segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Loculos

Lóculos

A redução da capacidade dos cemitérios existentes no Brasil e a falta de espaço nas cidades para a construção de novos de acordo com a legislação ambiental se tornaram um imenso problema no país inteiro.
A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, implantou nos últimos dois anos, o sepultamento nos lóculos no Cemitério da Vila Rezende, que são jazigos elevados, com sistema de gavetas, modelo que vem se tornando o meio mais prático e funcional para sepultamento. Sua arquitetura traz um visual muito mais agradável, economizando espaço nos cemitérios. Além disso, são mais baratos e causam menos danos ambientais.

Até o momento foram construídos 238 lóculos naquele Cemitério. Este modelo, tipo cemitérios verticais, tem sido uma alternativa encontrada em algumas cidades do Brasil. São construídos blocos de quatro que oferecem lóculos, ou gavetas.

 De acordo com uma declaração recente na mídia, pelo presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) Genival Nunes, e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A legislação é muito recente e os cemitérios são muito antigos, o que leva a uma inadequação”.

Nesta publicação, ele se refere à Resolução 335/2003, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitérios. Esta resolução sofreu alterações em 2006, com a Resolução 368, e em 2008, com a Resolução 402.


A legislação traz uma série de regras para o funcionamento dos cemitérios, como a distância do jazigo até o lençol freático, a distância da área de sepultamento até o muro do cemitério, sistema de drenagem de águas pluviais para evitar alagamento, dentre outras. “Raros são os cemitérios horizontais que conseguem estar dentro destas regras, apenas os mais recentes”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário