sexta-feira, 7 de abril de 2017

Sedema recolhe 26 toneladas de entulho em uma unica área.

O setor de gerenciamento de resíduos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- recolheu no amanhã desta sexta sexta-feira (07/04) 26 toneladas de entulho de uma área localizada no Bairro Itapuã, Rua Pedro Habechian.  Segundo o setor, nesta área, o descarte de entulho é recorrente.  
Sedema lembra que Prefeitura pode multar a pessoa que descarta entulho de forma irregular. Para isso precisa de auxílio da população para que denunciem através do SIP 156, anotem a placa dos veículos que descartam entulhos em locais inadequados.
A Sedema lembra, que a Prefeitura disponibiliza locais específicos para o descarte desses materiais:  ecopontos. Mas a população insiste em fazer o descarte irregular.
Seguem informações dos Ecopontos:
Ecopontos: Para descarte de resíduos de construção civil (até 1m³ ou o equivalente a uma carroceria de pick-up), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, materiais eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores. São oito espalhados pela cidade:

1. Monte Rey (rua Giovanni Ferrazo)
2. Bosques do Lenheiro I (rua Sapucaia)
3. Cecap/Eldorado (avenida Eurico Gaspar Dutra, ao lado da área de lazer)
4. Jardim Oriente (avenida Luis Pereira Leite, próximo à escola municipal)
5. Ártemis (rua Fioravante Cenedese)
6. Mário Dedini I (rua Antônio Franco de Lima)
7. Mário Dedini II (rua dos Topázios)
8. Boa Esperança (rua Francisco de Assis Pansiera)

Novos ecopontos estão em construção na cidade.

Outra opção é utilização de caçambas, que hoje na Prefeitura de Piracicaba trabalha de forma sistematizada.
A Lei das Caçambas é um dos componentes do sistema de Gestão Integrada dos resíduos de Construção e Demolição (RCD) tanto para a rede pública (para pequenos geradores) e privada (para grandes geradores). Com esta rede está sendo possível reciclar quase todos os RDC do município. Porém, para descartar os RCD nas Centrais de Triagem e reciclagem há um custo adicional. Para evitar este custo havia ainda uma significativa disposição irregular, principalmente, em locais escondidos ou mesmo fora do município.

 A Lei das Caçambas criou o Certificado de Transporte de RCD e através de um sistema informatizado obriga que as caçambas sejam devidamente numeradas, tenham um prazo máximo de permanência nas obras e declarem à Prefeitura o seu destino (que deve ser obrigatoriamente uma área licenciada). Com isto, foi possível reduzir a quantidade de resíduos de construção descartados irregularmente. Por ser um sistema inovador tem servido de referência a muitas outras cidades que tem vindo conhecê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário