quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Secretario do Meio Ambiente do Esatdo visita CTR





A Central de Tratamento de Resíduos – CTR recebeu ontem, 10/10, a visita do Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Maurício Brusadin e também do Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, Carlos Roberto dos Santos que estavam acompanhados pelo Prefeito Barjas Negri. Eles foram recepcionados pelo presidente da empresa Dr. Gerson Grutolla que fez a explanação sobre o complexo Ecoparque em quadros, números, cronograma, e depois pode acompanhá-los para apresentar as instalações.


Depois de conhecer todo o complexo, o Secretário do Estado falou sobre a questão de resíduos em Piracicaba. Ao citar a CTR ele comentou: “o Prefeito Barjas Negri trouxe aqui um modelo que pode ser um modelo embrião para o país, seja como fonte de geração de energia, de separação de lixo, de conceito de reciclagem.

Brusadin disse que ficou muito impressionado com o que viu e aproveitou para pedir ao Prefeito Barjas para que leve esta experiência de Piracicaba para que possamos

demonstrar nos diálogos nos consórcios como uma experiência a mais. ” E explicou: “ a Secretaria não tem poder para determinar o tipo de modelo que eles (os municípios que fazem parte dos consórcios) vão seguir, mas pelo que pude ver aqui, pela capacidade técnica, pela capacidade de geração de energia, pela capacidade de separação do lixo, me parece ser um modelo de economia circular, que é isso, o ciclo fecha”.

Concluindo, o Secretário comentou: “Acho que aqui temos um modelo do século 21 e, quanto mais modelos do século 21 pudermos apresentar para a sociedade melhor e este é mais um. Reiterando o que disse, espero que o Prefeito Barjas nos ajude a dividir este conhecimento para que possamos construir uma política de consórcio”.    


O presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos esteve no Ecoparque durante o período de licenciamento. Ao ver o CTR funcionando, o presidente da Cetesb comentou que “ eu vejo aqui uma boa possibilidade tecnológica não só para Estado de São Paulo, mas para o Brasil. Temos que ir adiante com estas novidades tecnológicas para reduzir cada vez mais o volume de rejeitos nos aterros”.   

O complexo denominado Ecoparque, está localizado no Bairro Palmeiras, rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147) criado para o reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos em operação desde 2015.

A empresa, responsável pela em operação na cidade desde 2013 é formada através do consórcio das empresas Enob - Engenharia Ambiental Ltda. e Kuttner GMBH & CO.KG, esta última, empresa alemã detentora da tecnologia que está finalizando a implantação da usina de tratamento.  


Além das instalações da usina de tratamento de resíduos urbanos e
todas as instalações operacionais, a Piracicaba Ambiental está executando o encerramento do antigo Aterro do Pau Queimado.



A CTR é administrada pela empresa Piracicaba Ambiental, vencedora do processo licitatório, responsável no Município pela a execução dos serviços: execução de limpeza pública através da coleta e destinação final dos resíduos sólidos urbanos, encerramento do Aterro Pau Queimado, varrição de ruas, lavagens de feiras livres, terminais rodoviários e varejões, além da coleta seletiva em 100% da cidade que é entregue à Cooperativa Reciclador Solidário.









Um comentário: