terça-feira, 14 de junho de 2016

Plante Vida completa 9 anos com 45 mil árvores plantadas


 No sábado (11/06) a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema comemorou os 9 anos do programa “PLANTE VIDA- NASCEMOS JUNTOS PARA VIVER” com mais um plantio coletivo. Desta vez, o local escolhido foi a Praça da Paz, situada ao final da avenida 31 de Março com a Rua Nossa Sra. de Fátima.

Para o plantio desta edição do Plante Vida foram escolhidas mudas de Pau-Mulato, Samaneiro, Jequitibá-Rosa, Jequitibá-Branco, Cedro-do-brejo, Eucalipto Vermelho, Talauma, Ipê-Rosa, Ipê-Branco, Oiti. Serão plantadas mais de mil novas árvores nesta edição.

O evento contou com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, do Secretário do Meio Ambiente, Rogerio Vidal, representantes dos Hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa, Unimed, parceiros do programa desde o lançamento e principalmente com os pais e parentes dos recém nascidos do último trimestre, que aderiram ao programa e optaram pelo plantio em área pública.

O engenheiro florestal Marcos Nachtergaele, acompanhado das filhas Mani de dois anos e Lia nascida no Hospital da Unimed participou do evento junto com a esposa Carolina. Plantaram uma árvore para cada uma. Escolheram mudas de jequitibá e pinha do brejo. O engenheiro vê neste gesto um grande começo para as filhas “um significado muito grande para nossa família. Com certeza viremos muitas vezes com elas para visitar “nossas” árvores.”

Entre os participantes estava Gabriela de 9 anos que participou do primeiro plantio do projeto no Bairro Castelinho em junho de 2007. Gabriela estava acompanhada dos pais Sidney Ferreira e Tatiane, que estavam trazendo o pequeno Giovani, nascido na Santa Casa para participar desta 29 edição do Plante Vida. Os pais comentaram sobre o plantio – “acho importante renovar, principalmente porque vivemos numa época em que estão acabando com a natureza”. Moradores do Bairro Mário Dedini, ali eles costumam plantar muitas mudas para ajudar o bairro a ganhar mais verde “muitas vezes arrancam, mas a gente não desiste”, comentou Tatiane.  






















O jovem pai de 19 anos, João Ramon Teixeira escolheu um jequitibá para plantar em homenagem ao Valentin nascido na Santa Casa. Ele e a mulher Samira Teixeira De Grandi. Eles acreditam que é importante incentivar a criança desde pequena a preservar a nossa fauna. “Este plantio vai ser um marco para nós.”

Criado em junho de 2007 pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/SEDEMA, em parceria com as maternidades locais, o programa prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore.

Desde a criação até o momento aproximadamente 45 mil novas árvores já foram plantadas somente através do Plante Vida. A Prefeitura, através do Programa Piracicaba Mais Verde da Sedema plantou mais de um milhão e cem árvores em 10 anos em todo município.


O objetivo do PLANTE VIDA! “NASCEMOS JUNTOS PARA VIVER” é contribuir com o programa de arborização do município e sensibilizar as famílias sobre a importância das árvores na vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário