sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Novos moradores do Zoo: um casal de tamanduá de colete

Casal de tamanduá-mirim, mais conhecido como tamanduá de colete ou de jaleco, chegaram em julho. Hoje adaptados, já estão no recinto para visitação.


Desde o mês de julho, o Zoológico de Piracicaba conta com dois novos moradores: um casal de tamanduá-mirim mais conhecido como tamanduá de colete ou de jaleco.  O apelido é graças a coloração amarelo-pálido do corpo com manchas pretas similares a um colete, por isso também é chamado de jaleco.

O casal veio do Hospital Veterinário de Botucatu e agora, perfeitamente adaptados, estão no recinto para visitação. Dóceis, o macho com aproximadamente um ano e meio, é mais retraído, tímido, preferindo ficar na casinha. A fêmea com cerca de 9 meses é mais sociável e sapeca, gosta inclusive de escalar a perna da veterinária Camila Mancini.

Na natureza os tamanduás usam as patas dianteiras com garras enormes para escavar formigueiros, cupinzeiros e colmeias. No Zoológico, a bióloga Paula Martins informou que eles estão seguindo a mesma dieta alimentar que eles tinham no Hospital de Botucatu: uma papinha à base de iogurte, creme de leite, banana com casca, mamão com casca, leite em pó, ovo cozido, beterraba, couve e também um complexo vitamínico.

Isso eles comem dentro do Zoo, explicou bióloga, porque é difícil fornecer cupins suficientes para a dieta deles. Os funcionários têm se esforçado para arrumar! E precisa ser papinha porque não tem dentes, eles só lambem.   

Dados sobre tamanduás mirins:  

Família
Os tamanduás fazem parte da ordem xenarthra (antes chamada edentata), sendo parentes próximos de preguiças e tatus. São 4 espécies de tamanduás e, como os tatus e as preguiças, só existem no novo mundo. Nome xenarthra vem de articulações pós cranianos sem vértebra lombar, só presentes nesses animais. O nome edentata era um nome enganoso, uma vez que preguiças e tatus tem dentes, só os tamanduás não tem.
 Características
Aparenta coloração amarelo-pálido com manchas pretas similares a um colete, por isso também é chamado de jaleco. Tem olhos pequenos e focinho comprido. Seu peso varia entre 3,8 e 7Kg, com o corpo medindo entre 47 e 77cm de comprimento. Como o tamanduá bandeira, possui língua comprida com muco viscoso e pegajoso, que auxilia na captura de alimentos.
A cauda é longa, medindo entre 40 e 68cm, peluda na base mas sem pelos na ponta. As patas anteriores são bem desenvolvidas, com quatro dedos com garras enormes, servindo como defesa e para escavar formigueiros, cupinzeiros e colmeias. Caminham apoiando na parte de fora das patas, deixando rastro em forma de lua. Tem visão e audição ruins, usando olfato para encontrar alimentos.

 Comportamento
São solitários e alguns indivíduos tem hábitos diurnos enquanto outros tem hábitos noturnos. É um escalador excelente e sobe sempre em árvores em busca de colmeias de abelhas e outros insetos, estando quase sempre em áreas arborizadas. Ao sentir-se ameaçado levanta, apoiando-se nas patas posteriores e mostrando as patas anteriores com as garras afiadas, caracterizando o popularmente "abraço do tamanduá". Dieta de baixos nutrientes faz com que descanse bastante para economizar energia, por até 16 horas por dia. Descansa em buracos no chão, ocos de árvores e até em galhos de árvore. Locomovem-se lentamente e ao contrário do tamanduá bandeira não conseguem correr rapidamente. Territórios variam entre 350 e 400 hectares.


Alimentação
Alimentam-se principalmente de cupins, formigas e abelhas, mas também do mel existente nas colmeias. Existe variação entre indivíduos em relação à preferência por alimentos. Aparentemente preferências são passadas para jovens, que alimentam-se com suas mães e acabam adotando-as. São predador por onças pintadas, pardas e jaguatiricas e jovens também por raposas.

 Gestação
Gestação dura de 4 a 5 meses e normalmente nasce apenas 1 filhote, com ocorrências
eventuais de 2. Até 1 ano de idade filhotes são carregados nas costas por suas mães, podendo ser deixados em uns ninhos.

Conservação

Ocorre da Argentina à América Central. No Brasil ocorre em todos.

ZOOLOGICO MUNICIPAL: Av. Mal. Castelo Branco, 426 - Jardim Primavera, Piracicaba – SP - Telefone (19) 3421-3425




Nenhum comentário:

Postar um comentário