sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Doze municípios representados no ENCONTRO TÉCNICO de ARBORIZAÇÃO URBANA promovido pela Sedema.

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema promoveu nesta quinta-feira (03/) o Encontro Técnico de Arborização Urbana. Com o tema “Desafios e Perspectivas da arborização Urbana”, o evento aconteceu no Espaço Viver com Ciência, em Piracicaba e contou com a presença de técnicos do setor de arborização da secretaria, gestores e técnicos de arborização de outras doze cidades do Aglomerado Urbano: Leme, Limeira, Santa Bárbara D’Oeste, Araras, Capivari, Mombuca, Saltinho, Aguas de São Pedro e Conchal. O evento contou também com a presença do diretor-presidente da Engemaia, Dr. Pedro Maia, da cidade de Recife- PE.

A proposta do encontro, conhecer novas propostas na área de manejo da arborização urbana, trocar experiências, discutir os problemas recorrentes e comuns a todas as cidades. Os participantes elogiaram a oportunidade rara de debater problemas comuns a todos em maior ou menor escala para manutenção das árvores de parques, caçadas e áreas verdes.  
Um dos temas debatidos na mesa redonda que aconteceu no final do evento foi a importância sobre as ações promovidas pelo trabalho de educação ambiental com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre os benefícios da arborização urbana.
Representando a secretaria o Engenheiro Agrônomo, Carlos Ambrosano, abriu o evento fazendo uma analogia sobre as condições da espécie arbórea na sua condição normal no campo e sua adaptação na área urbana, principalmente nas calçadas onde encontra várias situações desfavoráveis como por exemplo a limitação da raiz nas calçadas e os equipamentos urbanos como postes, fiação, construção e sinalização de transito, etc.
  
Ambrosano citou também os problemas enfrentados pelos técnicos do setor de arborização urbana desde a criação da Sedema em 1989, quando a secretaria possuía uma demanda grande com poucos funcionários e poucos equipamentos.  E hoje, com a tecnologia agregada que tem auxiliado os técnicos de arborização na sua avaliação.
Duas palestras marcaram o evento: a primeira com Eng° Agrônomo, Joaquim Teotônio Cavalcanti Neto, diretor da empresa Plant Care – Saúde das Arvores, uma empresa especializada em manejo integrado de árvores, palmeiras e áreas verdes, além de realizar diagnósticos e supressões de árvores em risco de queda.
O agrônomo, iniciou suas atividades em 1986, dirigindo Parques Públicos do Estado de São Paulo e da capital (Parque Estadual de Ilha Bela, Ilha do Cardoso, Parque da Água Branca e Parque do Ibirapuera), com grande esforço em manter as árvores sadias sem riscos à população, falou sobre “Perspectivas da Arborização Urbana”

Teotônio comentou: “falar de educação ambiental na arborização urbana tem sido um grande desafio” enquanto exibia slides de situações caóticas, como centenas de casas construídas à beira de morros e córregos poluídos na cidade de São Paulo ou centenas fios nos postes destes locais com alto adensamento populacional que dificultam ou inviabilizam o

plantio de árvores. Muitos locais nem calçada tem, nem uma praça ou jardim. O agrônomo citou também a importância de uma visão mais humanista dos representantes do poder público, par poder criar condições e gerar maior qualidade de vida para a população. 
O segundo palestrante, Professor e Doutor Demostenes Ferreira da
Silva Filho, do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agronomia “Luís de Queiroz” – Esalq, falou sobre o “Instrumento de Planejamento e Gestão de Arborização Urbana”.
Professor Demóstenes participa de outras 4 disciplinas. Coordena 3 disciplinas de pós-graduação e é líder do grupo de pesquisa Silvicultura urbana do CNPq Foi coordenador do curso de Gestão Ambiental da ESALQ de 2008 a 2010 e desde essa data possui
inovadora disciplina de Resolução de Problemas Florestais junto ao Curso de Engenharia Florestal da Escola de Agronomia.
Representando a área acadêmica, professor Demóstenes falou sobre a importância das Florestas Urbanas. “A presença de áreas verdes nas cidades traz inúmeras melhorias entre outras, a diminuição dos fenômenos conhecidos como ilhas de calor, amenização de inundações e de problemas respiratórios na população, além de exercerem funções estética, de lazer e educacional.

Os elementos vegetativos urbanos contribuem para a melhoria da qualidade do ar, o conforto térmico, acústico e psicológico são exemplos de benefícios que as árvores trazem ao ambiente urbano. Ruas arborizadas e áreas públicas desempenham outras funções como servir de abrigo à fauna, de proteção a cursos d'água, etc.
O Professor comentou sobre os trabalhos técnicos e as pesquisas desenvolvidas pelo seu departamento da Universidade: um deles sobre a cobertura arbórea urbana, que tem o objetivo de classificar e quantificar os espaços livres de edificação e avaliação da floresta urbana. 


Além disso, comentou também sobre a necessidade de capacitar e certificar técnicos em técnicas inovadoras de avaliação de árvores para avaliação de árvores maduras, em parques e arborização viária, buscando melhores instrumentos para o manejo em silvicultura urbana. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário