terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


O Zoológico Municipal e o Paraíso da Criança foram visitados ao longo do ano passado (2012) por 389.919 mil pessoas. Estes números confirmam os prognósticos de que o Zôo e o Paraíso são os passeios preferidos para o município e região, além de constituírem importantes atrativos turísticos.
Os meses com maior demanda como já acontece tradicionalmente, são os de recesso escolar. Em julho 41.967 mil pessoas passaram pelo espaço e, em dezembro foram registradas 39.530 mil visitas.
Essa área que ficou abandonada por seis anos desde 2007 vem recebendo constantes investimentos quando o Zoo foi devolvido à população.
Para chegar a esse número expressivo de público a Administração vem trabalhando em obras que merecem destaque como a reforma já concluída das quatro ilhas dos macacos (sagüi do tufo preto, sagüi do tufo branco, macaco Mangabei e Macaco Aranha de testa branca), permitindo maior mobilidade a estes animais que sempre são um grande atrativo para todos, principalmente para as crianças. Também foi construído um galpão para armazenar lixo reciclável, além da reforma do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).
Umas das atrações do Zoológico é o leão "Léo", o mais antigo morador do local, que encanta pela sua beleza e imponência. De acordo com a coordenadora dos espaços, Marianna Ricciardi Curi, durante os finais de semana, o número de visitantes gira em torno de cinco mil pessoas, principalmente crianças. A predominância durante a semana, de terça à sexta-feira, são escolas e aos finais de semana, visitas individuais e familiares.
No período de férias passam pelo espaço de 1.500 a 2.000 pessoas diariamente. Os visitantes são, em sua maioria, de Limeira, Rio Claro, Santa Gertrudes, Iracemápolis, Tietê, São Pedro, Cerquilho, Cordeirópolis, Barretos e Araras.
A área ocupada pelos espaços ecologicamente corretos onde vivem os animais é de 47 mil metros quadrados.
O Zoológico abriga cerca 400 animais, entre aves, répteis e mamíferos. Para abrigá-los foram construídos recintos que reproduzissem seus habitats de origem, garantindo o bem-estar dos animais e promovendo a educação ambiental. Uma veterinária e uma bióloga são responsáveis pelos animais.
Paraíso da Criança
O Paraíso reformado, com novos brinquedos instalados também foi reaberto depois de ter sido abandonado. Funcionando numa área de 23 mil m2, neste momento recebe obras para melhorar o que já existe, como o quiosque que é utilizado como sala de aula ministrada para os programas do NEA que recebe a instalação de esquadrias metálicas com vidros fixos, janelas de correr e porta em vidro, além de manutenção do sanitário.
Funcionando em área anexa ao Zôo, toda arborizada, onde as crianças encontram mais de 30 brinquedos, como, gira-gira, escorregador, cavalinhos, escada horizontal, gangorra, balanço, casa de Tarzan, cabana, escalada, casa de boneca, muro-escalada, casa do espelho, labirinto, castelo, casa da árvore, carro dos Flintstones, moto de madeira e túneis coloridos além da oportunidade de resgatar e aprender a brincar de amarelinha, bola de gude, campo de peão, campo de pular corda, quadra de peteca.
Serviço
O Zoológico Municipal e o Paraíso da Criança ficam na Avenida Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera.
Fone: (19) 3421-3425
Funcionamento: De terça a domingo, das 9 às 16h30, com entrada franca. O e-mail é zoopiracicaba@gmail.com.

Centro de Lazer do Cantagalo é inaugurado


Com as presenças do prefeito Gabriel Ferrato e dos secretários de Esportes, Pedro Mello e de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, do vereador Pedro Kawai e moradores, foi inaugurado na manhã do sábado (23/02), o Centro de Lazer do Núcleo Cantagalo. O espaço conta com parque infantil, bancos e campo de areia iluminado para jogos de futebol à noite, garantindo mais lazer para a comunidade.
O líder comunitário Marcos Aparecido dos Santos (Marcão) estava feliz com a benfeitoria, pois segundo ele, os moradores do Cantagalo estavam carentes de espaços de lazer. “Agora as crianças e jovens podem brincar com segurança e comodidade, sob os olhares atentos de seus pais. Além de trazer melhor qualidade de vida, o centro aproxima mais as pessoas”.
Os secretários de Esportes e o de Defesa do Meio Ambientes ressaltaram que o espaço melhorará a autoetima dos moradores e trará um retorno social muito grande para a comunidade. Afirma que esta administração não tem economizado esforços para construir novos centros e até recuperar áreas degradadas, devolvendo-as em forma de lazer para a população.
O prefeito Ferrato disse que com a inauguração do centro de lazer, será possível oferecer às crianças, jovens, adultos do Cantagalo, mais opções de lazer. “O Centro de Lazer do Cantagalo é mais uma obra de grande importância para o lazer e a integração dos cidadãos, seja de forma individual ou para a convivência familiar e entre amigos. É resultado do importante trabalho realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e a de Esporte. Ficamos felizes em poder oferecer um espaço de alegria, de harmonia, que prima pela qualidade de vida das pessoas”, falou. O Chefe do Executivo convidou a comunidade para conhecer o centro e ajudar a preservá-lo, tanto na limpeza como no patrimônio que é de todos.
Ao final da inauguração foi entregue ao líder comunitário “Marcão”, um kit esportivo, contendo um par de redes, bolas e uniforme. Em seguida os meninos presentes a inauguração, convidaram o prefeito para participar de numa rodada de cobrança de pênaltis.

Jardim Noiva da Colina é contemplada com Academia de Ginástica


A Prefeitura inaugura oficialmente na próxima quinta-feira (28/02) a partir das 18h30, a academia de ginástica ao ar livre no Centro de lazer do Jardim Noiva da Colina.
Esta é mais uma conquista dos moradores daquela localidade no que se refere a um novo espaço para prática esportiva.
A academia, que conta com 10 equipamentos para prática de exercícios, é fruto da parceria das secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Esporte Lazer e Atividades Motoras (Selam). O centro esportivo construído nesta região segue os padrões dos outros 23 instalados nos últimos anos no município.
Localizada à rua José Riolo Teodoro, no Jardim Noiva da Colina, a academia, que tem como finalidade proporcionar vida saudável aos moradores do Jardim Noiva da Colina, segundo a arquiteta urbanista Danielle Campitelli conta com 10 equipamentos para a prática de exercícios, custou aos cofres públicos R$ 26 mil.
Saiba onde foram instaladas as demais academias ao ar livre:
Estação da Paulista – Av. Paulo de Moraes
Parque da Rua do Porto – Av. Alidor Pecorari
Nova Piracicaba – Av. Cruzeiro do Sul
Parque de Santa Terezinha – Av. Adelmo Cavagioni
Parque Piracicamirim – Rua Jorge Zohilner
Praça Eduardo Gerólamo João – Av. Paulista
Cecap/ Eldorado – Av. Eurico Gaspar Dutra
Jupiá – Rua Adolfo Rodrigues
Jardim Brasília – R- Dona Olívia Bianco
São Dimas – Rua Padre Lopes
Vila Rezende – Praça Parafuso
Tupi – Praça Marcelino Barreto – R. 9 de Julho
Ártemis – Rua Fioravante Cenedensi
Parque 1º de maio – R João Francisco de Oliveira
Mário Dedini – Rua Olga Pagoto
Santa Rosa – Praça Fábio Roberto Fernandes da Cunha
Morumbi – Praça Padre Joaquim – Rua Bolívia
Santa Rita Perdizes – Rua Arandu
Alvorada III - Rua João Guidotti
Sol Nascente- Ao lado do PSF
Parque Piracicaba – R. São Pedro
Terra Nova – Rua Augusto Gomes da Silva
Vila Sônia / Parque Nossa Senhora das Graças – Rua João Zem

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mais um Centro de Lazer é entregue em Piracicaba


 Nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, a administração Municipal, através da parceria entre as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Esporte Lazer e Atividades Motoras (Selam), inaugura oficialmente o Centro de Lazer do Bairro Nova Iguaçu que consiste na academia de ginástica ao ar livre.
 Localizado à Rua João Benedito Antonio Jordão,  tem como finalidade contribuir para proporcionar vida saudável aos moradores do Nova Iguaçu, segundo a arquiteta urbanista Danielle Campitelli. A academia conta com dez equipamentos para a prática de exercícios e custou aos cofres públicos R$ 26.586,87 .
 A instalação destes equipamentos no Nova Iguaçu representa mais uma conquista da comunidade. Nos últimos anos, a Administração Municipal instalou 23 equipamentos em diferentes pontos da cidade.
Eles estão nos seguintes bairros:
 Estação da Paulista – Av. Paulo de Moraes
1.                               Parque da Rua do Porto – Av. Alidor Pecorari
2.                               Nova Piracicaba – Av. Cruzeiro do Sul
3.                               Parque de Santa Terezinha – Av. Adelmo  Cavagioni
4.                               Parque Piracicamirim – Rua Jorge Zohilner
5.                               Praça Eduardo Gerólamo João – Av. Paulista
6.                               Cecap/ Eldorado – Av. Eurico Gaspar Dutra
7.                               Jupiá – Rua Adolfo Rodrigues
8.                               Jardim Brasília – R- Dona Olívia Bianco
9.                               São Dimas – Rua Padre Lopes
10.                           Vila Rezende – Praça Parafuso
11.                           Tupi – Praça Marcelino Barreto – R. 9 de Julho
12.                           Ártemis – Rua Fioravante Cenedensi
13.                           Parque 1º de maio – R João Francisco de Oliveira
14.                           Mário Define – Rua Olga Pagoto
15.                           Santa Rosa – Praça Fábio Roberto Fernandes da Cunha
16.                           Morumbi – Praça Padre Joaquim – Rua Bolívia
17.                           Santa Rita Perdizes – Rua Arandu
18.                           Alvorada  III - Rua João Guidotti
19.                           Sol Nascente- Ao lado do PSF
20.                           Parque Piracicaba – R. São Pedro
21.                           Terra Nova – Rua Augusto Gomes da Silva
22.                           Vila Sônia / Parque Nossa Senhora das Graças – Rua João Zem

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Piracicaba já controla cerca de 60% do entulho produzido na cidade


Desde de quando o sistema de controle online de caçambas da Prefeitura – operado pelos fiscais da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) – entrou em funcionamento, dia 01 de fevereiro, 21 empresas já foram autuadas por não terem lançado suas caçambas na rede e estavam atuando ilegalmente, sendo que 18 delas se regularizaram. Até o momento, apenas 3 permanecem irregulares de acordo com a Lei 6962/2010, sob pena de perderem a licença por 90 dias e terem suas caçambas apreendidas.
Em 11 dias de operação, estão sendo monitoradas 2182 caçambas pelo sistema. Desse total, 1164 foram contratadas e já levaram o entulho que coletaram aos receptores, obedecendo rigorosamente o prazo de 5 dias entre a chegada e o transporte do material recolhido, como determina a lei municipal.
No entanto há uma quantidade expressiva que está desrespeitando a lei, estourando o prazo de entrega. As empresas responsáveis podem ser multadas a qualquer momento. Consta, por exemplo, que 51 delas estão desde o dia 1 de fevereiro na rua e deveriam ter sido recolhidas até o dia 6.
Estima-se que seja gerado uma média de 700 a 1000 toneladas de entulho por dia na cidade. Desse total, 580 toneladas por dia já estão tendo o destino controlado, o que representa cerca de 60% do total. A maioria das empresas que atuam no setor se diz satisfeita com a mudanças e até mesmo as que estão com algum problema dizem que pretendem resolvê-lo ainda este mês.

DEU NO G1 PIRACICABA -


14/02/2013 19h35 - Atualizado em 14/02/2013 19h35

Lazer e esporte concentram 25% das sugestões para o PPA em Piracicaba

Participação popular será considerada na elaboração do Plano Plurianual. Na primeira semana de operação, ferramenta online recebeu 42 propostas.

Do G1 Piracicaba e Região

Ferrato apresentou o PPA Cidadão, que permite a
participação pública (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Na primeira semana de funcionamento, a ferramenta online que permite que a população de Piracicaba (SP) envie sugestões para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) recebeu 42 propostas. Do total, 25% das sugestões estão relacionadas ao esporte e lazer. São 10 pedidos para que áreas públicas sejam transformadas em espaços de lazer, com parques infantis, pistas de caminhada e locais para prática esportiva. O prazo para a participação no PPA termina dia 25. O PPA serve de base para os orçamentos da Prefeitura.
O setor da saúde recebeu até agora oito propostas de ações. A maioria, segundo a Prefeitura, relacionada ao trato de animais. Foram sugeridas, por exemplo, a ampliação do Canil Municipal, a criação de posto veterinário público e a intensificação das castrações de cães e gatos. Qualquer pessoa pode se cadastrar nos sites www.ppacidadao.piracicaba.sp.gov.br e www.piracicaba.sp.gov.br e enviar sugestões para o PPA.
Moradores da região da Vila Industrial, segundo a Prefeitura, enviaram a metade das sugestões até agora. O perfil do cidadão que participou na primeira semana aponta que a maioria é homem e pai de família, com idades entre 31 e 50 anos. Todos os investimentos e gastos propostos pelo prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) para os próximos quatro anos (2014 a 2017) precisam ter valor e dotação fixados no PPA.
A partir do dia 26, uma equipe da Prefeitura irá repassar as demandas para que as secretarias avaliem a inclusão no plano e deem um posicionamento até 11 de março. Até 28 de março, o PPA completo será encaminhado à Câmara para votação dos vereadores.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sedema envia cerca de 8,4 toneladas de eletronicos para reciclagem


Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema enviou o primeiro lote de eletro eletrônicos para reciclagem.  Ao todo foram 28 paletes (cerca de 8,4 toneladas) de computadores velhos, televisores, brinquedos eletrônicos. 
Outros 02 paletes com pilhas e baterias (cerca de 2 toneladas ) também foram enviados na mesma remessa.
 Na sociedade contemporânea, o consumo elevado, o ritmo acelerado da inovação faz com que os equipamentos eletrônicos se transformem em sucata tecnológica em pouco tempo. 

Os custos elevados para o descarte adequado ou para a desmontagem com fins de reciclagem criaram muitos problemas para soluções definitivas para este problema.
Os eletroeletrônicos possuem grandes quantidades de metais pesados, que destinados de forma incorreta podem acarretar diversos e graves problemas ao meio ambiente.
A complexidade para a coleta e destinação está na variedade deste tipo de resíduos que vai desde um pequeno celular a uma grande geladeira. Entre estes estão os computadores, televisores, brinquedos eletrônicos, secadores de cabelo, fogões, geladeiras, máquinas de lavar.

A Central de Resíduos está  localizada na avenida das Ondas, na altura do número 6600, funciona de segunda a sexta-feira, das 7 h às 17 horas.

Mais informações pelo telefone (19) 3403-1245

FOTOS JUSTINO LUCENTE

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), está contratando um pacote de melhorias para espaços de lazer. As obras compreendem a construção de novos centros  de lazer, iluminação em praças, cobertura e manutenção em diversos locais.
O pacote foi autorizado pelo prefeito Gabriel Ferrato na semana passada e está em processo de licitação. O investimento previsto é de R$ 500 mil. A melhorias atendem pedidos de moradores e vereadores.
Novos centros de lazer
- Jardim Diamante
- Santa Rosa Ipês
- Jardim Bartira
- Jardim Santa Maria.
Campo de Futebol
- Reforma do alambrado do campo de futebol do bairro Jupiá.
Parques
- Construção da cobertura do NEA (Núcleo de Educação Ambiental)
- Manutenção dos recintos do Zoológico Municipal
Iluminação
- Praça do Monte Alegre
- Áreas verdes na Nova Piracicaba
- Cancha de malha nos bairros Bosque dos Lenheiros e 
Jd. São Benedito
- Áreas verdes no bairro Santa Rosa.
- Iluminação e calçada no bairro Pompeia
- Iluminação e calçada de passeio no Parque Piracicaba

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Sedema autua 114 caçambas irregulares no primeiro dia de fiscalização


No primeiro dia de fiscalização intensiva realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Defesa do Meio ambiente (Sedema), na última sexta-feira (1), para averiguar a situação das caçambas de coleta de entulho nas ruas da cidade, foram identificadas 114 equipamentos que ainda não haviam sido lançados no sistema on-line da prefeitura, que controla coleta e descarte correto de entulho. De acordo com o setor de fiscalização, de 32 empresas do setor autorizadas a atuar no município, 21 delas ainda estavam com algumas de suas caçambas irregulares, mas em operação, que foram autuadas.
No entanto, a nova regra está demonstrando avanços, já que, até 31 de janeiro, data limite estabelecido pelo órgão fiscalizador para lançamento no sistema das caçambas em operação, 562 unidades estavam devidamente regularizadas na base de dados da Sedema. Várias empresas garantiram ainda que estavam acelerando o processo de regularização no final de semana para evitar multas, uma vez que a fiscalização continua esta semana e será permanente.
O valor da multa por caçamba irregular é de R$ 785,40. E os 12 fiscais da Sedema estarão autuando,, já que não há notificação. Na próxima etapa, que já está em andamento, as caçambas terão que ser padronizadas na cor amarelo ouro, com faixas refletivas em vermelho, nome da empresa e número de controle na lateral. O prazo para a padronização é até 30 de março.
Fonte CCS