sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Secretário de meio Ambiente do Paraná visita a CTR


O assessor técnico da Sedema, engenheiro Carlos Ambrosano, acompanhou nesta quinta-feira, 28/09, uma comitiva da cidade de Colombo no Paraná a visita a Central de Tratamento de Resíduos - Ecoparque CTR –, da empresa Piracicaba Ambiental, localizada na divisa da cidade de Iracemápolis.
O secretário, José Otávio Menten deu
as boas-vindas a comitiva em seu gabinete e, quando demonstrou que a situação de Piracicaba é confortável com relação a gestão de resíduos sólidos em relação a muitos municípios brasileiros. A Lei Nacional de Resíduos Sólidos – LNRS proíbe a construção de aterros convencionais.
Na oportunidade os secretários puderam trocar informações de experiências e práticas adotadas nas duas cidades. Os visitantes se
aproveitaram a oportunidade para se informar sobre as parcerias, iniciativas locais para o descarte correto de vários tipos de resíduos que a cidade tem de forma sistemática, no caso de lâmpadas, pneus, pilhas e baterias e trouxeram informações de programas exitosos adotados pela cidade paranaense.
Há 2 anos e meio como secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Colombo, uma cidade com mais de 280 mil habitantes, Evandro Luís Busato, 37 anos, depois de conhecer as instalações do Ecoparque elogiou “o pioneirismo da administração pública nesta área e a coragem da cidade para implantar esta Central de Resíduos e a parceria com a iniciativa privada que é que tem agilidade para fazer as coisas acontecerem”.
“Nós, gestores públicos” comentou Evandro, “não podemos continuar fazendo as mesmas coisas e do mesmo jeito sempre. E vocês em Piracicaba saíram da zona de conforto. Tiveram a coragem e a ousadia de enfrentar as dificuldades para implantar esta Central de Resíduos que vai atender a população de A a E. E como vocês já estão muito à frente, nada mais justo do que servir de modelo para outras prefeituras para podermos adaptar à nossa realidade”.
E o pioneirismo da cidade citado pelo Secretário, se dá principalmente pelas instalações da Central de Tratamentos de Resíduos - CTR, construída através de PPP (parceria público privada), entre Prefeitura e a empresa Piracicaba Ambiental, que por sua vez é formada através do consórcio das empresas Enob - Engenharia Ambiental Ltda. e Kuttner GMBH & CO.KG. Esta última, uma empresa alemã detentora da tecnologia e está finalizando a implantação da usina de tratamento.  

A comitiva teve oportunidade de conhecer a usina de tratamento de resíduos, instalada em Piracicaba utilizando tecnologia de ponta, equipamentos e respaldo técnico de empresas da Itália, Alemanha e Finlândia. Esta tecnologia que vem resolver a destinação final de resíduos domiciliares de Piracicaba - que sozinha, produz 400 toneladas diárias.

Acompanhando o Secretário do Meio Ambiente, estiveram juntos no CTR, João Carlos Fernandes, do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – Conresol; Daniele Costacurta Gasparin e Tatiane Martins Soares ambas da Secretaria de Meio Ambiente e Sidnei Campos de Oliveira, vereador.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário