quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Animaférias - ZôOando nas férias"

Está chegando o período de férias escolares das nossas "ferinhas", e com ela nossa semana animada no Zoológico: "Animaférias - ZôOando nas férias"

As atividades acontecerão do dia 19 a 22 de Janeiro/2016, das 08h30 às 12h30, no Zoológico Municipal de Piracicaba. Poderão participar crianças de 9 a 12 anos. As inscrições começam dia 21 e seguem até o dia 14 de janeiro, no seguintes local, dias e horários:

        - Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Pq. do Mirante: de 2ª a 6ª feira - das 08 às 16:30hs – Av. Maurice Allain, nº 77 – Vila Rezende (ao lado do Aquário Municipal).EXCETO NOS DIAS 24, 25, 31/DEZEMBRO e 01/JANEIRO
O objetivo do Animaférias é proporcionar diversão aliada com o aprendizado e interação com nosso meio ambiente. Além de promover um maior conhecimento sobre o verdadeiro papel dos Zoológicos: Educação, Pesquisa e Conservação.
         
Informações: NEA / Pq. Mirante: (19) 3417-9494 ou pelo email: neasedema@gmail.com

Encaminhamos o Press-release, junto com o cartaz e pedimos a colaboração para divulgação da semana.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sedema informa a programação semanal de manutenção de áreas verdes

Sedema informa a programação semanal de manutenção de áreas verdes

Região 8 conclusão;
Região 7 conclusão;
Região 12 continuação;
Região 10 conclusão;
Av. Francisco de Souza;
Av.Albert Vollet Sachs;
Av. Carlos Botelho;
Av.Saldanha Marinho;
Pq.Rua do Porto;
Rua do Porto;

Confira a programação completa  no site da Sedema: 



http://sedema.wix.com/sedema#!manuteno-reas-verdes/c1qf7


Confira a lista completa das regiões e o numero correspondente na frente

ADOLFO DE CARVALHO, Av x MÁRIO DEDINI x MORATO, Dr. 8
ALGODOAL 8
APP ALCIDES CARMIGNANI, Rua x INÁCIO MARTINS, Rua 8
ÁREA VERDE x CENTRO DE LAZER e ESCOTEIROS 8
ÁREAS VERDES 8
BELA VISTA 12
BELVEDERE 5
BOA ESPERANÇA 12
BONGUE, Estrada do 7
ENGENHO CENTRAL 8
HUMBERTO VENTURINI, Loteamento 12
JARDIM ANTÚRIOS 12
JARDIM DIANA 12
JARDIM ESTORIL 7
JARDIM MARIA 12
JARDIM NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 12
JARDIM PACAEMBU 12
JAVARY 12
JUPIÁ 7
LIDIA, Dona Avenida x JOAQUIM MARCO, Rua 8
MARINS, Estrada dos 7
MONTE REY
NHÔ-QUIM 8
NOVA PIRACICABA 8
ONDINHAS 7
PARQUE ORLÂNDIA 12
PARQUE PIRACICABA 12
PARQUE SÃO JORGE 10
RESIDENCIAL SANTIM  7
SANTA OLÍMPIA 12
SANTANA 12
SANTA ROSA IPES, LOTEAMENTO 10
SANTO ANTÔNIO, Loteamento x BONGUE 7
SÃO FRANCISCP x BONGUE 7
SÃO LUIZ 12
TANQUINHO, RECANTO FELIZ - Loteamento 10
TORRE TV - CAPIM FINO 10
TRÊS MARIAS 12
VILA BELÉM 12
VILA REZENDE 8
VILA SÔNIA 12

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Sedema informa a programação semanal de manutenção de áreas verdes

Região 8 conclusão;
Região 7 conclusão;
Região 12 continuação;
Região 10 conclusão;
Av. Francisco de Souza;
Av.Albert Vollet Sachs;
Av. Carlos Botelho;
Av.Saldanha Marinho;
Pq.Rua do Porto;
Rua do Porto;


Confira a programação completa  no site da Sedema:  

http://sedema.wix.com/sedema#!manuteno-reas-verdes/c1qf7

HORARIOS ESPECIAIS NOS FERIADOS DE FINAL DE ANO.

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema informa os horários especiais em função das festas de final de ano.

Zoológico Municipal e Paraíso da Criança:

Dias 24 (quinta-feira) e 31 (quinta-feira) de dezembro até meio-dia.
Dias 25 (sexta-feira) de dezembro e 1º de janeiro os dois, Zoológico e Paraiso permanecerão fechados para o público. 

Piracicaba Ambiental

A empresa terceirizada que efetua os serviços de coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva e cata cacareco informa que nos dias 25/12/15 (quinta-feira) e 01/01/16 (quinta-feira) não haverá coletas domiciliar e seletiva também o serviço de catacacareco.

Nos demais dias estes serviços serão realizados normalmente. 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

PARAISO DA CRIANÇA em obras para receber as crianças na temporada de verão



Várias obras estão sendo efetuadas no Zoológico Municipal. Mas nesta etapa do



pacote anunciado pelo Prefeito Gabriel Ferrato, as maiores intervenções estão sendo realizadas no Paraiso da Criança preparando –se para receber os visitantes mirins na temporada de férias de verão.  Atraves do setor de obras da Sedema, a Prefeitura, através do setor de obras da Sedema, está trabalhando instalação de novos brinquedos no Paraiso da Criança.
Localizado em uma área toda arborizada, o Paraíso da Criança, anexo ao Zoológico Municipal, muito procurado por famílias com crianças de várias idades não só de Piracicaba mas de todas as cidades vizinhas.
Para os pequeninos (de 03 a 06 anos) estão sendo instalados vários brinquedos novos como:  
balanço parta inclusão: formado por um modulo formado por uma única peça circular revestida de corda e todos os terminais de junção em aço inoxidável


Balanço duplo com assento especial: modulo com dois assentos formado por: aro de aço com parede reforçada, assento berço de borracha de quatro laterais para evitar a queda das crianças menores, estrutura do assento de aço inoxidável.


  Cavalinho com mola: composto por assento de painel contra chapado, figura de um cavalinho em HPL apoio para os pés e alça para as mãos em plástico, mola especial para proporcional movimento seguro e suave, chapa de aço com garras galvanizadas de 0,50 m para serem fixadas no chão com concreto, parafusos de aço inoxidável



Carro táxi com mola dupla: composto por assento de painel contra chapado, figura de um Taxi em HPL, apoio para os pés e alça para as mãos em plástico mola especial para proporcional movimento seguro e suave, chapa de aço com garras galvanizadas de 0,50 m para serem fixadas no chão com concreto.
  

 Cachorro com mola composto por assento de painel contra chapado, figura de um Cachorro em HPL, Apoio para os pés e alça para as mãos em plástico, mola especial para proporcional movimento seguro e suave, chapa de aço com garras galvanizadas de 0,50 m para serem fixadas no chão com concreto.




 Gangorra cavalinho: composto por dois assentos de material contra chapado, figuras de cavalinhos com apoio para os pés e alça para as mãos em plástico, estrutura de aço com sistema de movimento que permite um deslocamento suave e uniforme e mantém o brinquedo quando não está sendo utilizado sempre na horizontal, chapa de aço com garras galvanizadas de 0,50 m para serem fixadas no chão com concreto, parafusos de aço inoxidável para prender o brinquedo nas garras que são fixadas no chão com concreto.



 Gangorra mola dupla: composto por assento de painel contra chapado, figura de um Pato em HPL, apoio para os pés e alça para as mãos em plástico nas figuras e na base do contra chapado, mola dupla especial para proporcional movimento seguro e suave, duas chapas de aço com garras galvanizadas de 0,50 m para serem fixadas no chão com concreto, parafusos de aço inoxidável para prender o brinquedo nas garras que são fixadas no chão com concreto.




 Gangorra foca:  composto por dois assentos de material contra chapado, figuras de focas com apoio para os pés e alça para as mãos em plástico, estrutura de aço com sistema de movimento que permite um deslocamento suave e uniforme e mantém o brinquedo quando não está sendo utilizado sempre na horizontal, chapa de aço com garras galvanizadas de 0,50 m para serem fixadas no chão com concreto, parafusos de aço inoxidável para prender o brinquedo nas garras que são fixadas no chão com concreto.





Balanço com mola 4 lugares: composto por uma base com quatro alças circular, uma base para assento, uma mola especial para proporcionar o movimento seguro e suave chapa de aço com garras galvanizadas de 0,50 m para serem fixadas no chão com concreto, parafusos de aço inoxidável para prender o brinquedo nas garras que são fixadas no chão com concreto.


Além dos pequeninos, os maiores também terão novidades:

3.0 – Central de Recreação Infantil em Estrutura de Madeira Plástica


Parque infantil colorido com estrutura principal (colunas) em Madeira Plástica de 9 cm x 9cm e paredes de 20mm, revestido com acabamento de Polipropileno e Polietileno pigmentado na cor da madeira Itaúba. Colunas reforçadas internamente com barras de metal, correntes e ferragens galvanizadas a fogo contendo:
01 - Patamar sextavado com assoalho em madeira plástica, estruturada com cantoneira metálica de 4 cm, galvanizada e pintada, instalados a 2,00m do solo, medindo 2,00m x 2,00m, com cobertura em fibra de vidro
07 - Patamares com assoalho em madeira plástica, estruturada com cantoneira metálica de 4 cm, galvanizada e pintada, instalados a 1,40m do solo, medindo 1,05m x 1,05m, com cobertura em polietileno roto-moldado estilo pirâmide de 1,26m x 1,26m.
02 - Patamares com assoalho em madeira plástica, estruturada com cantoneira metálica de 4 cm, galvanizada e pintada, instalados a 1,40m do solo, medindo 1,05m x 1,05m sem cobertura.
01 - Túnel horizontal em polietileno roto-moldado medindo 2,00m de comprimento x 0,80m de diâmetro, com paredes de no mínimo 6 mm de espessura, encabeçados com moldura (flange) de acabamento nas saídas dos patamares.
01 - Túnel horizontal em polietileno roto-moldado com curva de 90° medindo 1,82m de comprimento x 0,75m de diâmetro com paredes de no mínimo 6 mm de espessura, encabeçado com moldura (flange) para acabamento nas saídas dos patamares.
01 - Rampa de madeira com corda de nó medindo 2,00m de comprimento x 0,94m de largura.
01 - Cano de escalada com estrutura tubular de aço medindo 31,75mm de diâmetro e paredes de 2,00mm com 5 degraus em tubos de aço medindo 25,4mm de diâmetro e paredes de 1,55mm.
01 - Passarela curva positiva com estrutura tubular de aço medindo 31,75mm de diâmetro e paredes de 2,00mm com fechamento em tubos de aço na vertical medindo 9,525mm de diâmetro, assoalho em tábuas de madeira plástica com travessas em itaúba medindo 1,95m de comprimento x 0,94m de largura x 0,80m de altura.
01 - Escorregador em fibra de vidro com seção de deslizamento medindo 2,50m de comprimento x 0,42m de largura com curva de desaceleração no final.
03 - Escada em ferro galvanizado com degraus em madeira, medindo 2,00m de comprimento x 0,94m de largura com proteção nas laterais.
01 - Rampa de cordas tipo teia com estrutura tubular de aço medindo 42,60mm e 31,75mm de diâmetro e paredes de 2,00mm. Corda de nylon com 14,00mm de diâmetro e uniões em polietileno injetado.
01 - Tobogã em polietileno roto-moldado, com 3,00m de comprimento x 0,80m de diâmetro, e paredes de no mínimo 6mmde espessura, encabeçado com moldura (flange) de acabamento no patamar com seção de saída.
01 - Tobogã em polietileno roto-moldado, com 2,60m de comprimento x 0,80m de diâmetro, e paredes de no mínimo 6mmde espessura, encabeçado com moldura (flange) de acabamento no patamar com seção de saída.
01 - Escorregador em fibra de vidro em curva, com seção de deslizamento medindo 3,00m de comprimento x 0,49m de largura.
01 - Passarela plana com estrutura tubular de aço medindo 31,75mm de diâmetro e paredes de 2,00mm com fechamento em barras verticais medindo 9,525mm de diâmetro, assoalho em madeira plástica com travessas em itauba medindo 2,80m de comprimento x 0,94m de largura x 0,80m de altura.
01 - Passarela de cordas com cordas de polietileno 14 mm tecida em formato de losangos sem nó, com corrimão em itaúba, medindo 3,00m de comprimento x 0,94m de largura.
01 - Passarela ripada medindo 2,80m de comprimento x 0,94m de largura, com base em itaúba e laterais fechadas com ripas coloridas de 2 cm de espessura x 10 cm de largura x 80 cm de altura.
01 - Passarela curva negativa com estrutura tubular de aço medindo 31,75mm de diâmetro e paredes de 2,00mm com fechamento em tubos de aço na vertical medindo 9,525mm de diâmetro, assoalho em tábuas de madeira plástica com travessas em itaúba medindo 1,95m de comprimento x 0,94m de largura x 0,80m de altura.
01 - Escada curva com arco medindo 2,56m de comprimento x 0,63m de largura com estrutura em tubos de aço galvanizado medindo 31,75mm de diâmetro e paredes de 2,00mm, sete degraus em tubos de aço medindo 25,4mm de diâmetro e paredes de 2,00mm.
01 - Descida de bombeiro, com estrutura de aço tubular medindo 38,1mm de diâmetro e paredes de 2,00mm, com 2,75m de altura, fixado no piso e no patamar com 5 ripas para escada fixadas na estrutura do patamar.
01- Escorregador de fibra de vidro CARACOL com seção de deslizamento medindo 3,60m de comprimento x 0,64m de largura com deck auxiliarem madeira de itaúba medindo 1,00m x 1,00m contendo 2 fechamentos com 0,80m de altura em tubos de aço medindo 25,4mm de diâmetro e paredes de 1,55mm e hastes de 12,7mm.
01 - Balanço de 2 lugares em estrutura tubular de aço com 1 ¼” de diâmetro, assentos em tábuas de itauba medindo 0,45m de comprimento x 0,25m de largura fixada com correntes de elo curto medindo 1,52m de comprimento.
02 - Jogos da velha composto por 9 cilindros em polietileno roto-moldado colorido com letras “X” e “O” na cor preta.
01 - Circuito de 4 discos com estrutura em tubos de metal galvanizado, medindo 0,83m de largura x 2,00m de comprimento, com 4 hastes em tubos de metal instalados na vertical e 4 discos de 35 cm de diâmetro em polietileno roto-moldado, fixados no piso com correntes galvanizadas.
07 - Fechamentos para os patamares com estrutura de aço tubular medindo 25,4mm de diâmetro e paredes de 1,55mm e barras verticais medindo 12,7mm de diâmetro com 0,80m de altura.

Área aproximada do Brinquedo: 28,00m x 13,00m




Além disso, a Sedema está trabalhando na a recuperação dos brinquedos de ferro e dos outros. O espaço de lazer será contemplado também com a reforma dos sanitários adultos e infantil e os quiosques. Os bebedouros tipo baleia e leão, muito conhecidos do Paraíso e outros três bebedouros instalados naquele espaço também passarão por reformas. A área gramada também será revista com a limpeza e a regularização. Este espaço deverá receber também a instalação de novo reservatório além de bancos e lixeiras.
Outra intervenção importante para a segurança dos frequentadores da pista de caminhada existente é a instalação de 35 luminárias tipo pública com lâmpadas de vapor metálico de 150 watts.
Localizado em uma área toda arborizada, o Paraíso da Criança, anexo ao Zoológico Municipal, muito procurado por famílias com crianças de várias idades.

Entre as mudanças incluídas nesta etapa está o a criação e instalação de uma nova fachada, mais moderna e iluminada para atrair os visitantes. Segundo a arquiteta da Sedema, Claudia Nogueira, será um painel com revestimento, que se assemelha à madeira que será instalado em toda a portaria de entrada que dá acesso ao Zoo e ao Paraíso das Crianças.”

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Sedema Informa a programação semanal de áreas verdes

Sedema Informa a programação semanal de áreas verdes
no período de 14 a 19 de dezembro:  

Rua João Graner
Av. Cristóvão Colombo
Conclusão região 3 e 2
para esta semana será:
Região 7
Região 8
Região 10
Região 12
Av. 9 de Julho
Av. Pres. Vargas
Av. Cassio Pascoal Padovani
Av.Antonio Pissinato Sturiom
Pça. Flamboyant
Av. Piracicamirim
Av. Rio das Pedras
Av. Independência
Pça. da Saudade

Confira a programação completa  no site da Sedema:  

http://sedema.wix.com/sedema#!manuteno-reas-verdes/c1qf7

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Sedema Informa a programação semanal de áreas verdes no período de :

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – 

Sedema Informa a programação semanal de áreas verdes 

no período de :  

30 DE NOVEMBRO A 05 DE DEZEMBRO



REGIÃO 5- CONCLUSÃO;
REGIÃO 2;
REGIÃO 3;
REGIÃO 7;
REGIÃO 8;
AV.PÁDUA DIAS;
AV.CENTENÁRIO;
AV.ARMANDO DEDINI;
AV.RENATO WAGNER;
AV.LIMEIRA;
AV.MARTINHO SALGOT;
AV.RIO CLARO;
AV.1º DE AGOSTO;
AV.DR.PAULO DE MORAES;
AV.HIGIENÓPOLIS;
PQ.VILA SÔNIA;
PÇA. MARIO TELLES;
PÇA.DA BÍBLIA;
PÇA.IMACULADA CONCEIÇÃO;
PÇA.JOÃO ZAGO;
PÇA.DO PARAFUSO;
AV.ARMANDO SALLES DE OLIVEIRA;

Confira no site da Sedema a programação completa   

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Festa para comemoração dos 20 anos do Viveiro Municipal

Com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, dos secretários do Meio Ambiente, Rogerio Vidal  e da Semuttri, Antonio Fernandes Faganelo, vereadores Pedro Kawai, Antonio  Paiva, Pastor Luisinho, representando a Associação Fornecedores de Cana de Piracicaba, Ricardo Dias Pacheco, Rodrigo Cristofoletti e Marcos Pontes de Morais, representantes do Consórcio PCJ – Piracicaba, Corumbataí Jundiaí e  funcionários da Sedema, o Viveiro Municipal festejaram hoje, 30 de novembro, os 20 anos da instalação no Bairro Santa Rita.
Os convidados foram acolhidos pela engenheira agrônoma Clementina Rossin,
Clementina Rossin responsavel pelo Viveiro 
à frente do Viveiro há quase dez anos e toda sua equipe, alguns juntos ali, há mais de vinte anos, como é o caso do Sr Orlando.
Durante a comemoração, o coordenador de projetos do Consorcio PCJ – Piracicaba, Corumbataí Jundiaí, Guilherme Amstalden Valarini, entregou ao Prefeito Gabriel mais de 10 mil mudas de jequitibá branca (ameaçada de extinção), canuto de pito, jacarandá do campo, como forma de retribuir a parceria com a Prefeitura.  
O Prefeito Gabriel, secretário de Planejamento na época da instalação do Viveiro, foi o responsável pela intermediação para viabilizar o projeto. Prefeito comentou que desde aquela época já existia uma preocupação com a questão ambiental. E que mesmo hoje, passados 20 anos, são poucos os municípios
que possuem um viveiro deste porte. “Piracicaba é referência em vários aspectos e este é um deles”. Ele lembrou que a cidade acaba de receber a pontuação máxima com a Letra A na efetividade da questão ambiental.
Rogerio Vidal, secretário da Sedema, citou o aumento de mais de 10 % do desmatamento no Brasil e lembrou que aqui estamos fazendo exatamente o contrário, produzindo e distribuindo mudas,
Plantando e criando espaços verdes e recuperando a mata ciliar em toda zona rural do município.


Antônio Fernandes Faganello, na época Secretario da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – Sema, hoje na Secretaria Municipal de Transportes Internos- Semutri, recordou do início do trabalho do Viveiro e comentou “na época, na área urbana não tinha nada”.
Alunos do ensino complementar da Escola Municipal Fabio de Souza Maria, acompanhados pela Diretora Sandra Regina de Souza e do Professor Jair Barbosa, executaram alguns números de flauta “Dança Alegre” e “Asa Branca”. Em seguida apresentaram o coral com as músicas: Expresso Polar”, “Normal é ser diferente”, “Amo Você” e finalizaram com “Happy Days”.

O VIVEIRO MUNICIPAL


Localizado em uma área de 60 mil metros no bairro Santa Rita, ao lado da famosa lagoa, muitos piracicabanos ainda não conhecem o serviço de fornecimento de mudas produzidas ali.
Com mais de 80 espécies nativas de árvores à disposição da população gratuitamente, o Viveiro é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente- Sedema. Somente este ano a produção deve atingir a 100 mil mudas.
Do início de 2013 até o final de outubro deste ano, o Viveiro Municipal produziu mais de 283 mil mudas. Destas, mais de 90 mil foram direcionadas para o Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) através da parceria com a Prefeitura.
As outras são encaminhadas às propriedades rurais, através da Sema –
Adicionar legenda
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para o reflorestamento e a recuperação das matas ciliares, e aquelas requisitadas através do SIP 156 são entregues à população. O Viveiro produz também muitas mudas usadas nos projetos de paisagismo e reflorestamento mantidos pela Sedema nas áreas verdes ou calçadas e Áreas de Preservação Permanente – APPs. 
Doação de Mudas – Escolha da árvore
Para plantios isolados em casa ou na calçada, a orientação dada aos munícipes é que façam os pedidos das mudas através do SIP 156, da
Prefeitura, informar seus contatos e aguardar a liberação das mudas. Há quase dez anos como responsável pelo Viveiro, a engenheira agrônoma Clementina Rossin, orienta que é preciso analisar primeiro o espaço para depois escolher a
árvore".
Segundo a responsável, alguns itens devem ser levados em conta na escolha da espécie de árvore para o plantio em calçada, como por exemplo: se o espaço escolhido para o plantio, tem muro, rede de agua ou de esgoto e outros equipamentos urbanos como fiação, etc. Segundo Clementina, as plantas destinadas às calçadas passam periodicamente por poda especial, com o objetivo de “conduzir” a planta justamente para que ela se adeque a esse fim”. “Nem sempre a árvore escolhida pelo munícipe é adequada para o local”, comenta Clementina. Segundo ela, umas das árvores mais pedidas para o plantio em calçada é o ipê pelas suas belas flores de diversas cores, como o roxo, branco, amarelo e a rosa. Em seguida vem outras espécies como escova-de-garrafa, nome popular das plantas do gênero callistemone e o oiti, árvores que podem atingir de oito a 15 metros.
Para receberem até 20 mudas: os interessados podem fazer a solicitação pelo SIP 156 (Serviço de Informação à População).
Para uma quantidade maior, as solicitações devem ser protocoladas no balcão de atendimento da Sedema (9º andar - Centro Cívico- rua Cap. Antônio Corrêa Barbosa 2233, 9º Andar) ou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Sema localizada na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2113, Informações pelo telefone 3437-4000. Nestes locais, o interessado deve preencher um ofício e especificando a quantidade de mudas necessárias, as espécies desejadas e o local onde será realizado o plantio. Ali vai receber orientações técnicas. 
Lembretes
As árvores levam de 1 a 3 anos para se desenvolver.


Serviço

Endereço:  o Viveiro Municipal está localizado na rua Carolina Sachetto Martins 419, ao lado da Lagoa do bairro Santa Rita.
Fone: (19) 3424-1692
Horário de Atendimento para o público:                                      segunda à sexta-feira das 08:00 hs às 11:00 hs                                                     das 13:00 hs às 15:00 hs


História do Viveiro Municipal

construção do viveiro 
Antes de 1995, o Viveiro Municipal estava instalado em Saltinho, antigo distrito de Piracicaba. Com a emancipação, surgiu a necessidade de um novo espaço para sua instalação em Piracicaba.
Alguns requisitos eram essenciais para a transferência para um novo espaço: a área a ser escolhida deveria estar localizada dentro do próprio município, possuir fonte de agua de qualidade e quantidade. Em razão disso, a área de lazer que margeia a área de proteção permanente – APP no entorno da Lagoa do Santa Rita foi escolhida.  
Durante três anos continuou em Saltinho. Em 1995, as novas instalações do para o novo Viveiro Municipal no Bairro Santa Rita ficou pronto e toda a produção foi transferida.
Da inauguração em 30 novembro de 1995 para cá o Viveiro Municipal passou por altos e baixos. Algumas vezes, com alta produção e doação de mudas com incentivos da Prefeitura e parceiros. Outras vezes, com falta de materiais, baixa doação e sem nenhum incentivo por parte da Prefeitura e parceiros. 

Atualmente o Viveiro Municipal vive uma ótima fase. A Prefeitura, por meio da Sedema, dá incentivo à produção, doação, com plantios em áreas urbanas e rurais. E também com parcerias importantes auxiliando na produção com insumos. Além de outros programas e incentivos no plantio na Bacia dos rios do Consorcio PCJ (Piracicaba, Corumbataí Jundiaí) e também com a Copaclana com outros produtores rurais do Município.

Participação da Sociedade Civil no Comdema



Está aberto, até o dia 10 de dezembro, o cadastramento de entidades civis que se interessarem para compor o plenário do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente no biênio 2015/17, para as vagas que não foram preenchidas durante o processo de renovação.
Conforme a Lei Complementar nº 251/10, o plenário, órgão de decisão máxima do Comdema é formado por 21 representantes, sendo 16 da sociedade civil, 3 do Poder Executivo Municipal,  1 da Cetesb e 1 da Polícia Militar Ambiental, sendo que 05 vagas destinadas à sociedade civil não foram preenchidas:
- 1 (uma) vaga para representantes do conjunto das entidades civis com finalidade de defesa da qualidade do meio ambiente e com representação no Município;
- 2 (duas) vagas para representantes das entidades civis, legalmente constituídas, com o objetivo de defesa dos interesses dos moradores, com atuação no Município de Piracicaba;
- 1 (uma) vaga para representante do conjunto das universidades instaladas no território do Município, escolhido por seus pares;
- 1 (uma) vaga para representante das entidades civis, legalmente constituídas, com a finalidade de defesa do patrimônio histórico e cultural do município de Piracicaba;

Para a inscrição as entidades devem apresentar os seguintes documentos:
- Cópia do estatuto da entidade registrado em Cartório ou cópia da lei de criação da entidade;
- Cópia da ata de posse da atual diretoria registrada em Cartório;
- Ofício assinado pelo representante legal com a indicação dos representantes, titular e suplente, indicados para participação do processo de renovação do Conselho.

O local do cadastramento é o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, localizado à Rua Maurice Allain, 77, Parque Mirante. O prazo é até dia 10/12/2013, com horário de atendimento das 8:30 h  às 11:30 h e das 13:00 h às 16:30 h. O telefone para informações: 3417 9494

Cada segmento acima decidirá em reunião conjunta quem serão seus representantes no Conselho. Está reunião ocorrerá no dia 14/12/2015, às 18:30h, no Núcleo de Educação Ambiental.

A renovação do Conselho ocorre de dois em dois anos e é imprescindível o cadastramento para que as entidades possam participar ativamente do processo de renovação.




segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Festa para comemoração dos 20 anos do Viveiro Municipal

Festa para comemoração dos 20 anos do Viveiro Municipal

Com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, dos secretários do Meio Ambiente, Rogerio Vidal  e da Semuttri, Antonio Fernandes Faganelo, vereadores Pedro Kawai, Antonio  Paiva, Pastor Luisinho, representando a Associação Fornecedores de Cana de Piracicaba, Ricardo Dias Pacheco, Rodrigo Cristofoletti e Marcos Pontes de Morais, representantes do Consórcio PCJ – Piracicaba, Corumbataí Jundiaí e  funcionários da Sedema, o Viveiro Municipal festejaram hoje, 30 de novembro, os 20 anos da instalação no Bairro Santa Rita.

Os convidados foram acolhidos pela engenheira agrônoma Clementina Rossin, à frente do Viveiro há quase dez anos e toda sua equipe, alguns juntos ali, há mais de vinte anos, como é o caso do Sr Orlando.

Durante a comemoração, o coordenador de projetos do
Consorcio PCJ – Piracicaba, Corumbataí Jundiaí, Guilherme Amstalden Valarini, entregou ao Prefeito Gabriel mais de 10 mil mudas de jequitibá branca (ameaçada de extinção), canuto de pito, jacarandá do campo, como forma de retribuir a parceria com a Prefeitura.   
O Prefeito Gabriel, secretário de Planejamento na época da instalação do Viveiro, foi o responsável pela intermediação para viabilizar o projeto. Prefeito comentou que desde aquela época já existia uma preocupação com a questão ambiental. E que mesmo hoje, passados 20 anos, são poucos os municípios que possuem um viveiro deste porte. “Piracicaba é referência em vários aspectos e este é um deles”. Ele lembrou que a cidade acaba de receber a pontuação máxima com a Letra A na efetividade da questão ambiental.

Rogerio Vidal, secretário da Sedema, citou o aumento de mais de 10 % do desmatamento no Brasil e lembrou que aqui estamos fazendo exatamente o contrário, produzindo e distribuindo mudas,
Plantando e criando espaços verdes e recuperando a mata ciliar em toda zona rural do município. 



Antônio Fernandes Faganello, na época Secretario da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – Sema, hoje na Secretaria Municipal de Transportes Internos- Semutri, recordou do início do trabalho do Viveiro e comentou “na época, na área urbana não tinha nada”.
Alunos do ensino complementar da Escola Municipal Fabio de Souza Maria, acompanhados pela Diretora Sandra Regina de Souza e do Professor Jair Barbosa, executaram alguns números de flauta “Dança Alegre” e “Asa Branca”. Em seguida apresentaram o coral com as músicas: Expresso Polar”, “Normal é ser diferente”, “Amo Você” e finalizaram com “Happy Days”.

O VIVEIRO MUNICIPAL

Localizado em uma área de 60 mil metros no bairro Santa Rita, ao lado da famosa lagoa, muitos piracicabanos ainda não conhecem o serviço de fornecimento de mudas produzidas ali.
Com mais de 80 espécies nativas de árvores à disposição da população gratuitamente, o Viveiro é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente- Sedema. Somente este ano a produção deve atingir a 100 mil mudas.
Prefeito

Do início de 2013 até o final de outubro deste ano, o Viveiro Municipal produziu mais de 283 mil mudas. Destas, mais de 90 mil foram direcionadas para o Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) através da parceria com a Prefeitura.
As outras são encaminhadas às propriedades rurais, através da Sema – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para o reflorestamento e a recuperação das matas ciliares, e aquelas requisitadas através do SIP 156 são entregues à população. O Viveiro produz também muitas mudas usadas nos projetos de paisagismo e reflorestamento mantidos pela Sedema nas áreas verdes ou calçadas e Áreas de Preservação Permanente – APPs.  

Doação de Mudas – Escolha da árvore
Para plantios isolados em casa ou na calçada, a orientação dada aos munícipes é que façam os pedidos das mudas através do SIP 156, da Prefeitura, informar seus contatos e aguardar a liberação das mudas. Há quase dez anos como responsável pelo Viveiro, a engenheira agrônoma Clementina Rossin, orienta que é preciso analisar primeiro o espaço para depois escolher a árvore".
Segundo a responsável, alguns itens devem ser levados em conta na escolha da espécie de árvore para o plantio em calçada, como por exemplo: se o espaço escolhido para o plantio, tem muro, rede de agua ou de esgoto e outros equipamentos urbanos como fiação, etc. Segundo Clementina, as plantas destinadas às calçadas passam periodicamente por poda especial, com o objetivo de “conduzir” a planta justamente para que ela se adeque a esse fim”. “Nem sempre a árvore escolhida pelo munícipe é adequada para o local”, comenta Clementina. Segundo ela, umas das árvores mais pedidas para o plantio em calçada é o ipê pelas suas belas flores de diversas cores, como o roxo, branco, amarelo e a rosa. Em seguida vem outras espécies como escova-de-garrafa, nome popular das plantas do gênero callistemone e o oiti, árvores que podem atingir de oito a 15 metros.

Para receberem até 20 mudas: os interessados podem fazer a solicitação pelo SIP 156 (Serviço de Informação à População).
Para uma quantidade maior, as solicitações devem ser protocoladas no balcão de atendimento da Sedema (9º andar - Centro Cívico- rua Cap. Antônio Corrêa Barbosa 2233, 9º Andar) ou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Sema localizada na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2113, Informações pelo telefone 3437-4000. Nestes locais, o interessado deve preencher um ofício e especificando a quantidade de mudas necessárias, as espécies desejadas e o local onde será realizado o plantio. Ali vai receber orientações técnicas.  
Lembretes

As árvores levam de 1 a 3 anos para se desenvolver.

Serviço

Endereço:  o Viveiro Municipal está localizado na rua Carolina Sachetto Martins 419, ao lado da Lagoa do bairro Santa Rita.
Fone: (19) 3424-1692

Horário de Atendimento para o público:                                      segunda à sexta-feira das 08:00 hs às 11:00 hs e                                                                       das 13:00 hs às 15:00 hs
História do Viveiro Municipal
Antes de 1995, o Viveiro Municipal estava instalado em Saltinho, antigo distrito de Piracicaba. Com a emancipação, surgiu a necessidade de um novo espaço para sua instalação em Piracicaba.
Alguns requisitos eram essenciais para a transferência para um novo espaço: a área a ser escolhida deveria estar localizada dentro do próprio município, possuir fonte de agua de qualidade e quantidade. Em razão disso, a área de lazer que margeia a área de proteção permanente – APP no entorno da Lagoa do Santa Rita foi escolhida.   
Durante três anos continuou em Saltinho. Em 1995, as novas instalações do para o novo Viveiro Municipal no Bairro Santa Rita ficou pronto e toda a produção foi transferida.
Da inauguração em 30 novembro de 1995 para cá o Viveiro Municipal passou por altos e baixos. Algumas vezes, com alta produção e doação de mudas com incentivos da Prefeitura e parceiros. Outras vezes, com falta de materiais, baixa doação e sem nenhum incentivo por parte da Prefeitura e parceiros.  

Atualmente o Viveiro Municipal vive uma ótima fase. A Prefeitura, por meio da Sedema, dá incentivo à produção, doação, com plantios em áreas urbanas e rurais. E também com parcerias importantes auxiliando na produção com insumos. Além de outros programas e incentivos no plantio na Bacia dos rios do Consorcio PCJ (Piracicaba, Corumbataí Jundiaí) e também com a Copaclana com outros produtores rurais do Município. 

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Viveiro Municipal completa 20 anos

Na próxima segunda-feira (30 de novembro) o Viveiro Municipal comemora  20 anos, E somente este ano a produção deve ultrapassar as 100 mil mudas.
Com mais de 80 espécies nativas de árvores à disposição da população gratuitamente, o Viveiro é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente- Sedema.
Localizado em uma área de 60 mil metros no bairro Santa Rita, ao lado da famosa lagoa, muitos piracicabanos ainda não conhecem o serviço de fornecimento de mudas produzidas ali.
Do início de 2013 até o final de outubro deste ano, o Viveiro Municipal produziu mais de 283 mil mudas. Destas, mais de 90 mil foram direcionadas para o Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) através da parceria com a Prefeitura.
Outras foram encaminhadas às propriedades rurais, através da Sema – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para o reflorestamento e a recuperação das matas ciliares.
E também uma porcentagem usada nos projetos de paisagismo e reflorestamento mantidos pela Sedema nas áreas verdes ou calçadas e Áreas de Preservação Permanente – APPs para o fornecimento à população.

Doação de Mudas – Escolha da árvore
Para plantios isolados em casa ou na calçada, a orientação dada aos munícipes é que façam os pedidos das mudas através do SIP 156, da Prefeitura, informar seus contatos e aguardar a liberação das mudas. Há quase dez anos como responsável pelo Viveiro, a engenheira agrônoma Clementina Rossin, orienta que é preciso analisar primeiro o espaço para depois escolher a árvore".
Segundo a responsável, alguns itens devem ser levados em conta na escolha da espécie de árvore para o plantio em calçada, como por exemplo: se o espaço escolhido para o plantio, tem muro, rede de agua ou de esgoto e outros equipamentos urbanos como fiação, etc. Segundo Clementina, as plantas destinadas às calçadas passam periodicamente por poda especial, com o objetivo de “conduzir” a planta justamente para que ela se adeque a esse fim”.
“Nem sempre a árvore escolhida pelo munícipe é adequada para o local”, comenta Clementina. Segundo ela, umas das árvores mais pedidas para o plantio em calçada é o ipê pelas suas belas flores de diversas cores, como o roxo, branco, amarelo e a rosa. Em seguida vem outras espécies como escova-de-garrafa, nome popular das plantas do gênero callistemone e o oiti, árvores que podem atingir de oito a 15 metros.

Para receberem até 20 mudas: os interessados podem fazer a solicitação pelo SIP 156 (Serviço de Informação à População).
Para uma quantidade maior, as solicitações devem ser protocoladas no balcão de atendimento da Sedema (9º andar - Centro Cívico- rua Cap. Antônio Corrêa Barbosa 2233, 9º Andar) ou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Sema localizada na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2113, Informações pelo telefone 3437-4000. Nestes locais, o interessado deve preencher um ofício e especificando a quantidade de mudas necessárias, as espécies desejadas e o local onde será realizado o plantio. Ali vai receber orientações técnicas.  
Lembretes

As árvores levam de 1 a 3 anos para se desenvolver.

Serviço

Endereço:  o Viveiro Municipal está localizado na rua Carolina Sachetto Martins 419, ao lado da Lagoa do bairro Santa Rita.
Fone: (19) 3424-1692

Horário de Atendimento para o público:                                      segunda à sexta-feira das 08:00 hs às 11:00 hs e                                                                       das 13:00 hs às 15:00 hs




História do Viveiro Municipal



 
Antes de 1995, o Viveiro Municipal estava instalado em Saltinho, antigo distrito de Piracicaba. Com a emancipação, surgiu a necessidade de um novo espaço para sua instalação em Piracicaba.
Alguns requisitos eram essenciais para a transferência para um novo espaço: a área a ser escolhida deveria estar localizada dentro do próprio município, possuir fonte de agua de qualidade e quantidade. Em razão disso, a área de lazer que margeia a área de proteção permanente – APP no entorno da Lagoa do Santa Rita foi escolhida.    
Durante três anos continuou em Saltinho. Em 1995, as novas instalações do para o novo Viveiro Municipal no Bairro Santa Rita ficou pronto e toda a produção foi transferida.
Para viabilizar a construção e instalação do novo espaço, foram utilizadas mão de obra e equipamentos da Sedema e materiais cedidos pelas outras secretarias.  Um exemplo disso, o barracão onde funcionam o escritório, almoxarifado e cozinha foi construído com material cedida pela Sema que seria utilizado para a construção de varejão. Esta negociação, na época, foi intermediado pelo então Secretário de Planejamento, Gabriel Ferrato, hoje Prefeito que foi quem conseguiu a liberação. O Secretário da Sema, na época, era o Antonio Fernandes Faganello, hoje na Semuttri.
Da inauguração em 30 novembro de 1995 para cá o Viveiro Municipal passou por altos e baixos. Algumas vezes, com alta produção e doação de mudas com incentivos da Prefeitura e parceiros. Outras vezes, com falta de materiais, baixa doação e sem nenhum incentivo por parte da Prefeitura e parceiros.   

Atualmente o Viveiro Municipal vive uma ótima fase. A Prefeitura, por meio da Sedema, dá incentivo à produção, doação, com plantios em áreas urbanas e rurais. E também com parcerias importantes auxiliando na produção com insumos. Além de outros programas e incentivos no plantio na Bacia dos rios do Consorcio PCJ (Piracicaba, Corumbataí Jundiaí) e também com a Copaclana com outros produtores rurais do Município.