segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Festa para comemoração dos 20 anos do Viveiro Municipal

Festa para comemoração dos 20 anos do Viveiro Municipal

Com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, dos secretários do Meio Ambiente, Rogerio Vidal  e da Semuttri, Antonio Fernandes Faganelo, vereadores Pedro Kawai, Antonio  Paiva, Pastor Luisinho, representando a Associação Fornecedores de Cana de Piracicaba, Ricardo Dias Pacheco, Rodrigo Cristofoletti e Marcos Pontes de Morais, representantes do Consórcio PCJ – Piracicaba, Corumbataí Jundiaí e  funcionários da Sedema, o Viveiro Municipal festejaram hoje, 30 de novembro, os 20 anos da instalação no Bairro Santa Rita.

Os convidados foram acolhidos pela engenheira agrônoma Clementina Rossin, à frente do Viveiro há quase dez anos e toda sua equipe, alguns juntos ali, há mais de vinte anos, como é o caso do Sr Orlando.

Durante a comemoração, o coordenador de projetos do
Consorcio PCJ – Piracicaba, Corumbataí Jundiaí, Guilherme Amstalden Valarini, entregou ao Prefeito Gabriel mais de 10 mil mudas de jequitibá branca (ameaçada de extinção), canuto de pito, jacarandá do campo, como forma de retribuir a parceria com a Prefeitura.   
O Prefeito Gabriel, secretário de Planejamento na época da instalação do Viveiro, foi o responsável pela intermediação para viabilizar o projeto. Prefeito comentou que desde aquela época já existia uma preocupação com a questão ambiental. E que mesmo hoje, passados 20 anos, são poucos os municípios que possuem um viveiro deste porte. “Piracicaba é referência em vários aspectos e este é um deles”. Ele lembrou que a cidade acaba de receber a pontuação máxima com a Letra A na efetividade da questão ambiental.

Rogerio Vidal, secretário da Sedema, citou o aumento de mais de 10 % do desmatamento no Brasil e lembrou que aqui estamos fazendo exatamente o contrário, produzindo e distribuindo mudas,
Plantando e criando espaços verdes e recuperando a mata ciliar em toda zona rural do município. 



Antônio Fernandes Faganello, na época Secretario da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – Sema, hoje na Secretaria Municipal de Transportes Internos- Semutri, recordou do início do trabalho do Viveiro e comentou “na época, na área urbana não tinha nada”.
Alunos do ensino complementar da Escola Municipal Fabio de Souza Maria, acompanhados pela Diretora Sandra Regina de Souza e do Professor Jair Barbosa, executaram alguns números de flauta “Dança Alegre” e “Asa Branca”. Em seguida apresentaram o coral com as músicas: Expresso Polar”, “Normal é ser diferente”, “Amo Você” e finalizaram com “Happy Days”.

O VIVEIRO MUNICIPAL

Localizado em uma área de 60 mil metros no bairro Santa Rita, ao lado da famosa lagoa, muitos piracicabanos ainda não conhecem o serviço de fornecimento de mudas produzidas ali.
Com mais de 80 espécies nativas de árvores à disposição da população gratuitamente, o Viveiro é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente- Sedema. Somente este ano a produção deve atingir a 100 mil mudas.
Prefeito

Do início de 2013 até o final de outubro deste ano, o Viveiro Municipal produziu mais de 283 mil mudas. Destas, mais de 90 mil foram direcionadas para o Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) através da parceria com a Prefeitura.
As outras são encaminhadas às propriedades rurais, através da Sema – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para o reflorestamento e a recuperação das matas ciliares, e aquelas requisitadas através do SIP 156 são entregues à população. O Viveiro produz também muitas mudas usadas nos projetos de paisagismo e reflorestamento mantidos pela Sedema nas áreas verdes ou calçadas e Áreas de Preservação Permanente – APPs.  

Doação de Mudas – Escolha da árvore
Para plantios isolados em casa ou na calçada, a orientação dada aos munícipes é que façam os pedidos das mudas através do SIP 156, da Prefeitura, informar seus contatos e aguardar a liberação das mudas. Há quase dez anos como responsável pelo Viveiro, a engenheira agrônoma Clementina Rossin, orienta que é preciso analisar primeiro o espaço para depois escolher a árvore".
Segundo a responsável, alguns itens devem ser levados em conta na escolha da espécie de árvore para o plantio em calçada, como por exemplo: se o espaço escolhido para o plantio, tem muro, rede de agua ou de esgoto e outros equipamentos urbanos como fiação, etc. Segundo Clementina, as plantas destinadas às calçadas passam periodicamente por poda especial, com o objetivo de “conduzir” a planta justamente para que ela se adeque a esse fim”. “Nem sempre a árvore escolhida pelo munícipe é adequada para o local”, comenta Clementina. Segundo ela, umas das árvores mais pedidas para o plantio em calçada é o ipê pelas suas belas flores de diversas cores, como o roxo, branco, amarelo e a rosa. Em seguida vem outras espécies como escova-de-garrafa, nome popular das plantas do gênero callistemone e o oiti, árvores que podem atingir de oito a 15 metros.

Para receberem até 20 mudas: os interessados podem fazer a solicitação pelo SIP 156 (Serviço de Informação à População).
Para uma quantidade maior, as solicitações devem ser protocoladas no balcão de atendimento da Sedema (9º andar - Centro Cívico- rua Cap. Antônio Corrêa Barbosa 2233, 9º Andar) ou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Sema localizada na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2113, Informações pelo telefone 3437-4000. Nestes locais, o interessado deve preencher um ofício e especificando a quantidade de mudas necessárias, as espécies desejadas e o local onde será realizado o plantio. Ali vai receber orientações técnicas.  
Lembretes

As árvores levam de 1 a 3 anos para se desenvolver.

Serviço

Endereço:  o Viveiro Municipal está localizado na rua Carolina Sachetto Martins 419, ao lado da Lagoa do bairro Santa Rita.
Fone: (19) 3424-1692

Horário de Atendimento para o público:                                      segunda à sexta-feira das 08:00 hs às 11:00 hs e                                                                       das 13:00 hs às 15:00 hs
História do Viveiro Municipal
Antes de 1995, o Viveiro Municipal estava instalado em Saltinho, antigo distrito de Piracicaba. Com a emancipação, surgiu a necessidade de um novo espaço para sua instalação em Piracicaba.
Alguns requisitos eram essenciais para a transferência para um novo espaço: a área a ser escolhida deveria estar localizada dentro do próprio município, possuir fonte de agua de qualidade e quantidade. Em razão disso, a área de lazer que margeia a área de proteção permanente – APP no entorno da Lagoa do Santa Rita foi escolhida.   
Durante três anos continuou em Saltinho. Em 1995, as novas instalações do para o novo Viveiro Municipal no Bairro Santa Rita ficou pronto e toda a produção foi transferida.
Da inauguração em 30 novembro de 1995 para cá o Viveiro Municipal passou por altos e baixos. Algumas vezes, com alta produção e doação de mudas com incentivos da Prefeitura e parceiros. Outras vezes, com falta de materiais, baixa doação e sem nenhum incentivo por parte da Prefeitura e parceiros.  

Atualmente o Viveiro Municipal vive uma ótima fase. A Prefeitura, por meio da Sedema, dá incentivo à produção, doação, com plantios em áreas urbanas e rurais. E também com parcerias importantes auxiliando na produção com insumos. Além de outros programas e incentivos no plantio na Bacia dos rios do Consorcio PCJ (Piracicaba, Corumbataí Jundiaí) e também com a Copaclana com outros produtores rurais do Município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário