segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Sedema recebe os primeiros livros restaurados

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba – IHGP entregou nesta segunda-feira, 20/12, os primeiros livros do Cemitério restaurados. 
O trabalho de restauro, realizado pelo Instituto em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema teve início em setembro deste ano quando foram entregues 15 dos 22 livros localizados com datas de 1872 a 1948 com os registros de sepultamento do Cemitério da Saudade .
Este trabalho deve contribuir para preservar e garantir a memória da cidade. No Cemitério da Saudade estão sepultadas pessoas 
importantes para a memória não só da cidade, mas também do Brasil, entre eles: Prudente de Moraes, Thales Castanho de Andrade, Almeida Jr, Moraes Barros, Padre Galvão e Alfredo
Cardoso.
Nestes livros constam as informações não só de mortos ilustres, mas de todos os sepultamentos que ocorreram no Cemitério da Saudade. Por serem muito utilizados para consulta de muitos não estão em estão disponíveis para consulta, justamente por causa do seu estado de conservação.
O secretário da Sedema, Rogério Vidal ressaltou a importância histórica deste trabalho: “a restauração é necessária para que as informações não se percam e a memória da cidade se apague. O papel é muito frágil e foi deteriorado com o tempo. Isto acontece em função do manuseio, da poeira e outros fatores como o tempo, a umidade do ar, calor etc.

O processo de restauro

O presidente do IHGP, Vitor Pires Vencovsky, explicou que o processo de restauro está sendo realizado por quatro estudantes de história que passaram por um treinamento e supervisionado por um especialista Fábio Bragança. Vitor explicou que o restauro é realizado em várias etapas: limpeza com pinceis e produtos especiais, higienização, uso de uma borracha especial para apagar as marcas, recuperação da estrutura das páginas com uso de papel japonês e cola específicos para restauro.
Segundo o presidente IHGP, todas as páginas destes dois livros restaurados já foram digitalizadas. Os funcionários receberam um DVD com a cópia para ser usado para o trabalho de pesquisa, já que os originais a partir de agora serão preservados para evitar o desgaste pelo manuseio. 
Num segundo momento, estas informações deverão ser digitadas, em um banco de dados
criado para consulta.  Outra vantagem é que depois da digitalização, as pessoas poderão fazer consultas e até tirar cópias de documentos, sem ter que ir até o Cemitério.
Vidal informou que a partir de agora, estes livros deverão ficar preservados, e para isso ele irá buscar junto aos especialistas a melhor forma para que os livros restaurados possam ficar guardados de forma adequada.
O secretário lembrou ainda, que além da preservação, este trabalho deverá agilizar o trabalho dos interessados na busca por registros antigos. A Administração do Cemitério recebe em média 10 pessoas diariamente a procura de informações de
família para diversos fins, como por exemplo, para conseguir o documento de cidadania, levantamento dos registros de ascendentes e outras necessidades.

Este trabalho teve início através de um convênio firmado entre a Secretaria e o Instituto, com base na Lei 7761 de 05 de novembro de 2013, aprovada pela Câmara. O prazo previsto para execução é de 12 meses, a partir de agora, com possibilidade de renovação.  Com projeto orçado em $55.328,00, o trabalho deverá está sendo realizado por quatro técnicos e um supervisor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário