máximo 5 segundos, estaríamos elevando o potencial de acidentes em cerca de 20%. Isso sem considerar que muitos veículos entrariam nesse trecho a ser percorrido após a fase amarela já ter sido iniciada, a qual elevaria ainda mais o risco de acidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário