quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Poda Geral na praça José Bonifácio

Poda geral na praça José Bonifácio

Há duas semanas (07/08) a Sedema executou uma poda pontual na Praça Jose
Bonifácio, dando início à primeira etapa do projeto de instalação de refletores com objetivo de reduzir os incômodos causados pelos incrementos dos pombos daquele local.
Agora o Núcleo de Arborização da Sedema iniciou hoje 27/08 uma ação de poda em toda praça. O serviço teve início às 7 horas da manhã e se estender até 10 horas da manhã, horário de abertura dos bancos, para evitar riscos com os transeuntes.
Normalmente em lugares com grande fluxo de pessoas, como é o caso da praça José Bonifácio, os horários do serviço são programados função da compatibilidade
com os equipamentos urbanos, de modo a interferir minimamente na rotina das pessoas.  
Nesta quinta-feira, o serviço na Praça deverá continuar. Além das podas, duas árvores deverão ser substituídas, um mirindiba rosa e uma eritrina. Segundo os técnicos que fizeram a vistoria prévia, estas duas espécies apresentaram problemas fitossanitários com risco eminente de queda.
Sobre os holofotes
Na Praça José Bonifácio, foram instalados inicialmente, próximo ao parque Infantil onde foram podadas oito árvores e onde foi instalado o piso emborrado, três holofotes com lâmpadas de vapor de sódio. Depois da poda geral que está sendo executada na Praça, a Sedema deverá instalar outros três holofotes com luzes amarelas que imitam a radiação solar.
Conforme divulgação anterior, o objetivo da instalação destes holofotes é reduzir os incômodos causados pelos incrementos dos pombos daquele local e melhorar a eficácia da limpeza do espaço, já que, normalmente além da varrição tem sido necessária a lavagem diária com caminhão pipa da Piracicaba Ambiental para a higienização do lugar.
Além destas medidas que estão sendo adotadas pela Sedema, uma orientação muito importante que pode e deve contribuir para a redução do número de pombos: o primeiro passo é não oferecer alimentos. Assim, os animais irão buscá-los nas áreas nativas. Não se aproximando do meio urbano, eles também não se reproduzem de forma desordenada. Vale lembrar que um casal pode gerar até quatro ninhadas por ano.
A segunda dica é não deixar que as aves construam ninhos em forros, muros, telhados e sacadas. Esses espaços são convidativos à espécie.

Exemplo de Araraquara

Segundo informações fornecidas pelo biólogo João Henrique Barbosa, funcionário da Secretaria de Meio Ambiente de Araraquara, ali foram instalados quatro refletores no parque. Eles foram sendo testados de diversas maneiras, até obterem os primeiros resultados.

De acordo com o biólogo daquela cidade, esta medida tem como objetivo afugentar os pássaros sem causar danos à espécie. A iniciativa tem o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama)”. Da mesma forma que Piracicaba, a busca lá surgiu após constantes reclamações sobre a sujeira causada pelas aves. Após os testes iniciais, o resultado já começou a aparecer.

As luzes são acesas por volta das 16h30, quando há uma revoada após a busca por alimentos em terrenos baldios. “Instalamos alguns refletores ‘teste’, para avaliar itens como o melhor horário de funcionamento, a intensidade das lâmpadas e a altura dos postes. Nossos resultados preliminares indicam que o teste obteve sucesso.

Segundo os técnicos de Araraquara: os pombos não são os “vilões” da história. “O excesso deles é um problema ambiental dos tempos modernos. Estamos tentando consertar um problema ambiental”, disse.
Apesar da redução inicial dos bandos, o projeto prevê metas em médio prazo.  A avaliação completa só deve ser concluída no segundo semestre deste ano.


A exemplo do que foi realizado em Araraquara, os técnicos da Sedema deverão realizar testes para acompanhar o desempenho e a eficácia dos equipamentos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário