terça-feira, 8 de maio de 2018

Decreto do prefeito Barjas Negri cria Jardim Botânico Municipal





Vista da área do Parque do Engenho Central, uma das que compõe o Jardim Botânico Municipal
O prefeito Barjas Negri assinou o Decreto nº 17.377/2018 que cria o Jardim Botânico de Piracicaba. Dividido em três áreas distintas: uma anexa ao Parque do Engenho Central – onde aconteceu a assinatura, em coletiva de imprensa na tarde de hoje, 24/04; uma no Santa Rita, no entorno da Lagoa do bairro, onde já funciona o Viveiro Municipal, e uma no Parque Natural da Cidade, situado em Santa Teresinha (Rodovia SP-304). Somadas as áreas, o Jardim Botânico compreende mais de 860 mil metros quadrados.

Além da implementação de pontos turísticos abertos a visitação popular, o Jardim Botânico de Piracicaba vai proteger e conservar a fauna e flora nativas, bem como viabilizar a criação de um banco genético para preservação das espécies. “A criação do Jardim Botânico de Piracicaba é mais uma iniciativa da Administração no sentido de pensarmos a cidade de maneira sustentável, preparando-a, diariamente, para o futuro”, ressalta Barjas.

Arthur Ribeiro, diretor-presidente do Ipplap, José Otávio Menten, 
prefeito Barjas Negri e João Neves Toledo

“É preciso ter recursos e técnicas. Assumimos a responsabilidade de fazer o decreto, que é o primeiro passo para a constituição do Jardim Botânico. Ao longo do caminho vamos anunciar algumas parcerias para captar mais recursos para avançar mais rapidamente. Se não captarmos recursos, iremos em um ritmo mais lento, mas sempre na perspecativa de proteção da natureza”, completou.



De acordo com o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, a proposta representa um avanço na promoção da educação e conservação ambiental. “Com o Jardim Botânico, Piracicaba reforçará suas políticas públicas ambientais e educacionais. Da mesma forma, representará uma contribuição sem tamanho para a conservação do patrimônio natural da nossa região, especialmente do bioma da Mata Atlântica que abrigamos, além de ser área para refúgio e proteção da fauna local”, disse.

Menten salientou outros ganhos resultantes da criação do Jardim Botânico. “Entre as principais finalidades do Jardim Botânico está resguardar as espécies ecologicamente importantes para mantermos nossos ecossistemas. Com isso, poderemos identificar cientificamente as espécies que são nativas e assim, abrigar e organizar coleções de plantas. Paralelamente, haverá área aberta ao público, servindo para educação, lazer e cultura, com foco permanente na conservação ambiental”, afirmou o secretário.

O presidente do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, João Neves Toledo, também esteve na assinatura do decreto e parabenizou a iniciativa. “Esta não é uma ação local, mas uma ação para a conservação da flora brasileira”, disse. De acordo com Toledo, o papel de um jardim botânico se divide em três pontos: conservação, pesquisa para conservação e educação ambiental para conservação. Ele também citou que Piracicaba tem um grande ponto ao seu favor ao poder contar com o herbário da Esalq, “um dos melhores do mundo”. “Vocês devem se orgulhar do patrimônio, do acervo que já têm. Não se deixem levar por opiniões atravessadas e avessas de quem gostaria de ser o pai da criança”, observou..

A partir da assinatura do Decreto a comissão responsável pela implementação do Jardim Botânico terá 90 dias para cumprir com algumas atribuições previstas no documento, entre as quais, constam: elaborar e aprovar regimento próprio; emitir sugestões para a visão e a missão do Jardim Botânico; definir as diretrizes de uso dos espaços e referência para projetos e obras; entre outras.


A próxima etapa consiste na solicitação, por parte da Sedema, do registro e enquadramento do Jardim Botânico de Piracicaba junto ao Ministério do Meio Ambiente e do Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos. Com isso, será possível celebrar convênios e termos de cooperação para aprimorar recursos técnicos e captar recursos financeiros para planejar a trajetória do Jardim Botânico. Portanto, o que se espera a médio prazo é que o local, além de servir para a coleta de informações científicas, represente mais uma opção de lazer, turismo sustentável e educação ambiental.

Os estudos para implementação do Jardim Botânico de Piracicaba são da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), coordenados pela analista ambiental Juliana Gragnani, com apoio da arquiteta e urbanista Cláudia de Lima Nogueira, da engenheira agrônoma Clementina Rossin e do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap). Em 2017, o vereador André Bandeira encaminhou Indicação ao Executivo, onde pede a instalação de um Jardim Botânico na cidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário