segunda-feira, 28 de abril de 2014

Bichos se divertem com os ovos de Pascoa no Zoológico!!




  Com o objetivo de promover o bem estar animal através do Enriquecimento Ambiental, a equipe do Zoológico, promoveu mais uma ação no último sábado: a Pascoa dos bichos.
Com clima de festa, ovos feitos com argila e pintados com tintas (ambas não tóxicas), recheados de carne e frutas, de acordo com o hábito alimentar e o tamanho de cada espécie, foram distribuídos para os habitantes do Zôo.
Segundo a veterinária Marianna Ricciardi Curi, a "Páscoa dos animais” atrasada do Zôo foi proposital para não ter vínculo com nenhuma religião e também para que as pessoas, que tinham compromisso com suas famílias no feriado, participem da entrega dos ovos.

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL
Na prática o enriquecimento ambiental consiste na introdução de variedades criativas nos recintos a fim de contribuir com o bem-estar dos animais cativos, criando um ambiente interativo que permita ao animal de cativeiro apresentar um comportamento natural, preocupando-se com a necessidade fisiológica (crescer e reproduzir-se livre de doenças e ferimentos), psicológica (conforto, livre de medo e fome) e comportamental (manter o animal em um ambiente próximo ao natural). Porém, é de suma importância ressaltar que o tipo de enriquecimento utilizado deve ser apropriado a espécie em questão, para garantir não só a segurança dos animais como do público. Sendo assim, as diferentes técnicas de enriquecimento utilizadas podem ser divididas em cinco grandes grupos:

FÍSICO

Está relacionada à estrutura física do recinto, ao ambiente onde os animais estão inseridos. Desta maneira consiste na introdução de aparatos que deixem os recintos semelhantes ao habitat de cada uma das espécies. Para tal podem ser inseridas vegetações, diferentes substratos (como terra, areia, grama ou folhas secas), estruturas para se pendurar ou se balançar (como cordas, troncos ou mangueiras de bombeiro) entre outros.


SENSORIAL
Amplamente utilizado este tipo de enriquecimento consiste na estimulação dos cinco sentidos dos animais: visual, auditivo, olfativo, tátil e gustativo. Sons com vocalizações, ervas aromáticas, urina e fezes de outros animais (com acompanhamento periódico, através de exames coproparasitológicos) são exemplos de enriquecimento ambiental sensorial.

COGNITIVO
Dispositivos mecânicos (“quebra-cabeças”) para os animais manipularem são maneiras de estimular suas capacidades intelectuais.
 
SOCIAL
Consiste na interação intra-específica ou inter-específica que pode ser criada dentro de um recinto. Os animais têm a oportunidade de interagir com outras espécies que naturalmente conviveriam na natureza ou com indivíduos de mesma espécie.

ALIMENTAR
Na natureza, quando estão com fome os animais precisam procurar pelo seu próprio alimento, vivendo desta maneira em um ambiente amplamente dinâmico; porém em ambientes cativos eles têm seus alimentos oferecidos diariamente, o que lhes assegura a sobrevivência.
O enriquecimento é importante, pois proporciona uma atividade maior ao animal, diminui comportamentos não naturais (arrancar penas, roer grades, comer fezes), diminui o estresse, o que facilita o manejo pelo tratador e reduz a ocorrência de doenças, além de proporcionar um interesse maior do visitante pelo animal.

Alimentos que não constam na dieta habitual do cativeiro podem ser oferecidos aos animais esporadicamente, como frutas da época, por exemplo. Variações na maneira como estes alimentos são oferecidos (inteiros, escondidos ou congelados), na frequência (diariamente ou não) e no horário (manhã, tarde ou noite) são maneiras de se enriquecer animais em zoológicos.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Neste sabado (26/04) tem "Ovos de Páscoa" no Zoológico!!


Dando continuidade as ações do Zoológico de promover o bem estar animal através do Enriquecimento Ambiental, acontece nesse sábado, ( 26/04) a partir das 11hs a equipe do Zoo promove atividades com "Ovos de Páscoa" para os animais do Zôo.

Segundo a veterinária Marianna Ricciardi Curi,  a "Páscoa dos animais " atrasada do Zoo foi proposital para não ter vínculo com nenhuma religião e também para que as pessoas, que tinham compromisso com suas famílias no feriado, participem da entrega dos ovos.

Os ovos foram feitos com argila e pintados com tintas (ambas não tóxicas), e serão recheados de carne e frutas, de acordo com o hábito alimentar e o tamanho de cada espécie.

Contamos com sua participação— Zoológico Municipal de Piracicaba

Sedema promove plantio de 2248 na área da APTA


Durante este mês de abril a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema, através da equipe do Viveiro Municipal, está realizando um plantio de na área da APTA – Agencia Paulista de Tecnologia de Agronegócios, polo Regional Centro Sul Piracicaba, localizada na Rodovia SP 127, km 30, no bairro Vila Fátima. Até o momento 2.248 novas árvores foram plantadas.

O local de plantio é próximo ao Córrego Guamium.  Segundo a responsável pelo Viveiro, Clementina Rossini, as mudas variam de 50 cm a um metro de altura e entre as espécies escolhidas estão mudas de tamboril, aroeira, alecrim de campina, açoita cavalo, farinha seca, jenipapo, ipê roxo, cabreuva.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Coleta de lixo domestico emergencial nesta quarta-feira (23/04)

A Prefeitura de Piracicaba informa que a coleta de lixo orgânico hoje (23/04) será executada nos seguintes bairros: Dois Córregos, Vila Prudente, São Francisco, Pq. Taquaral, Santa Rita, Pq. Nossa Sra. Das Graças, Jd. Taiguara, Jd. Maria Claudia, Pq. Bela Vista, Residencial Paineiras, Artemis, Lago Azul e Mário Dedini.
 

Núcleo de Educação Ambiental vai passar por reforma



Piracicaba, 18 de abril de 2014 - A Secretaria de Turismo (Setur) e a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) estão coordenando a obra que teve início esta semana, no espaço que abriga o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e Centro de Atendimento ao Turista, dentro do Parque do Mirante, e ao lado do Aquário Municipal (av. Maurice Allain, s/nº).
O local passará por reforma estrutural e ganhará um minianfiteatro, que pretende suprir a necessidade de adequação do espaço para exposições, exibições de filmes e realização de eventos. Com investimento de R$ 116,5 mil, a obra, de responsabilidade do Contisa Construções e Comércio, empresa de Araras que venceu o processo licitatório, teve início no dia 16 de abril.
O espaço passará pelas seguintes alterações estruturais: troca do piso interno e externo; pintura das paredes internas e externas; retirada do gesso do teto; implantação de uma sala de projeções, com divisórias para instalação de poltronas fixas e sala específica para reuniões e eventos. Já nos banheiros, além da troca do piso e da pintura das paredes, haverá adaptações para pessoas com necessidades especiais.
A obra prevê uma melhoria do espaço para as atividades do NEA/SEDEMA e a implantação de um novo Centro de Atendimento ao Turista, que oferecerá um serviço de receptivo turístico, com informações sobre passeios e atrativos turísticos da cidade e infraestrutura turística (hospedagem, alimentação, etc). O uso do espaço será compartilhado entre as secretarias Setur e SEDEMA, mas também poderá receber eventos, atividades e projetos de outras secretarias ou instituições, conforme disponibilidade do espaço.
De acordo com o edital de licitação, o prazo para finalização da obra é de três meses e meio, e um dos objetivos principais desta reforma é aumentar o número de visitantes e valorizar este importante ponto turístico da cidade.
Este projeto faz parte do Plano de Governo do prefeito Gabriel Ferrato, e do PPA da Setur, dentro do programa infraestrutura turística, com objetivo de revitalizar os espaços públicos para visitação e realizar manutenções nos parques urbanos e rurais turísticos.
 Mariana Gandolfi - MTB 53.743- Assessoria de Imprensa - Secretaria de Turismo


terça-feira, 22 de abril de 2014

SEDEMA ionforma: Coleta Domiciliar DIURNA emergencial desta terça-feira ( 22/04)



A Prefeitura de Piracicaba informa que a coleta de lixo domestico emergencial desta terça-feira (22/04) está sendo executada nos seguintes bairros: Vila Cristina, Santa Terezinha; Boa Esperança, Parque Primeiro de Maio; Ipanema; Astúrias, Maracanã, Piracicamirim, Condomínios do Campestre, Esalq; Monte Alegre; Tupi. 

Filhotes para o repovoamento do Rio Piracicaba já estão separados


A data da soltura ainda foi agendada aguardando as condições da água e as condições climáticas melhorarem 

O secretário do Meio Ambiente, Rogerio Vidal, secretario Rogério Vidal conversou na tarde desta terça-feira (22/04) com o representante da AES Tietê, o analista ambiental, Silvio Carlos Alves dos Santos, sobre o repovoamento extraordinário do peixes no Rio Piracicaba.  O analista informou ao secretário que a soltura de filhotes não foi agendada, porque as condições da água e as condições climáticas ainda não estão adequadas para isso.
Em março, o secretário se reuniu pela primeira vez com os técnicos e analistas ambientais da AESTietê, uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do Brasil.  A empresa promove anualmente a soltura de 2, 5 milhões de alevinos provenientes dos reservatórios próprios localizados na usina da Barra Bonita e também da Usina Promissão.
Na ocasião, os analistas se encarregaram de obter um remanejamento de filhotes de outros lugares para obter uma quantidade significativa para soltura no Rio Piracicaba e promover este repovoamento extraordinário.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

COMUNICADO



COMUNICADO

A Prefeitura de Piracicaba informa que para hoje estão em operação seis caminhões para coleta de lixo nos seguintes bairros: Santa Terezinha, Jardim Castor, Jardim Taiguara, Jardim Boa Esperança, Jardim Dom Bosco, Guamium, Areião, Santa Rosa, Capim Fino, Água Santa, Mario Dedini, Jardim Gilda, Balbo, Algodoal, Vale do Sol, Residencial Parque Piracicaba, Parque das Águas, Jardim Planalto, Jardim Glória, Jardim Ibirapuera, Matão, Bosques do Lenheiro e Altos do Piracicaba.

terça-feira, 15 de abril de 2014

CHUVA FORTE PRESENTEIA O RIO NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO.

 Depois de longa estiagem, o Rio Piracicaba comemora seu dia com muita chuva

A forte chuva que caiu durante foi muito exaltada pelos presentes que compareceram ao evento que comemorou nesta terça-feira, (15/04), o Dia do Rio Piracicaba. O evento que aconteceu em frente ao Casarão do Turismo é fruto da parceria entre o Núcleo de Educação Ambiental (NEA/SEDEMA), o Consórcio PCJ e a empresa ArcelorMittal.

O Prefeito Gabriel Ferrato, que também é o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ, comentou que a estiagem histórica causou um grande desastre ao rio este ano que o fez agonizar, agradeceu a todos os gestores que trabalham incansavelmente para sua preservação.  

Entre os presentes, a bióloga Gisele Barion representou o secretário Rogerio Vidal, Rose Massaruto, secretária de Turismo, Eliete Nunes, Secretaria de Desenvolvimento Social, Walter Godoy dos Santos, do Emdhap, representantes da Comissão de eventos cívicos, entre eles Dona Isaura F. Bonatto, sr. Moacir, vereadores, o subtenente Jorge Luís, chefe do Tiro de Guerra, professoras Eloisa, Meire, Luciana e Silvia e alunos da escola Taufic Dumit.
O ator Daniel Valin apresentou duas
performances em homenagem ao rio: na primeira, como o Capitão Antônio Correia Barbosa, contou um pouco a história da cidade no entorno do Rio e outra, caracterizado como o próprio rio, numa linguagem corporal demonstrou a importância do rio em nossas vidas. Naiara Teodoro do Núcleo de Educação Ambiental contou às crianças uma lenda sobre o Rio Piracicaba.  
A dupla Pedro e Pedrinho apresentaram a música Rio de Piracicaba, de autoria de Lourival dos Santos, Tião Carreiro, Piraci.  
No final do evento os alunos da escola Taufic Dumit entregaram ao Prefeito “o folder” criado por eles para conscientizar a todos sobre a preservação daquele que é considerado o cartão postal da cidade.

Dia do Rio Piracicaba


O evento faz 
parte do calendário festivo da cidade desde 2002. O Rio Piracicaba, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade recebe cerca de 5 mil visitantes por final de semana. A maioria deles passa pela tradicional Rua do Porto, onde restaurantes servem pescados às margens do rio. Vale lembrar que o rio abastece mais de 9 milhões de pessoas na grande São Paulo.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

SEDEMA comemora Dia do Rio Piracicaba nesta terça-feira


A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente - Sedema comemora nesta terça (15), o Dia do Rio Piracicaba.
O evento acontece a partir das 8h30 no entorno do Casarão do Turismo é fruto da parceria entre o Núcleo de Educação Ambiental (NEA/SEDEMA), o Consórcio PCJ e a empresa ArcelorMittal, contará com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato; do secretário do Meio Ambiente Rogério Vidal; do presidente do Semae, Wlamir Schiavuzzo e também dos representantes do Consórcio PCJ e da Acellor Mittal.
Como parte das comemorações, haverá plantio de uma árvore da espécie Tamboril, além de apresentações da dupla Pedro e Pedrinho e do ator Daniel Valin.

Dia do Rio Piracicaba
O evento faz parte do calendário festivo da cidade desde 2002. O Rio Piracicaba, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade recebe cerca de 5 mil visitantes por final de semana. A maioria deles passa pela tradicional Rua do Porto, onde restaurantes servem pescados às margens do rio. Vale lembrar que o rio abastece mais de 9 milhões de pessoas na grande São Paulo

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sedema conclui nova etapa de melhorias do Parque da Rua do Porto

A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema concluiu mais uma etapa de melhorias no Parque da Rua do Porto.

Este novo investimento contemplou o recape da pista de caminhada em diversos pontos com desgaste, a construção de passeios externos, a troca parcial de alambrados no bolsão principal, a instalação de bicicletário e desassoreamento do lago (retirada de terra vindas da galeria pluvial).

O investimento municipal foi de R$ 104 mil.

O Parque da Rua do Porto, com 142 mil metros quadrados com área verde, com equipamentos variados recebe pessoas de todas as idades:  abriga pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, academia para cadeirantes, um teatro de arena e abriga também pedalinhos.

Além dos piracicabanos, o parque é considerado um ponto de encontro de turistas, pela proximidade com os bares e restaurantes da Rua do Porto. No local são realizadas ainda, aulas e competições de canoagem.

Cronograma das melhorias executadas no Parque da Rua do Porto:  


 2006 – reconstrução total da pista de caminhada
2009 – instalação da academia ao ar livre e construção do novo acesso pela avenida Antônio Correa Barbosa. Manutenção de escada, passeio e iluminação
2010 – instalação de novos brinquedos – modelo tubular
2011 – melhoria de iluminação, reconstrução parcial dos alambrados, manutenção dos sanitários. Instalação de academia ao ar livre para cadeirantes e construção de novos sanitários.



2012 – melhoria de iluminação e instalação de quiosques.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sedema finaliza obras na área verde do Areião

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, concluiu a obras na área verde
do Areão.  Entre as intervenções realizadas pela Sedema estão: instalação de 16 luminárias que deverão contribuir para a segurança dos moradores que utilizam o acesso da Av. Conde do Pinhal do bairro Areão. A obra incluiu ainda a construção de passeios com extensão de 305,10 m2 e também a instalação de um corrimão com 30 metros.

Academia ao livre inaugurada no Vila Industrial






Na última sexta-feira 04/04, mais um bairro foi contemplado com uma academia ao ar livre: Vila Industrial.

O espaço agregado ao centro de lazer “Irmão Alcântara”, localizado na rua João Lordelo, foi entregue pelas secretarias de Defesa do Meio Ambiente- Sedema e Esportes -Selam, entregam nova academia de ginástica ao ar livre. Dessa vez o bairro contemplado é o Vila Industrial.

O evento contou com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, Rogerio Vidal secretário de Meio Ambiente, Riva Salvador, representando o secretario Johnny, vereadores Pedro Kawai, Pastor Luizinho, representantes de associação de moradores, Erique Alcade Everaldo e moradores.

A academia composta por 10 equipamentos de ginástica padrão a exemplo das outras mais de 45 já instaladas na cidade fazem parte da estação multiuso ou multi-exercitadora, que possuem seis a sete funções indicadas para trabalhar todos os grupos musculares. Simulador de cavalgada, remador, simulador de caminhada, esqui, alongador, surf e leg press, cada um indicado para exercitar determinadas partes do corpo.

Antes mesmo de ser inaugurado oficialmente, a academia da Vila Industrial, já vinha sendo frequentada pelos moradores do bairro, que fizeram questão de agradecer pessoalmente o prefeito Gabriel Ferrato, por mais esta conquista “Muito obrigada, Prefeito, disse Dona Fátima Oliveira, “já estreei. Costumo vir aqui todos os dias”. Durante a cerimônia, Jose Gregório Gomes, guarda aposentado não perdeu tempo e continuou seu circuito pelos equipamentos.

O porteiro aposentado, Alcides Rosatti Camargo, morador do bairro há 25 anos, fez questão de dizer que gosta muito do verde e por isso cuida da área de lazer criada pela Prefeitura “gostaria que continue sempre assim. Rosatti, disse que “administra” o espaço para evitar depredações. Segundo ele, a academia já é um sucesso “se você vier aqui a noitinha, vai ver quanta gente fazendo caminhada, fazendo exercício”.


O secretário Rogerio Vidal aproveitou a ocasião para fazer um breve relato à moradores de todas as intervenções em áreas verdes do Governo Gabriel Ferrato: Obras em andamento, já concluídas e outras tantas em licitação. Mais de cinquenta obras de construção ou reformas em centros de lazer, praças, campos de futebol de areia, de grama e ecopontos.

O prefeito lembrou que estas obras “não são baratas não, construídas com o dinheiro público". Ferrato lembrou ainda que estes espaços tem como objetivo promover o lazer e a melhoria da qualidade de vida da população e que todos tem que zelar pelo que é conquistado pelo bairro. 

Confira em que dia da semana Coleta Seletiva estará em seu bairro

SEGUNDA-FEIRA

Terras do Engenho / Chácara Nazareth
Nova Piracicaba
Nova América / Jd. Elite / Jardim Califórnia
Água Branca / Pompéia  /
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio)

TERÇA-FEIRA

São Dimas / Morato  /  Jaraguá / Jd. Planalto / Centro Noturno
Clube de Campo / Cidade Jardim / São Judas
Jupiá / Ondas / Ondinhas / Industrial
Santa Terezinha / Vila Sônia
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)
Vila Sônia

QUARTA-FEIRA

Vl. Monteiro / Sta. Cecília / Jd. Brasília
Jd. Monumento / Nhô Quim
Jd. Caxambú / Piracicamirim / Morumbi / Jardim Abaete
Campestre / Monte Líbano /
Santa Rita / São Francisco / Taquaral
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio)

QUINTA-FEIRA

Independência
Vl. Rezende / Areão / Jd. Primavera / Vila Fátima
Castelinho / Glebas Califórnia / Paulista
Balbo / Vale Do Sol / Monte Alegre /
Artêmis / Jd. Primavera / Vl. Fátima
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)

SEXTA-FEIRA
Bairro Alto / Dois Córregos
Pauliceia / Higienópolis / Bairro  Verde / Bartira / Conceição / Tupi
CECAP / Vila Cristina / Itapuã / Novo Horizonte / São Jorge
Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio

SÁBADO

Santa Rosa / Tanquinho
Guamium
Algodoal
Mário Dedini /
Santa Olímpia / Santana / Vila Belém
Centro Noturno ( Rua Ipiranga até a Avenida Armando Salles de Oliveira)

A COLETA SELETIVA é diferenciada dos resíduos gerados no dia à dia das
pessoas.

O que separar para a Coleta Seletiva?
papel, papelão, vidro e plástico. 
Nestes locais citados, o material reciclado deverá ser colocado em frente à residência nos dias programados para que sejam recolhidos pelo reciclador.
Separe o lixo seco. Coloque o material reciclável limpo e seco no mesmo recipiente. Eles serão separados nos locais de triagem.

O material reciclado deverá ser colocado em frente à residência nos dias programados para que sejam recolhidos pelo reciclador.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sedema e Selam entregam academia de ginástica do Vila Industrial hoje


Nesta sexta-feira 04/04, às 18 horas, as secretarias de Defesa do Meio Ambiente- Sedema e Esportes -Selam, entregam nova academia de ginástica ao ar livre. Dessa vez o bairro contemplado é o Vila Industrial.

O espaço localizado no centro de lazer “Irmão Alcântara”, rua João Lordelo, recebeu a instalação de 10 equipamentos de ginástica padrão a exemplo das outras mais de 40 já instaladas na cidade.

Estes equipamentos, fazem parte da estação multi-uso ou multi-exercitadora, possuem seis a sete funções indicadas para trabalhar todos os grupos musculares:

- um simulador de cavalgada com capacidade para três pessoas, indicado para fortalecer os grupos musculares dos membros inferiores, superior e melhoria da capacidade cardiorespiratória;

- um remador com capacidade para uma pessoa, indicado para exercitar os membros superiores e inferiores;

- um simulador de caminhada com capacidade para três pessoas, indicado para aumentar a mobilidade dos membros inferiores e desenvolver coordenação motora;

- um esqui com capacidade para três pessoas, indicado para membros inferiores, quadris, membros superiores e função cardiovascular;

- um alongador com capacidade para três pessoas, indicado para alongar e fortalecer os grandes grupos musculares, estimulando o sistema nervoso central;

- um surf ou twisth lateral com capacidade para duas pessoas, indicado para condicionamento e fortalecimento da flexibilidade dos membros inferiores do corpo, quadris e região lombar;

- um leg press com capacidade para três pessoas, indicado para fortalecimento da musculatura das pernas e quadris; uma rotação dupla diagonal, com capacidade para três pessoas, indicado para fortalecer os membros superiores e melhorar a flexibilidade dos ombros; e uma rotação vertical, com capacidade para três pessoas, indicado para fortalecer os membros superiores e melhorar a flexibilidade dos ombros.

De acordo com o secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, o investimento foi de aproximadamente R$ 16 mil.

Vale lembrar que as academias de ginástica são fruto da parceria entre as duas secretarias (Sedema e Selam), e tem como objetivo promover o lazer e a melhoria da qualidade de vida.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Nesta sexta-feira a equipe da Coleta Seletiva estará nos seguintes bairros: 



Bairro Alto / Dois Córregos
Pauliceia / Higienópolis / Bairro  Verde / Bartira / Conceição / Tupi
CECAP / Vila Cristina / Itapuã / Novo Horizonte / São Jorge

Centro Noturno ( Avenida Dr. Paulo de Mores até a Rua Treze de Maio

A COLETA SELETIVA é diferenciada e a programação é diferenciada dos resíduos gerados no dia à dia das
pessoas o lixo doméstico. 

Nestes locais citados, o material reciclado deverá ser colocado em frente à residência nos dias programados para que sejam recolhidos pelo reciclador.

Dicas: 
Separe o lixo seco. Coloque o material reciclável limpo e seco no mesmo recipiente. Eles serão separados nos locais de triagem.
 

Sedema executa reforma no Vale do Sol e Areião

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), está executando a reforma no Centro de Lazer do bairro Vale do Sol e melhorias na área verde do bairro Areião.
 No Vale do Sol, rua Ângelo Carregari, a Sedema está instalando um novo playground com a reforma de todos os brinquedos existentes e também com a construção de um novo piso com material reciclado de construção civil, com área de 145m2. 

O local também será contemplado com a instalação seis novas luminárias tipo bola, espaço de passeios interno e externo com área de 350 m2, criando um circuito que permita fazer atividade tipo caminhada. O investimento é de R$ 46 mil.

 Na área verde do bairro Areião - avenida Conde do Pinhal, serão executadas melhorias na iluminação e área de passeio. Serão 16 luminárias tipo bola, e 305 m² de passeio em concreto. O investimento é de R$ 45 mil. A Concivi é responsável pelas obras.

Programação de manutenção de áreas verdes do mes de abril

Durante o mês de abril as equipes de manutenção de áreas verdes da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema estarão trabalhando na seguintes regiões:

Região 5 (Paulicéia) que compreende os seguintes bairros:

Belvedere, Centro Esportivo Tóquio, Chácaras Unidas, Córrego do Enxofre, Costa Rica, Esplanada, Ibirapuera, Itapetininga (rua), Itapuã, Jaraguá, Jd Borghesi, Jd. Flores, Jd. S. Miguel, Jd S.Paulo, Avenida Jau, Minas Nova, Monte Cristo, Monte Líbano, Morada do Sol, Parque Campestre, Paulicéia, Paulista, avenida Pedro Habechian, Residencial Pq dos Eucaliptos, Tatuapé, Vila Cristina, Thales de Andrade (avenida), Vila Laranjal.

Região 6  (Jardim Planalto) que compreende os seguintes bairros:

Chácara Nazareth, Chácara Santana (loteamento), Córrego Itapuã x Novo Horizonte, Jd. Morato, Jardim Paineiras, Jd. Planalto, Jd. Vitória, Kobayat Líbano, Liberdade, Nova Suiça, Novo Horizonte, Pq. Sabiás, Sto Antonio (loteamento), São Jorge 1 e 2, Santa Fé.

Região 9  ( Vila Industrial) que compreende os seguintes bairros:

Alberto Coral (estrada), Alto de Piracicaba, Bosques do Lenheiro, Godinhos, Jardim Conceição I e II, Jardim Diamante, Jardim Gilda, Jd Nova República, Jd Primavera, Mário Dedini, Monte Castelo, N.Sra. Aparecida, São Vicente I e II, Vila Fátima, Vila Industrial.

Região 12 ( Santa Teresinha 2) que compreende os seguintes bairros:

Bela Vista, Humberto Venturini ( loteamento), Jardim Anturio,  Jardim Maria, Jardim N. Sra. Das Graças, Jardim Pacaembu, Javary, Monte Rey, Parque Orlandia, Parque Piracicaba, Santa Olímpia, Santana, São Luiz, Tres Marias, Vila Belém, Vila Sônia.

Além disso, as equipes de manutenção de áreas verdes estarão trabalhando nos Circuitos A e B, que compreende os principais avenidas, praças e centros de lazer da cidade, guias .  
 
Piracicaba possui hoje cerca de 10 milhões m² de áreas públicas, o equivalente a 1500 campos de futebol.
Atualmente a SEDEMA executa cerca de 200 mil metros lineares / mês de capina manual em guias, sarjetas, calçadas e na área interna dos cemitérios.
Para que o municipe tenha acesso a esta programação e possa conferir este trabalho, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema, disponibilizou no site da Sedema
 a programação anual de manutenção de áreas verdes, dividida em macrorregiões.
Por exemplo, durante o mês de abril, a equipe de manutenção de corte de mato está trabalhando nas regiões 5,6,9, 12. Cada região compreende vários bairros. No site, a partir destes números, o munícipe localiza a lista detalhada dos bairros, centros de lazer e avenidas que são atendidos pela Sedema a cada mês.

Além dos bairros, no site da Sedema estão disponíveis a planilha e a lista dos centros de lazer, parques e canteiros centrais das avenidas e o período em que eles devem passar por manutenção durante o ano.