terça-feira, 23 de julho de 2013

Nasce no Zôo mais um exemplar de Cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus)

 A equipe de funcionários do Zoológico de Piracicaba comemora o nascimento de mais um exemplar de Cervo do Pantanal. O filhote pertence ao casal de cervos “JJ ‘’e “Jaqueline” formado no final de 2011 através do Programa de Conservação em Cativeiro do Cervo-do-Pantanal.
O primeiro filhote, uma fêmea, nascida em 2012, foi criada pelos pais e está no recinto em exposição. Este segundo filhote, um macho, nasceu no dia 10 de junho com 4Kg aproximadamente e após alguns dias na maternidade sob os cuidados da mãe e supervisão dos técnicos do Zôo ele foi solto no recinto com os outros cervos.
O cervo-do-pantanal é o maior veado da América do Sul. Vive nas regiões pantanosas e

ao longo das bordas das florestas do Brasil, Uruguai, Paraguai e Guianas. Os cascos desse animal podem ficar completamente abertos e as duas metades em que eles se dividem se mantêm unidas por uma membrana interdigital. Esses cascos evitam que o animal afunde no lodo. O cervo-do-Pantanal tem uma galhada bifurcada, com cinco pontas em cada haste. É muito arisco e esconde-se durante o dia. À noite, vai para as clareiras em grupos de cinco ou mais para alimentar-se de capim, juncos e plantas aquáticas. O cervo freqüentemente entra na água. Ao contrário da maioria dos outros antílopes, os machos não lutam pela posse das fêmeas.
Embora sua carne não sirva para comer, o cervo-do-Pantanal é caçado por causa do seu couro e da galhada. Os índios da América do Sul preparam vários tipos de remédio com a galhada do cervo-do-Pantanal, desde uma "poção do amor" até uma mistura par facilitar o parto. 
O Cervo do Pantanal é uma espécie ameaçada de extinção que vem sofrendo séria redução em seu habitat, especialmente relacionado à construção de usinas hidrelétricas, que afetam as várzeas dos grandes rios, ambiente ocupado pela espécie, afetando de maneira importante as populações remanescentes.
Dentro desse contexto, a conservação desta espécie passa a depender não só da reprodução em cativeiro para ajudar na sua preservação, mas também salientar através da Educação Ambiental e dos Programas de Conservação a importância da preservação da fauna.

CURIOSIDADES:



ALTURA: Até 1,2 m
PESO: 100 a 150 kg
COR: castanho brilhante no verão, marrom-avermelhada no inverno
CRIA: um filhote por ano
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 9 meses
HABITAT: Vive perto da água, deslocando-se bem sobre terrenos pantanosos devido à estrutura de seus cascos. 
HÁBITOS: diurnos. 
ALIMENTAÇÃO: herbívoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário