sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Piracicaba já controla cerca de 60% do entulho produzido na cidade


Desde de quando o sistema de controle online de caçambas da Prefeitura – operado pelos fiscais da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) – entrou em funcionamento, dia 01 de fevereiro, 21 empresas já foram autuadas por não terem lançado suas caçambas na rede e estavam atuando ilegalmente, sendo que 18 delas se regularizaram. Até o momento, apenas 3 permanecem irregulares de acordo com a Lei 6962/2010, sob pena de perderem a licença por 90 dias e terem suas caçambas apreendidas.
Em 11 dias de operação, estão sendo monitoradas 2182 caçambas pelo sistema. Desse total, 1164 foram contratadas e já levaram o entulho que coletaram aos receptores, obedecendo rigorosamente o prazo de 5 dias entre a chegada e o transporte do material recolhido, como determina a lei municipal.
No entanto há uma quantidade expressiva que está desrespeitando a lei, estourando o prazo de entrega. As empresas responsáveis podem ser multadas a qualquer momento. Consta, por exemplo, que 51 delas estão desde o dia 1 de fevereiro na rua e deveriam ter sido recolhidas até o dia 6.
Estima-se que seja gerado uma média de 700 a 1000 toneladas de entulho por dia na cidade. Desse total, 580 toneladas por dia já estão tendo o destino controlado, o que representa cerca de 60% do total. A maioria das empresas que atuam no setor se diz satisfeita com a mudanças e até mesmo as que estão com algum problema dizem que pretendem resolvê-lo ainda este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário