terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sedema busca tecnologia para auxiliar no diagnóstico das árvores.





Desde o inicio do mês de outubro a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema agregou tecnologia para auxiliar no diagnóstico das condições fitossanitárias das árvores: a ultrassonografia.

Esse recurso deverá auxiliar o técnico do chegar a um diagnóstico mais preciso na vistoria das árvores de Piracicaba e na avaliação das condições de risco eminente de queda.  “O equipamento”, explicou o engenheiro Rubem Barreto, da empresa tercerizada, “é um aliado na localização de riscos nas espécies arbóreas, possibilitando o monitoramento interno para apontar algum t ipo de lesão não diagnosticada pelos métodos tradicionais na vistoria técnica. E isso deverá ajudar a secretaria na tomada de decisão de cortar ou não cortar. Se o risco for previsto antes da queda poderá evitar danos às pessoas e ao meio ambiente”.
O engenheiro explicou que “o trabalho de ultrassonografia consiste na colocação de uma cinta que mede o diâmetro da árvore, e por cima são colocados os sensores plugados ao equipamento ligado ao notebook.      Segundo Barreto, o número de sensores varia de acordo com o diâmetro da árvore e o resultado do exame é exibido na tela do computador em poucos minutos.   
Por mês, de acordo com o secretário, Rogério Vidal, deverão ser feitas 50 avaliações, ou 600 ultrassonografias por ano. “A zona urbana da cidade ganhou mais de cem mil árvores nos últimos anos e este trabalho será muito importante para auxiliar o setor de arborização da Sedema. O trabalho de ultrassonografia  deverá agilizar a vistoria, apontar o estado de saúde das árvores e determinar ações preventivas que poderão proporcionar maior longevidade da espécie”

Vidal comentou que “um dos fatores determinantes para a escolha de árvores que deverão ser analisadas é prioritariamente a localização de risco, como por exemplo, áreas de grande fluxo de pessoas, espécies com suspeita de problemas fitossanitários e algumas espécies notórias da cidade”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário