terça-feira, 3 de março de 2015

Nea da Sedema participa do “DIA MUNDIAL DA VIDA SELVAGEM”


 
A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA e do Zoológico Municipal, participou no último domingo (01/03) de uma das campanhas de conservação da vida silvestre no Brasil lançada pela SZB (Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil): o Dia Mundial da Vida Selvagem. 
Realizada em todo o país, a campanha promoveu atividades de conscientização para celebrar a beleza e a diversidade de milhões de plantas e animais existentes no planeta, com o objetivo de reflexão sobre a relação entre o ser humano e os animais selvagens.
O NEA promoveu várias atividades neste dia, como a exposição de animais taxidermizados; orientações para o público e várias atividades para as crianças.
O que é o Dia Mundial da Vida Selvagem?
Criado pelas Nações Unidas em 2013, o Dia Mundial da Vida Selvagem, será comemorado todo dia 3 de março. O dia da celebração visa contribuir com a conservação das espécies selvagens, o desenvolvimento sustentável e ao bem-estar da humanidade, citando os aspectos ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional e cultural.
Dessa forma, a SZB em parceria com o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e o Ministério do Meio Ambiente aproveitará para comemorar a data no Brasil, com Instituições interessadas na divulgação da campanha. De acordo com John E. Scanlon (Secretário Geral da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora Silvestres - CITES) “a data é a oportunidade para todos nós, não importa quem somos e onde estamos, celebrarmos a beleza e variedade de milhões de plantas e animais com quem compartilhamos este planeta”, pois, mesmo que as ameaças à vida selvagem sejam grandes, podemos reduzi-las através do nosso esforço coletivo.
Atualmente, a vida selvagem está ameaçada e as principais causas são a perda de habitat e o aumento do tráfico ilegal de animais silvestres.  Muitas espécies de animais e plantas estão em perigo imediato de extinção, por isso precisamos ter consciência e trabalhar por um futuro onde as pessoas convivam em harmonia com a vida selvagem.


SZB- Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil

Link: http://szb.org.br/blog/?p=1495

Nenhum comentário:

Postar um comentário