sexta-feira, 25 de julho de 2014

Sedema recolhe pneus no Rio Piracicaba

Aproveitando a escassez de água no Rio Piracicaba, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema promoveu ontem (23/07) uma limpeza e recolhimento de pneus no leito do Rio Piracicaba. Nesta ação, a secretaria contou com a equipe de trabalhadores e caminhões da Piracicaba Ambiental que haviam sido recolhidos  até o final da tarde cerca de 50 pneus de diversos tipos e outros resíduos do leito do rio.
Mesmo tendo à disposição da população estes pontos regulares (conforme link do site http://sedema.wix.com/sedema#!resduos/c210c e http://sedema.wix.com/sedema#!ecopontos/c1c80  e endereços abaixo e o , a Prefeitura,
através da Sedema promove algumas ações pontuais de limpeza em diversos locais como esta ocorrida na tarde de ontem no Rio Piracicaba aproveitando a baixa vazão de água.  Normalmente estas ações no Rio costumam acontecer em parceria da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros para evitar acidentes com trabalhadores.
A Prefeitura de Piracicaba, através do convênio com a ANIP – Assoc. Nacional da Industria Pneumática mantém pontos de recebimento de pneus usados que são encaminhados para a reciclagem, cumprindo assim, as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com relação à logística reversa.
Desde o início deste convênio com a ANIP em 2010 até o final do primeiro semestre de 2013, mais de 180 mil pneus haviam sido encaminhados. Durante todo o ano de 2013 foram encaminhados 110.875 pneus. De janeiro a maio de 2014, a Sedema já havia enviado 39.835 pneus para reaproveitamento através do convênio entre Prefeitura e Reciclanip.
 PONTOS DE DESCARTE DE PNEUS DE RESPONSABILIDADE DA SEDEMA
- CENTRAL DE RESÍDUOS - Av. das Ondas 6565 – Bairro Ondinhas
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 08:00 hs às 11:00 hs e 13:00 às 16:00 hs. Além de pneus o local recebe também lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e eletro eletrônicos
.
ECOPONTOS:
MONTE REY: Rua Giovanni Ferrazo
Horário de Funcionamento: Segunda à Sábado: 07:00 hs às 17:00 hs.
BOSQUES DO LENHEIRO I   -   Rua Sapucaia
BOSQUES DO LENHEIRO II   -   Rua dos Pinheiros
CECAP/ELDORADO: Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
JARDIM ORIENTE: Av. Luis Pereira Leite (próximo à Escola Municipal) 
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 07:00 hs às 17:00 hs.

NOVOS ECOPONTOS (inaugurados em junho deste ano) em funcionamento.
ÁRTEMIS - Rua Fioravante Cenedese
MÁRIO DEDINI I - Rua Antônio Franco de Lima
MÁRIO DEDINI II - Rua dos Topázios
BOA ESPERANÇA - Rua Francisco de Assis Pansiera

Obs.: os portões continuam abertos para descarte de resíduos
após o horário de funcionamento e aos finais de semana.      

Mesmo tendo à disposição da população estes pontos regulares, a Prefeitura promove algumas ações pontuais de limpeza em diversos locais como esta ocorrida hoje no Rio Piracicaba aproveitando a baixa vazão de água.  Normalmente estas ações no Rio envolvem a parceria da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros para evitar acidentes com trabalhadores.
É importante salientar que a população pode auxiliar para tentar coibir atos como o descarte irregular de resíduos, não só no Rio mas também em áreas verdes. Para isso, devem fotografar ou anotar a placa para que a Prefeitura tenha meios de autuar os responsáveis.

PNEUS

Por lei os pneus usados e velhos devem ser descartados em locais seguros. Os pontos oficiais recebem estes pneus e depois encaminham para reciclagem. Pneus usados descartados de forma inadequada favorecem a proliferação de mosquito da dengue provocando sérios problemas de saúde pública.
Evite armazenar pneus usados e velhos em casa. Reciclados estes pneus podem ser utilizados
para fabricar tapetes para automóveis; saltos de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados, entre outros.
NOTA – Os pneus recolhidos do Rio Piracicaba não podem ser encaminhados para serem reciclados por causa do risco de contaminação.
SE O DESCARTE NÃO PODE SER FEITO IMEDIATAMENTE , O QUE PODE SER FEITO COM PNEUS?
- Manter os pneus em lugar abrigado ou cobri-los para evitar que a água entre e se acumule.
- RECICLAR, porque: economiza energia - para cada meio quilo de borracha feita de materiais reciclados, são economizados cerca de 75% a 80% da energia necessária para produzir a mesma quantidade de borracha virgem (nova); economiza petróleo (uma das fontes de matéria-prima); reduz o custo final da borracha em mais de 50%.

- REDUZIR o consumo dos pneus, mantendo-os adequadamente cheios e alinhados, fazendo rodízio e balanceamento a cada dez mil quilômetros e procurar usar pneus com tiras de aço, que têm uma durabilidade 90% maior do que o normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário