quinta-feira, 1 de março de 2012

ESTAÇÃO DA PAULISTA GANHA JARDIM JAPONES

Com presença expressiva da colônia japonesa e descendentes, do prefeito Barjas Negri, secretários, vereadores e líderes comunitários, foi inaugurado na noite de quarta-feira (29), o Jardim Japonês, no Parque de Lazer da Paulista. A iniciativa que conta com apoio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) é mais um investimento feito pela administração naquele complexo de cultura e lazer, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Localizado em um local privilegiado, o jardim tem 300 metros quadrados, contendo um lago ornamental e cascata, com carpas coloridas, ponte metálica, iluminação decorativa, passeios em pedriscos e intervenção paisagística. As pessoas não resistiam e paravam para contemplar, atraídas pela beleza e harmonia daquele espaço. Pelo projeto da vereadora Márcia Pacheco, o local recebeu a denominação de Jardim dos Imigrantes.
 

Pedro Kawai, diretor da Estação da Paulista, que desde o início acompanhou o andamento da obra, diz que a construção do jardim atende antigo sonho da colônia japonesa de Piracicaba. “Depois de muitos anos tentando, enfim temos um marco que servirá como referência para toda população da cidade”.
 

Segundo Kawai, o bairro da Paulista concentra a maior parte da colônia japonesa na cidade e onde está instalado a sede social do Clube Nipo Brasileiro, além de que foi estação onde chegaram os primeiros imigrantes em Piracicaba, onde residem em torno de 600 a 700 famílias descendente de japoneses, que dão importante contribuição para o desenvolvimento industrial, econômico, cultural e social da cidade.

O diretor do Parque de Lazer da Paulista explica que a arte do paisagismo no Japão é antiga e provavelmente originou-se da China e da Coréia muito antes do século VI. Para a cultura japonesa, o paisagismo é uma das mais elevadas formas de arte, pois, consegue expressar a essência da natureza em um limitado espaço de forma harmoniosa com a paisagem local.
 

O professor da Esalq, Keigo Minami, diz que a idéia de se fazer o jardim japonês é excelente e mostra que Piracicaba está se acostumando aos costumes orientais. “As pessoas se sentem mais calmas e tranqüilas quando passam por aqui”. 
 

O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, afirma que o jardim japonês é a continuidade dos investimentos feitos no local e um reconhecimento a atuação da comunidade japonesa no desenvolvimento econômico e cultural do município.
 

O prefeito Barjas Negri lembrou que a área ocupada pela Estação da Paulista ficou abandonada por muito tempo, sem receber qualquer investimento. “A partir de 2006 determinei que o espaço fosse revitalizado e hoje é o principal complexo cultural e de lazer da cidade, abrigando diversos departamentos como o Armazém da Cultura “Maria Dirce de Almeida Camargo”, a Estação do Idoso, o Parque de Lazer, Academia da Terceira Idade, Academia ao Ar Livre, o Projeto Guri etc. Este equipamento inaugurado é uma justa homenagem aos japoneses e descendentes”.
 POR  jOÃO DE SOUZA - ccs

Nenhum comentário:

Postar um comentário