quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dia da Criança, Zoo comemora também: Dia do Lobo Guará e do Morcego

No próximo domingo (12/10) dia que se comemora o Dia das Crianças é também é comemorado o dia de dois mamíferos muito importantes da fauna brasileira e, infelizmente, muito discriminados: o Lobo-guará e o Morcego.  
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - SEDEMA, através do Núcleo de Educação Ambiental- NEA e o Zoológico, preparou uma programação bem animada para este dia, com o tema “Lobisomens e Vampiros ou apenas Lobos e Morcegos, mamíferos como a gente”.
Para o evento estão previstas as seguintes atividades:
·         Exposições com orientações sobre o lobo-guará e sobre as espécies de morcegos;
·         Exposição de animais taxidermizados, incluindo uma fêmea de lobo-guará e de morcegos;
·         Atividades para crianças: pintura de máscaras, mural de recados para o mundo, vídeos animados sobre a estória do Chapeuzinho vermelho e o lobo-guará.
O evento acontece no espaço do NEA no Zoológico Municipal, das 9 às 16 horas e conta também com uma parceria importante com os biólogos Alfredo Rossetto e Prof. Wilson Uieda (Unesp-Botucatu), que participam do Programa para a Conservação de Morcegos no Brasil.
O Zoológico Municipal de Piracicaba abriga um macho adulto de Lobo-guará - LOBÃO, trazido do Zôo de Nova Odessa, em março deste ano. Lobão foi encontrado em 2006, pela Polícia Ambiental, com queimaduras pelo corpo em meio a uma plantação de cana, sendo então levado na época para o Zôo de Nova Odessa para cuidados.

Lobo-Guará
O Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus) é uma espécie símbolo do Cerrado brasileiro e encontra-se ameaçada de extinção. Nos anos 90 foi criado junto à Sociedade de Zoológicos do Brasil o Plano de Manejo para o lobo-guará em cativeiro. As atividades desenvolvidas em comemoração ao Dia do Lobo – no dia 12/Outubro fazem parte do trabalho educativo que visam contribuir para a redução dos impactos ambientais causados nas áreas naturais de cerrado, como a expansão das monoculturas e pecuária extensiva e a implantação de rodovias, que fazem com que várias espécies, incluindo o lobo-guará, sofram ou acabem sendo mortas, por falta de abrigo, alimentação, acidentes nas rodovias ou ainda são mortos por donos de propriedades rurais pelo fato dos mesmos atacarem galinheiros em busca de comida.
Morcego
Morcego também teve seu dia criado pelo Programa de Conservação dos Morcegos no Brasil eleito 1º de Outubro, como o Dia Nacional do Morcego.
Estes mamíferos são capazes de voar, por serem noturnos ou crepusculares e por usarem muito a eco localização, podem apresentar olhos pequenos e orelhas grandes. Entretanto, existem algumas espécies frugivoras (alimentam-se de frutos) que também utilizam a visão para se orientarem. A eco localização é um sistema de navegação que indica ao morcego sua posição e sua distância relativa em relação ao meio. Consiste na emissão, pela boca ou pelo nariz, de sons de alta frequência que são refletidos e captados pelos ouvidos, orientando assim suas manobras e navegação.
A diversidade de hábitos alimentares dos morcegos está relacionada ao seu importante papel ecológico. Das 1116 espécies conhecidas de morcegos, três quartos são insetívoras. Os morcegos insetívoros possuem importante papel no controle biológico de insetos noturnos, que muitas vezes são pragas de lavouras ou vetores de zoonoses.
Em Piracicaba-SP Entre 2006 e 2013, aproximadamente 3346 morcegos foram coletados pelo Centro de Controle de Zoonoses na área urbana de Piracicaba e 28 espécies foram registradas: A espécie Molossus molossus (insetívoros) é a mais abundante com praticamente 50% do total. A média de morcegos com vírus da raiva é de aproximadamente 1,5 % (por isso não devemos tocar nos morcegos). A maioria desses morcegos foi encontrada na estação chuvosa (outubro a março) (75%) período que coincide com sua reprodução, principalmente da família dos molossídeos, quando a oferta de alimento (insetos) é maior.
De acordo com as biólogas do Nea: “Então, no mês em que também comemoramos o Dia das Bruxas, dos Lobisomens, dos Vampiros, que tal conhecermos melhor essas espécies, que muitas vezes sofrem preconceitos, simplesmente por que viraram personagens de lendas, filmes ou estórias infantis”.
           
Serviço:
Local: Núcleo de Educação Ambiental do Zoológico Municipal de Piracicaba
            Av. Mal. Castelo Branco, 426 – Jd. Primavera
Dia e horário: 12/Outubro – das 9 às 16h.

Informações:
NEA - Núcleo de Educação Ambiental - SEDEMA – Fone: 3417-9494 (Das 8 às 17h)

Facebook: Núcleo de Educação Ambiental e também Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário