sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Instalação da “GELADEIROTECA” no Zoológico Municipal - Paraíso da Criança

“Iniciativa que incentiva a circulação de livros e a prática da leitura, lançada pela Casa do Hip Hop de Piracicaba, chega ao Zôo de Piracicaba neste sábado 
 17 de Outubro às 10h.”



A Casa de Cultura Hip Hop (CCHH), responsável por trabalhos voltados à juventude e à transformação social há treze anos em Piracicaba, a partir de uma experiência de alguns integrantes na 11ª Feira do Livro de Sertãozinho, com o projeto “Geladeiroteca: consuma aqui e alimente seu espírito”, desenvolvido na mesma cidade, resolveu trazer a proposta para Piracicaba a fim de ampliar os limites das bibliotecas comunitárias. Além disso, o Projeto “Geladeiroteca - Casa do Hip Hop Piracicaba” tem como objetivo, através da instalação das geladeirotecas, incentivar o interesse pela leitura como forma de lazer, estimular a prática da cidadania, por meio do cuidado coletivo e permanente do projeto, fomentar as atividades culturais educativas nos espaços onde as geladeirotecas forem instaladas, fortalecendo a rede de pessoas e instituições que desenvolvem trabalhos com leituras, contação de histórias, ações culturais e educativas.
A proposta consiste no reaproveitamento de geladeiras que muitas vezes são descartadas incorretamente, através de um preparo da geladeiroteca que envolve várias etapas: desde a reforma com uma pintura diferenciada até a instalação em espaços que possam servir de ponto estratégico ao incentivo à leitura, às atividades lúdicas, às rodas de conversa, à contação de histórias e até oficinas de elaboração de textos.
E interessados nessa proposta, a SEDEMA através das equipes do Núcleo de Educação Ambiental, do Zoológico Municipal e Paraíso da Criança, se tornaram mais um parceiro da Casa do Hip Hop no fomento ao projeto, com a instalação de uma Geladeiroteca no Paraíso da Criança, no bairro Jd. Primavera. A mesma será instalada num quiosque próximo à casa dos espelhos e a intenção é que não só crianças, mas também adultos, possam “saborear as delícias da geladeiroteca”.
Neste sábado, em comemoração ao Ano do Lobo Guará, a geladeiroteca estará recheada de uma história especial: “A história do Chapéuzinho Vermelho e o Lobo Guará”. Quem quiser se alimentar dessa linda história, onde o lobo é o bonzinho e herói, poderá retirar uma cópia da história para levar pra casa e contar para as crianças.
E lembrando que, a geladeiroteca é um patrimônio de todos aqueles que, passando pelos locais onde estão sendo instaladas, se interessem por cuidar, emprestar, doar, ler ou, simplesmente, folhear um livro. Nesse sentido, a “geladeiroteca”, como patrimônio popular, é de todos, pode ser usada por todos, e, portanto, torna-se também responsabilidade de todos. Todos os cuidados relativos à sua manutenção e organização devem ser compartilhados com aqueles que se interessam, de alguma forma, por esta iniciativa.

Serviço:
Dia 17/10/2015 – Zoológico Municipal / Paraíso da Criança
10hs – ao lado da Casa dos Espelhos
Informações: Núcleo de Educação Ambiental da SEDEMA
Fone: 3417-9494 - Email: neasedema@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário