quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Novo Plano de Resíduos Sólidos do Município é apresentado



Na noite desta terça-feira, no auditório do Centro Cívico aconteceu a Audiência Pública com o objetivo de para debater a proposta do novo Plano de Resíduos Sólidos do Município.

Na apresentação do trabalho da Comissão de Revisão do PMGIRS - Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos contou com a  presença do Prefeito Gabriel Ferrato, secretários,  representantes da sociedade civil,  estudantes universitários, representantes comerciais e industriais do município de Piracicaba, representantes de vereadores, representante da ARES PCJ – Agencia Reguladora, Procurador do GAEMA, representantes do COMDEMA, representantes da Cooperativa Reciclador Solidário, totalizando aproximadamente 110 presentes.

A apresentação foi feita pelo secretário Francisco Rogério Vidal, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente-Sedema e para o esclarecimento de dúvidas e recebimento de contribuições ao plano, a Comissão de Revisão do PMGIRS realizou tais procedimentos.

A Comissão de Revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Piracicaba foi formalizada pelo Decreto Municipal 15.281/2013 e Decreto Municipal 15.576/2014.

Vale salientar que a comissão de Revisão do PMGIRS é composta por membros representantes do COMDEMA (sociedade civil organizada), CIESPI e ACIPI (representantes da Industria e Comércio), Poder Público Municipal e representantes de Universidades que realizaram 30 reuniões, totalizando 9 meses de trabalho.

Para a elaboração do novo Plano de Resíduos Sólidos do Município, 31 diretrizes nortearam o trabalho, de acordo com o artigo 19 a Política Nacional de Resíduos Sólidos.  A PNRS contempla 14 tipos de resíduos: resíduos domiciliares e comerciais; resíduos de construção civil – RCC; pneumáticos; resíduos perigosos (pilhas, lâmpadas e baterias); resíduos de saúde; bens inservíveis; coleta seletiva; cemiteriais; serviços de transporte; aeroportos e rodoviárias; industriais; resíduos de saneamento; agrossilvopastoris. 
  
Durante a audiência, foram apresentadas as diretrizes, as ações e as metas previstas para a gestão de resíduos do município, esclarecidas dúvidas e colhidas sugestões dos participantes.

Participaram também da construção da Revisão do PMGIRS outras instituições como CETESB, Cooperativa Reciclador Solidário, Águas do Mirante, Secretaria Municipal de Educação, GMEA - Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, COPLACANA, ETE e ETA (estações de tratamento) entre outros citados no plano.

Piracicaba é uma das cidades pioneiras a cumprir a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. A proposta do novo Plano de Resíduos Sólidos do Município está disponível no site da SEDEMA: sedema.piracicaba.sp.gov.br, para receber contribuições até 26/09. Após esta data a comissão de Revisão do PMGIRS avaliará e responderá referente as contribuições prestadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário