sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Campanha Rio Vivo, no Córrego do Tatuapé, começa neste sábado (07/10)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), da Saúde e de Agricultura e Abastecimento (SEMA), em parceria com grupos de voluntários do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (Calq-USP), Alunos voluntários de Programas de Extensão da ESALQ-USP, International Action (Interact) Cidade Alta e Luiz de Queiroz e Associação de Pescadores Esportistas do Rio Piracicaba e Afluentes (APERP), realizam, entre os dias 07 e 20 de Outubro, a Campanha Rio Vivo, no Córrego do Tatuapé, afluente do Ribeirão do Enxofre.
Neste sábado (07/10), às 9 horas, o Mutirão de Limpeza vai sensibilizar e orientar a população do entorno sobre o correto descarte de resíduos, para eliminar lixo e entulho em pontos viciados e nas margens do córrego. O trabalho de sensibilização será feito também via instituições públicas, como CRAS, PSFs e escolas dos bairros circunvizinhos. O primeiro trecho beneficiado fica perto da comunidade Portelinha,  Avenidas Jaú e Itararé, entre as Rua Lins e Rua Godofredo Bulhões Ferreira Carvalho.
Além da retirada de criadouro para eliminar o mosquito selvagem Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, e Chikungunya, a ação visa controlar nessas áreas a proliferação de baratas, escorpiões e ratos, animais nocivos à saúde, o que é comum no verão, com o início da temporada de chuva. 
As ações educativas – que ficarão sob a responsabilidade das equipes do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Sedema e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por intermédio do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – têm como objetivos orientar a comunidade sobre o correto descarte de materiais inservíveis, informando o correto destino de cada tipo de resíduo produzido nas residências; sensibilizar quanto à conservação e respeito da área de proteção permanente situada nas margens do córrego. 
Até o dia 20, portanto, serão realizadas limpezas com máquina no córrego, coordenada pelo Setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema, com apoio de equipamentos da SEMA. Enquanto uma máquina escavadeira Poclain desobstrui eventuais bloqueios das águas, decorrente de entulhos jogados nas margens dos leitos, um caminhão recolhe os entulhos pesados. Simultaneamente, o lixo disperso na área verde será retirado pelos voluntários.
O Secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten comentou que “seguindo a orientação do Prefeito Barjas Negri, Piracicaba está se empenhando em se consolidar como um município sustentável. Uma iniciativa representativa é a valorização dos Ecopontos, que são os locais adequados para o descarte dos resíduos”. 
Essa ação é um piloto para o projeto maior, que visa ações de limpeza em mais 8 córregos da cidade, com grande quantidade de lixo e entulhos em suas margens. De acordo com Sebastião Amaral Campo, o Tom, coordenador do PMCA o lixo retirado será levado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR)  e os voluntários receberão sacos de lixo e luvas para a realização do trabalho. “É um momento de conscientização sobre a saúde dos nossos mananciais”, explicou.

Tom disse ainda que nunca foi realizado um trabalho dessa dimensão no município, não só com o envolvimento da comunidade, como também estabelecendo compromissos para que a população se torne responsável pela preservação das áreas que estão sendo limpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário