quarta-feira, 2 de julho de 2014

Talude da avenida Independência ganha novas árvores.




Dando continuidade ao trabalho de revitalização da avenida Independência Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema promoveu na manhã desta quarta-feira (02/07) plantio de novas árvores no talude da avenida Independência, em frente ao cemitério da Saudade. 

Apenas naquele trecho foram plantados 32 ipês brancos, com mudas de aproximadamente 2 metros de altura fornecidas pelo Viveiro Municipal. O secretário Rogério Vidal esteve no local acompanhado pela responsável pelo Viveiro, Clementina Rossini e também da bióloga do Núcleo de Educação Ambiental- NEA, Gisele Barion para acompanhar o plantio.
Segundo informações dos técnicos da Sedema, o ipê branco é uma árvore extremamente
ornamental, não somente pelo florescimento exuberante que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela folhagem densa de cor verde e azulada e forma piramidal da copa. É ótima indicação para o paisagismo em geral, e é particularmente útil para arborização de ruas e avenidas dado seu porte não muito grande.

As covas foram preparadas com hidrogel, calcário e adubo.                                             O uso do hidrogel no plantio


diminui as perdas de água e nutrientes por lixiviação, reduz a evaporação da água do solo, diminui a freqüência de irrigação em até 50% e favorece o crescimento das plantas.

O uso de plantio em série, como os 32 ipês brancos plantados no talude da Independencia, além do efeito visual que exuberância das flores oferece, cria um efeito de perspectiva que auxilia à direção aos motoristas que trafegam avenidas de grande circulação, além de criar uma marca de identificação ao local.

No total foram quase duzentas novas árvores plantadas. Só ali, na região do Cemitério da Saudade, 50 ipês já haviam sido plantados no entorno do campo do XV (incluindo a avenida Independência, no ano passado). Neste ano, com o projeto de revitalização do verde da avenida Independência, no trecho desde a rua Governador até avenida Pádua Dias, foram plantadas também 110 palmeiras "Jerivá" e "Areca de Locuba", e também o plantio de grama esmeralda, num total de 6800 m2.

Estas ações que estão acontecendo na avenida Independência e em outros locais, fazem parte do projeto revitalização do paisagismo proposto pelo prefeito Gabriel Ferrato para valorizar o verde viário das diversas avenidas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário