quinta-feira, 13 de abril de 2017

Vereador Longatto e comitiva visitam CTR

O Secretário de Meio Ambiente, Rogério Vidal e o assessor técnico da Sedema, engenheiro Carlos Ambrosano, acompanharam nesta quarta-feira, o vereador José Aparecido Longatto (PSDB), que liderou a comitiva de representantes de câmaras e prefeituras da região, que totalizam 23 cidades, em visita ao CTR – Central de Tratamento de Resíduos Ecoparque, da empresa Piracicaba Ambiental, localizada na divisa da cidade de Iracemápolis.
Na oportunidade, o secretário, Rogério Vidal acolheu a comitiva e, demonstrou que a situação de Piracicaba é confortável com relação a gestão de resíduos sólidos em relação a muitos municípios brasileiros. A Lei Nacional de Resíduos Sólidos – LNRS proíbe a construção de aterros convencionais.
Os visitantes aproveitaram a oportunidade para se informar sobre as parcerias, iniciativas e práticas locais para o descarte correto de vários tipos de resíduos que a cidade tem de forma sistemática, no caso de lâmpadas, pneus, pilhas e baterias.
E o pioneirismo da cidade se dá principalmente pelas instalações da Central de Tratamentos de Resíduos - CTR, construída através de PPP (parceria público privada), entre Prefeitura e a empresa Piracicaba Ambiental, que por sua vez é formada através do consórcio das empresas Enob - Engenharia Ambiental Ltda. e

Kuttner GMBH & CO.KG. Esta última, uma empresa alemã detentora da tecnologia e está finalizando a implantação da usina de tratamento.  
A comitiva teve oportunidade de conhecer a implantação da usina de tratamento de resíduos que está quase finalizada utilizando tecnologia de ponta, equipamentos e respaldo técnico de empresas da Itália, Alemanha e Finlândia. Este empreendimento, com alguns ajustes, tem a capacidade de suprir a demanda das mais de 20 cidades que já integram o pool de municípios que estabeleceram parcerias na destinação dos resíduos sólidos.
O vereador Longato comentou com os visitantes que mediante estas parcerias com o poder público, é possível resolver a destinação final nos resíduos sólidos das principais cidades da região de Piracicaba - que sozinha, produz 400 toneladas diárias.

Entre os visitantes, o vice-prefeito de Santa Gertrudes, Glalson Chamon esteve acompanhado pelos vereadores: Willian Bento (PTB), Alexandro Souza Vieira (PSC) e Washington Luiz Pereira (PSB), seguido pela vereadora de Itirapina, Elisabete de Oliveira Silva (PV) e do presidente da Câmara de Vereadores de Ipeúna, Diego Heron Pinheiro (PP). O presidente da ONG OECCO (Organização Ecológica Cultural Corumbataí), de Piracicaba, o vereador José Aparecido Longatto estava acompanhado do vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário